Leia também!
Home / Android / Upgrade de firmware para o tablet Onda V972

Upgrade de firmware para o tablet Onda V972

Fazer  upgrade de firmware em tablets é geralmente complicado, mas no caso do tablet Onda V972 não é tão enrolado. O mais legal é que embora ONDA seja um fabricante chinês, existem atualizações disponíveis frequentemente, inclusive para um breve possível Android 4.4 KitKat.

Antes de iniciar o processo retire o cartão MicroSD e faça backup de qualquer informação importante na memória do dispositivo. O processo formata o tablet apagando arquivos, photos e documentos. Este site não se responsabiliza por qualquer dano causado no dispositivo seguindo o processo aqui apresentado.

Para fazer o upgrade inicialmente dê uma passada no fórum da ArcTablet que possui diversos firmwares Android disponíveis tanto para o V972 quanto para o V973, V872 e outros. Dê uma lida e aprenda sobre o processo para não ser surpreendido por qualquer problema.

O meu tablet é um Onda V972, mas existem três diferentes versões do mesmo com pequenas mudanças de firmware. Verifique se você possui um V972 V1, V2 ou V3 verificando o número de série na parte de trás do equipamento. Por exemplo, se o número de série for V972QAD1v1B09175 trata-se da versão V1 e se o número for V972QAD3V2A01310 trata-se da versão V2.

Para iniciar o processo de instalação procure pelo firmware mais novo no fórum da ArcTablet ou então no site do fabricante Onda. Eu optei por instalar o firmware do fórum ArcTablet na versão 3.3.1, que é o mais nova no momento em que escrevo este texto. O firmware pode ser baixado através dos links V1, V2 e V3, dependendo da versão do seu tablet.

Depois de baixado o firmware é necessário baixar o PhoenixSuit, o software que vai enviar os dados para o tablet. Abaixo temos o processo de instalação deste software, que pode ser baixado neste link, onde também há um tutorial de uso. A instalação está em chinês, mas é só clicar no botão de “NEXT” na parte inferior direita que tudo dará certo.

Pode ser que durante a instalação do PhoenixSuit apareçam estes avisos de segurança do Windows. Não se preocupe que isso é normal.

Aberto o PhoenixSuit, depois de instalado, pode ser que o software se conecte com a internet para baixar uma atualização. Eu deixei atualizar para a versão V1.0.8.

A seguir clique em “Firmware” no menu superior e em “Image”. Aponte então o caminho para o arquivo IMG (firmware) baixado anteriormente.

Apenas neste passo é que deve ser conectado o tablet. Desligue seu V972, ou por shutdown ou apertando power por mais de 10s, e a seguir conecte o cabo USB ao computador. Depois disso, conecte o microUSB ao tablet enquanto aperta a tecla “home”, mostrada na esquerda da figura abaixo. Depois de feito isso, ainda segurando a tecla “home”, dê cerca de 10 toques seguindos na tecla “power” (direita da foto).

Se tudo der certo o tablet entrará em modo de update de firmware e o PhoenixSuit mostrará a mensagem agora perguntando sobre a formatação. Eu sempre clico em “SIM”, para formatar o diapositivo, embora o software recomende “NÃO”.

Agora é a hora temida. Não desconecte o dispositivo durante a transferência de firmware. Caso algo de errado ocorra e você tenha que fazer isso, aperte a tecla power por mais de 10s e repita o procedimento.

Não demorou muito para transferir todo o firmware.

Eu obtive sucesso de primeira, embora eu tenha lido que algumas pessoas no fórum tiveram que repetir o procedimento algumas vezes. Eu usei o Windows 8 x64 e durante a instalação do firmware e, talvez por isso, houve alguns reconhecimentos estranhos de hardware USB que me deram alguns sustos. Mas tudo deu certo no final.

O primeiro boot demora uns 2 a 3 minutos, mas todo o processo valeu à pena pois o novo firmware V3.3.1 é bastante rápido e confiável.

Eu recomendo bastante atualizar o firmware usando a versão da comunidade através do fórum ArcTablet, ao invés do site oficial. Esta versão retira os aplicativos chineses e também aplica-se permissões Root. Eu sempre atualizei meu V972 desde que comprei, e a melhora de desempenho com cada atualização é realmente sensível. O tablet era lento, travava muito nas versões antigas e hoje é confiável e rápido quanto qualquer Galaxy Note ou mesmo o Apple iPad. Deixo abaixo link para a compra do tablet, altamente recomendado pelo TudoVemdaChina, para a capinha de couro mostrada nas fotos, para o fórum ArcTablet e para o site oficial da Onda:

Tablet no DealExtreme – http://dx.com/p/onda-v972-9-7-capacitive-screen-android-4-1-quad-core-tablet-w-2gb-rom-16gb-ram-black-silver-195260

Capa no DealExtreme – http://dx.com/p/protective-pu-leather-bag-case-for-onda-v972-tablet-pc-black-188071

Tablet no Banggood – http://www.banggood.com/Wholesale-Onda-V972-Allwinner-A31-Quad-Core-9_7-Inch-IPS-Android-4_1-16G-Tablet-p-60135.html

Capa no Banggood – http://www.banggood.com/Folio-Leather-Case-Cover-With-Folding-Stand-For-Onda-V972-p-78562.html

Tablet no PandaWill – http://www.pandawill.com/onda-v972-quad-core-tablet-pc-android-41-97-inch-retina-ips-screen-2g-ram-4k-video-black-p70627.html

Capa no PandaWill – http://www.pandawill.com/portable-protective-pu-leather-stand-case-cover-for-onda-v972-tablet-pc-p76375.html

Fórum ArcTablet – http://www.arctablet.com/blog/forum/onda-v972/

Site oficial da Onda – http://onda.cn/Tablet/ProductInfo.aspx?ProductId=239&d=down

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

5 Comentários

  1. Marcel Ogami Ferreira

    Aviso para quem tem o de 32 gb, baixe o v2, e n pense em baixar o kit kat agora, pq ainda é beta

    • Verifique primeiro o número de série para certificar-se se você possui a versão V1, V2 ou V3 do ONDA. Não recomendo o KitKat agora para o V972, é beta e bem ruim.

  2. Marcel Ogami Ferreira

    cara, vc instalou o kit kat? seria bom um review dessa rom, eu peguei um onda hj so que de 32gb

  3. muito boa a dica, Adriano… meu Onda V972_v2 chegou ontem e tava travando muito e direto aplicativos rotineiros como Chrome, Facebook e outros paravam de funcionar… atualizei a firm do arctablet e meu Onda virou outro.. bem mais fluído, rodando liso tudo. Usei o Windows 7 x64 pra atualizar e não tive nenhum problema nem sustos durante a atualização. Parabéns pelo site e abraços!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*