Leia também!
Home / Android / Como conseguir root em dispositivo android

Como conseguir root em dispositivo android

Um dos problemas que você vai pode ter ao tentar baixar programas no Market do android é como obter como obter permissões “root”.

Todos, ou pelos menos quase todos os dispositivos android vem com uma trava de software que impede o usuário, entre outras coisas, de deletar ou modificar arquivos de sistema. Quebrar esta trava chama-se obter root.

Para saber se você possui permissões root em seu celular você pode baixar este aplicativo no Market. É seguro pois apenas checará o status de segurança do Android.

E por que alguém iria querer quebrar uma trava que nos impede de quebrar nosso celular ou tablet?
Simples, pois alguns aplicativos precisam de permissões para modificar mais fortemente o Android e não conseguem rodar sem Root. Um exemplo simples é o no-frills que permite dar overclock  na CPU
Outro exemplo é o root uninstaller que consegue  deletar aplicativos de sistema.
Já outros aplicativos, mesmo bobos, não funcionam sem permissões root. O Sixaxis Controller só roda com root e permite conectar um controle de PS3 (sem fio) via bluetooth com o dispositivo android.
Mais um exemplo é a remoção da Status Bar do android ICS, que não é possível sem permissões especiais. Se você tiver Root poderá removê-la e jogar um jogo em tela completamente cheia usando este aplicativo.
Mas vamos ao que interessa. Como conseguir Root? Primeiro CUIDADO! Este processo poderá inutilizar seu telefone ou tablet completamente. Faça-o apenas se tiver certeza. Lembre-se que algo poderá dar errado e eu não serei responsável!

Se você realmente quer obter root poderá tentar primeiro os métodos usando ADB (android debug Bridge). Dois aplicativos de root fazem uso desta tecnologia que está instalada em qualquer dispositivo android.

Para habilitar o ADB no android você deverá marcar a opção de configuração “depuração USB” (ou USB debugging em inglês) no seu telefone ou tablet. Esta opção está em “Configurações–>Aplicativos–>Desenvolvimento” nos android 2.x.

Nos android 4.x a opção de “depuração USB” está em “opções do desenvolvedor” (developpers options em inglês) nos android 4.x. No entanto é possível que este menu esteja em outro local em dispositivos customizados pelo fabricante.

Depois você também deve habilitar no telefone ou celular a opção “Fontes desconhecidas” (ou “unknown sources” em inglês) no menu de segurança. Nos androids 2.x está em “Configurações–>Aplicativos” e nos androids 4.x está em “segurança”. Está opção é importante para que o software que fará o root possa instalar um programa chamado SuperUser.

Conecte agora seu celular ao PC e verifique se ele encontra os drivers ADB. Caso o computador não consiga instalar os drivers automaticamente, você pode baixa-los neste site. Rode o aplicativo “ADB DRIVER INSTALL” e clique em instalar, como mostra a foto abaixo. Não se preocupe com as mensagens de segurança do windows, isso é normal.

Agora vamos baixar os softwares de root. Dois são os mais conhecidos e melhores, o Unlock Root e o SuperoneClick. Algumas vezes um funciona e outro não, portanto vou deixar as duas opções para quem estiver lendo este texto.

Em ambos os softwares a forma de execução é a mesma: depois de instalados, deve-se executar o programa no PC e clicar em Root, com o telefone ou tablet conectado ao PC via USB. No unlock root deve-se clicar em um botão verde na parte esquerda da janela.

No SuperOneClick clica-se em um botão na parte esquerda superior.

Mesmo que estes dois programas digam que seu dispositivo já possui Root ignore-os e mande dar root mesmo assim. Use o aplicativo Root Checker no celular para verificar se realmente funcionou. Tente ambos os programas e reinicie o celular a cada tentativa.

Caso não funcione pode-se também tentar os programas Z4Root e UniversalRoot. Estes rodam no próprio android e tentam obter root explorando um erro de segurança (assim como os dois softwares anteriores). Minha experiência é que se os programas que usam ADB não funcionaram então há pouca chance de dar certo via aplicativo dentro do próprio celular ou tablet. Para rodar os aplicativos você deve baixar os arquivos APK, transferir para o dispositivo e instalar. Depois sim é rodar e cruzar os dedos.

E se nada der certo? Bom, aí é tentar procurar nos fóruns por alguém que tenha conseguido de outra forma específica para o seu dispositivo. Às vezes o próprio fabricante libera um software próprio para fazer root, ou então alguma boa alma na internet descobriu como fazê-lo e deixou o a receita pronta para você utilizar. Verifique o modelo e fabricante do seu dispositivos e mãos à obra, ou melhor, ao Google.

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

17 Comentários

  1. Tenho Um celular copia da china do S5 “i9606” quando root-io ele aparece um mensagem “seu aparelho esta modificado, entre em contato com seu fornecedor”, e só sai quando eu restauro, mais ai perde o root, aguem sabe como tirar essa mensagem?

  2. alguem podia me ajudar a dar root no tablet genesisi gt-7301 bgd

  3. Como se faz root no telemovel chino Hummer h1??

  4. Ola , gostaria de saber se tem como rotear o aparelho replica N7200 alps android 4.0.1 gingerbreak ( MODIFICADO) MT 6515

  5. Tem como fazer root samsung Galaxy Tab 2 7.0 Android 4.1.1!

  6. Dully Pimenta

    Quanto tempo eu consigo recuperar minhas fotos deletas do pasta download!

    • Não tem nada haver com o post, espero. Acho que a melhor forma de tentar recuperar arquivos deletados é ligar o celular no computador, habilitar no celular armazenamento em massa (tela com um android segurando um USB) e passar o software RECUVA. Se não der certo, talvez não seja possível recuperar mesmo…

  7. deu certo vlw

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*