Home / Android / Freelander PD20 3G Phablet Monster Phone Tablet

Freelander PD20 3G Phablet Monster Phone Tablet

Comprei este tablet abaixo com a ideia de utilizá-lo como GPS dentro do carro. Fiquei impressionado com a qualidade de construção e de hardware.

Trata-se, actually, de um Phablet, IE, um telefone tablet. O Freelander PD20 pode fazer ligações usando um dos seus dois chips SIM, além de acessar o 3G e servir como tablet tradicional.

A construção é bastante robusta, ótimo para uso dentro do carro. Na lateral temos a entrada do carregador mini-USB, HDMI e saída para fone.

Na parte superior temos o mais impressionante deste tablet: não apenas há suporte embutido à 3G como também há espaço para dois cartões SIM. Assim como em qualquer Android, apenas uma das operadoras funciona em 3G enquanto a outra fica com o 2G. Deve-se Selecionar isso na telaredes móveisda configuração.

Uma ideia é colocar um chip para fazer ligações, que pode até ser um pré-pago, e o outro que pode ser algum serviço de internet, como aqueles que vendem com modems. Eu uso um chip da Vivo 3G e outro da TIM pré-pago.

Além do espaço para dois cartões SIM temos também entrada para cartão de memória SD, além dos botões de power e volume.

Na parte de trás temos o alto-falante, que não é muito bom, um orifício para reset e a câmera traseira de 2Mpixels. Há também uma câmera dianteira de mesmo valor. Dá até para usar a vídeo chamada!

Ainda mais impressionante é a presença de TV analógica. Não que seja utilizável, afinal TV analógica é uma droga!

Este á a tela de bloqueio. Abaixo o status das redes Vivo e Tim que coloquei neste telefone-tablet.

A interface é a padrão do Android 4.0 ICS. Achei os ícones muito pequenos e futuramente devo modificar o DPI. Dentro do carro é difícil clicar neste ícones tão pequenos.

O tablet é um single core de 1.2GHz, mas apesar de ter especificações módicas de hardware devo dizer que tudo funciona muito bem. Programas abrem rápido e nada deixa a desejar aos novos dual/quad core. Ponto para o fabricante Freelander que soube compilar uma versão de Android enxuta e funcional.

O desempenho do WiFi é impressionante. Eu consegui acesso à minha rede mesmo no Play do meu prédio, cinco andares abaixo do meu roteador. Eu também passei a receber um monte de redes a mais que devem estar nos prédios vizinhos. A boa recepção lembra minha antena WiFi para PC.

Esta é a interface do discador. Aqui vai uma dica, esta interface irá originalmente abrir em formato portrait (em pé). Para forçá-la em landscape você deve usar um programa chamado Rotation Control, que pode ser baixado no Market.

Na imagem abaixo o tablet-telefone está discando, o que automaticamente habilita o viva-voz. O alto-falante não é muito bom, mas há outras boas opções como usar o transmissor FM, fones de ouvido ou o Bluetooth.

O Market funciona muito bem. Tão rápido quanto nos meus tablets e telefones dual/quad core. Não posso deixar de enfatizar o quão bom é este firmware.

O AnTuTu de 3535 é um bom score para um tablet-telefone single core. Não espero mesmo jogar nenhum joguinho 3D dentro do carro enquanto dirigo.

Aí está a tela de informações de sistema mostrando especificações de hardware:

Especificações de câmera mostradas na tela abaixo:

É normalmente bem difícil comprar um tablet com 3G, e ainda mais um com dois SIM e que pode fazer ligações usando qualquer um deles. Below, em detalhes, a rede WiFi conectada e ambas as redes de telefonia com sinal máximo.

Abaixo temos o funcionamento da câmera, que não me parece muito útil dentro do carro. Um infeliz defeito mostrado nesta foto é a tela ser muito reflexiva. Um problema para uso em local ensolarado ou fortemente iluminado. Talvez um protetor de tela LCD fosco resolva este infortúnio.

Depois de algum tempo consegui fazer a TV analógica funcionar razoavelmente. Lógico que, para isso, você vai precisar estar bem perto das antenas transmissoras como eu estou aqui na Tijuca-RJ.

Interessante também é que, se houver bom sinal, até UHF vai pegar!

Below, em detalhes, a conexão à rede 3G HSDPA da operadora Vivo. Não há suporte à H+, embora eu ache a diferença muito pequena frente a falta de qualidade da internet móvel das operadoras.

Para mim o mais interessante é o acesso ao Google Maps utilizando A-GPS and EPO para acelerar bastante o posicionamento do GPS. Pode-se usar, inclusive, o sistema online de trânsito do próprio Google. Pena que o sistema de encontrar caminho do Google Maps não é muito bom, o que me leva a crer que é melhor baixar outro navegador GPS no Market.

O auto-falante do tablet não é muito bom, mas uma ótima opção é utilizar o transmissor FM do dispositivo e enviar o áudio para o rádio do carro sem a necessidade de fios. In this photo, for example, o áudio do tablet será transmitido em FM e para recebê-lo basta sintonizar o rádio do carro na frequência de 100.1 MHz.

Este é, sem dúvidas, o melhor tablet que eu já comprei na China. Eu certamente vou procurar tablets da marca Freelander no futuro, pois são aparentemente muito bons. Quem tem interesse em comprar deixo abaixo links de vários tablets Freelander na confiável loja Banggood. Pena que atualmente o FreeLander PD20 3G, objeto deste review, encontra-se sold out.

PD20 sem 3Ghttp://www.banggood.com/Wholesale-Freelander-PD20-TV-Version-TCC-8923-Cortex-A5-1_2GHz-7-Inch-Android-8GB-Tablet-p-59632.html

PD10 com 3Ghttp://www.banggood.com/Wholesale-Freelander-PD10-3G-Version-MTK6575-1GHz-7-Inch-Android-4_0-8GB-Phone-Call-Tablet-p-57179.html

About Adriano Moutinho

Adriano Moutinho
Professor of Electronics technician at CEFET-RJ, Telecommunications engineer, Master in computer science and a Ph.d. in Civil Engineering. In addition to crazy China products buyer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>