Leia também!
Home / Android / Tablets / Tablet Onda Quad Core 9.7 polegadas V972

Tablet Onda Quad Core 9.7 polegadas V972

Depois de muita espera finalmente chegou meu tablet quad core Onda V972, que é considerado a melhor alternativa chinesa para o Ipad.

Demorou muito para chegar porque estava em falta no mercado Chinês, levando cerca de um mês inteiro para ser adquirido pela loja e enviado para mim. Por favor não pergunte quanto eu paguei de impostos porque eu não posso responder isso aqui no site.

Agora virou mania em todos os produtos chineses vir escrito “display retina”. No entanto, no caso do Onda V972 realmente a resolução é bastante alta, o que justifica a nomenclatura: incríveis 2048 x 1536, maior que FullHD!

A caixa é padrão, com o tablet virado para baixo na parte superior. No forro da caixa há uma espuma para proteger o aparelho em transporte.

Acessórios? Apenas uma fonte um pouco mais gordinha que o habitual e um cabo micro-usb. Não há fone de ouvido.

Olha só como a fonte é um pouco maior que o comum. A especificação diz 5V 2.5A, será que está exagerado?

Aí estão todos os itens que vem no pacote à exceção da fonte e do tablet. Para variar, os manuais não servem para nada, nem parecem com o produto.

Aí está o tablet, protegido pelo plástico e pronto para ser ligado!

Na hora de ligar a primeira vez tomei um susto. No meio desta tela de inicialização o tablet fez um barulho e desligou sozinho. Depois eu liguei novamente e ele funcionou até hoje. Estranho…

O acabamento do LCD é bastante bom, embora pareça ruim na foto abaixo porque eu ainda não tirei o plástico de proteção.

À esquerda da foto, próximo de onde ficaria o botão de home do Ipad, temos a câmera frontal de 2M pixels.

A parte de trás do tablet é toda de alumínio, o que é bom para dissipar o calor do dispositivo principalmente se a tela estiver com o brilho máximo.

Na foto abaixo temos os detalhes dos botões laterais “home” e “power”. Um problema aqui é que o botão de “power” pode ser apertado sem querer enquanto você está apenas segurando o tablet.

Detalhe da câmera traseira de 5M pixels.

Na outra lateral temos a saída de fone de ouvido, USB OTG, MicroHDMI para conectar na TV e entrada para cartão microSD. Na parte inferior dois alto falantes. Não gostei muito do áudio, muito baixo e distorcido. Melhor usar um fone de ouvido.

O tablet é bastante fino, veja só como é apenas um pouco mais grosso que uma moeda de 1 real.

Abaixo temos o tablet ligado. Este não é o papel de parede original que vem com ele, eu troquei para tirar umas fotos diferentes. Abaixo a tradicional tela de desbloqueio do android 4.

A tela original tinha um monte de widgets ridículos e softwares chineses que não faziam qualquer sentido. Removi os widgets, desinstalei os programas chineses que podiam ser removidos e os que não podiam eu simplesmente desabilitei nas configurações de programa. A tela inicial ficou muito mais fluida e funcional desta forma. Fluidez é realmente um problema neste tablet. Embora tudo funcione normalmente, o scroll da tela parece meio tremido e os ícones não respondem de imediato. Talvez a resolução alta demais tenha causado este inconveniente.

Nas configurações temos apenas WiFi, pois este tablet não possui BlueTooth. Eu sabia disso e não fiquei decepcionado. Na minha opinião bluetooth em um tablet não tem mesmo a menor aplicação.

Nas configurações de tela temos um sistema de cor “smart” e um tal brilho inteligente. Já desabilitei ambos e re-habilitei não percebendo qualquer diferença.

Não tenho certeza se vou colocar um cartão de memória no meu Onda V972 pois a memória interna é de 16Gb, o suficiente para qualquer coisa que eu queira.

O brilho da tela é bastante forte. Tão forte que é ele quem gasta mais de 90% da bateria. E não adianta colocar no brilho mínimo, pois mesmo assim o brilho é alto.

As configurações lembram um pouco o Ipad embora misturado com o Android. Veja só as configurações de conta.

O tablet veio com o firmware 1.32 e já há o 1.35 disponível para instalação. Segundo os foruns o V972 é difícil de ser Bricado, ou seja, não dá para inutilizá-lo trocando o software. Há uma versão semelhante ao ClockWorkMod quando você liga o aparelho depois de pressionar a tecla HOME por cinco segundos.

O AnTuTu benckmarking deu 9736, o que é bastante bom considerando a tela retina de resolução absurdamente alta.

Abaixo a tela de teste 3D do AnTuTu.

Tirei uma foto do tablet tirando uma foto de uma revista. Não gostei muito da câmera, achei meio ruidosa. É razoável em ambiente bem iluminado, mas horrível em ambiente escuro. Uma boa funcionalidade incomum em tablets é o auto-foco, você toca na tela e a câmera tenta fazer foco no local tocado.

Esta é a foto tirada pelo tablet. Quando eu a vi no computador, não achei tão ruidoso assim. Parece muito mais ruidoso na tela retina do que no meu computador.

Veja só a foto da minha Gata Pucca usando como iluminação apenas uma lâmpada fluorescente. A qualidade é inferior ao meu celular Jiayu G3, mas certamente muito melhor do que qualquer tablet chinês que eu tenha usado.

A câmera frontal é mais ou menos também, mas esta eu já esperava.

A resolução da tela é fantástica, melhor que o meu monitor. Assistindo vídeos em FullHD, como este da série Friends, pode-se perceber que a qualidade da tela Retina é bastante boa.

Para tocar vídeos eu recomendo o software MXplayer, que funciona normalmente com a decodificação por Hardware.

Abaixo o brilho da tela retina no máximo emitindo branco.

Não dá para ver, mas a tela abaixo não é branca, mas sim formada por um quadriculado com cerca de 3 a 4 pixels de lado. Só olhando de muito próximo percebe-se a capacidade de resolução da tela.

Abaixo temos os quadrados de teste de resolução e interferência.

O Youtube e outros APPs funcionaram normalmente. Na verdade, nada deixou de funcionar.

Vídeos em 1080p tocados a partir do YouTube ficam fantásticos na tela retina. Este é um da série Angry Video Game Nerd.

Facebook também funciona. Interessantemente, o Facebook tem um scroll bem macio que faz você pensar que está realmente usando um Ipad. O Launcher neste tablet é que não é tão bom, quem sabe em uma atualização futura?

Nenhum problema em baixar qualquer coisa do market. Totalmente funcional.

Gmail também funciona…

O browser que vem com o tablet é muito bom, mas você pode baixar o Chrome que funciona muito bem.

Uma das preocupações em tablets chineses é o desempenho do WiFi. Posso dizer que este dispositivo funciona tão bem quanto meu notebook. Abaixo a rede AdrianoWiFi está a dois cômodos de distância e a rede AdrianoWiFiSala está a um cômodo de distância. Ambas funcionam normalmente no Onda V972.

Mas se você estiver na rua e precisar de internet, uma boa solução é usar um modem de operadora, que normalmente funciona no Android. Este é um Huawei E173 da Vivo.

Para conectar ao tablet você precisa de um cabo microUSB OTG, vendido no DealExtreme (link no final do texto).

A conexão é feita pela mesma porta USB de recarga do tablet.

Assim que você conecta e desliga o WiFi a conexão da Vivo 3G é ativada. Isso demora pouco mais de 10 segundos.

Abaixo o modem da Vivo conectado e o sinal do 3G sendo mostrado na barra de status do android.

A configuração de APN pode ser feita nesta tela, mas tudo funciona assim que se pluga, não há necessidade de configurações especiais.

Pode-se inclusive compartilhar a internet 3G com outros dispositivos via WiFi criando um HotSpot.

Para testar a tela e as funcionalidades 3D baixei o jogo Asphalt 7 e funcionou muito bem. Gráficos perfeitos e movimentação sem problemas.

Abaixo a primeira “corrida” que fiz com o tablet.

A tela de aplicativos possui um papel de parede diferente do que você usa na tela principal. Não sei como trocar…

Outra aplicação interessante é editar meus posts no aplicativo do wordpress.

Fiz um vídeo mostrando alguns recursos, inclusive testando o iLauncher que deixa a interface igual à do Ipad. Veja só:

Pelo preço, apenas U$280, é uma ótima alternativa para o Ipad que custa entre 1300 (modelo 2) a 1600 reais ou o galaxy tab que também está próximo deste preço. Todos os aplicativos que tentei rodar funcionam rapidamente e sem problemas. A construção em alumínio é resistente e parece que vai durar o dia a dia.

Como defeitos pode-se citar o launcher, tela inicial do android, que deixa a desejar com gráficos pouco fluidos e animações lentas. Será que ficará melhor quando houver uma atualização de software? Acho que além de câmera, que é apenas razoável, o principal defeito do tablet é o áudio, que é baixo e um pouco distorcido. Dá para compensar isso baixando o software equalizer do market, mas ainda fica baixo demais em certos momentos.

Mas, no geral, acho que valeu à pena: baixo preço, melhor processador que a maioria dos Ipads e outros tablets, 2Gb de RAM e 16Gb de memória interna. Parece que as animações do Android são realmente um problema em alta resolução, só o Ipad consegue fazer melhor.

Para quem tiver interesse, deixo os links dos sites DealExtreme e Pandawill. Acho que o Onda V972 ainda está com problemas de estoque, mas de todos os tablets chineses que pesquisei este realmente parece ser o melhor deles. Aí vão os links:

Onda V972 no DealExtreme – http://dx.com/p/onda-v972-9-7-capacitive-screen-android-4-1-quad-core-tablet-w-2gb-rom-16gb-ram-black-silver-195260

Cabo OTG micro-USB para ligar modem a tablets – http://dx.com/p/micro-usb-male-to-usb-female-otg-adapter-cable-for-samsung-galaxy-s3-i9300-black-8cm-153644

Onda V972 no PandaWill – http://www.pandawill.com/onda-v972-quad-core-tablet-pc-android-41-97-inch-retina-ips-screen-2g-ram-4k-video-black-p70627.html

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

49 Comentários

  1. Olá tenho um V989 Air já tem dois anos ou quase. Agora, we estiver conectado à internet, reinicia a cada 10 minutos. Alguém pode me ajudar?

  2. Karina Aquino

    Adriano, confesso que não li tudo, mas estou namorando um tablet Onda há alguns meses. Gostaria de saber se é possível fazer uma compra com pronta entrega e valor já fechado. Pq passar semanas esperando para receber o produto e ele ficar preso na alfândega é dor de cabeça demais.

    Grata

  3. orlando level

    qual é a senha para o desbloqueio do onda v972 ?

  4. E ai Adriano Blz? ja atualizou o seu v972 para o android 4.4 ?

  5. Adriano, Baixei o Antuntu v3.2.1 (mesmo que vc postou a foto) e fiz um teste no meu, e deu18307 pontos, achei miuta diferença do teste que voce fez.

    • Bom, quando eu testei ainda estava no firmware bem mais velho. Agora no firmware novo dá mesmo 19 mil pontos. O meu deu 19988 no AnTuTu 4.0.1.

  6. Adriano Fiz o Teste do AnTuTu benckmarking e deu mais de 19 mil pontos, isto esta certo? axei muita diferença do que vc postou…

  7. Ahh outra coisa, ele veio com Fone de ouvido ( original Onda) 2 carregadores (padrão Americano e padrão Europeu) + pelicula

    • O meu veio uma película já aplicada. Fiz a bobagem de remover para aplicar outra e não ficou nem um pouco bom. Dois carregadores? Deve ter sido erro…

  8. Adriano, vou testar amanhã, esta noite vou carregar tudo e deixar rodando os filmes da lista do youtube
    , mas adiantando navegando hoje fiz o teste, com a tela com 70% de brilho durou 7 horas (navegando constante) na internet pelo Wi-Fi…

    • Não esqueça de postar aqui! Se quiser fazer uma revisão no site e deixar um link para um programa de afiliados, será muito bem-vindo.

  9. kkkkkkkkk, Foi retificando ADRIANO e não Alvaro..

  10. Boa Tarde Alvaro, chevou o meu V972 v3 hehehe to felizão com ele, adorei ja veio com a ultima FW que tem No site da Onda, o que axei estranho é a bateria, quando a beteria esta com 100% eles desce rapido ate 50% depois dura bastante até, mas do mais gostei muito dele..

    • Adriano! Legal que você gostou do V3. Se quiser fazer um review aqui registre-se e faça seu texto! Sobre isso da bateria é normal, pode haver uma diferença entre as duas baterias que alimentam o V972, mas provavelmente é só um problema de medição típica do Android. Teste para mim quanto tempo leva tocando vídeos por WiFi para descarregar desde 100% até 0%. O meu demora 3~4h.

  11. Respondendo Alvaro, ele nao tem entrada pra sim card, ele conecta pelo 3g com dongle externo.

  12. Adriano, ótimo post. Este v972 aceita sim card como um “phablet”? Valeu.

  13. olá adriano comprei o v972, agora só esperar chegar, muito obrigado pelas dicas.. quando chegar vou precisar de mais dicas rsrsrsrs.

  14. amigo mais uma coisa é melhor pedir por china post, Hong kong ou EMS ?

    • EMS é mais caro, mais rápido e mais provável de ser taxado. China ou Hong Kong quase tanto faz, mas Hong Kong é geralmente mais confiável.

  15. Cara não consigo achar o v972 no aliexpress, só v971, pode me dar uma luz onde comprar?

  16. estou querendo comprar um destes, mas qual a diferença do V971 para o v972?

    • Bem pequena a diferença entre os modelos V971, V972 e V973. O V971 é também quadcore com 2G de RAM, mas a câmera não possui autofoco e é apenas 2M pixels. A câmera do V972 é 5M Autofoco. O V973 é apenas mais fino, não parece ter nenhuma diferença para o V972.

  17. Opa, meu onda V972 v2 estragou o sensor da tela touch, levei a um técnico e o mesmo disse que tem de trocar o componente integrado a placa que faz a leitura XY. Alguém sabe onde consigo peças para esse tablet?

  18. Ernando S. Borges

    Galera…alguém tá usando algum custom firmware que preste? Sem muitos bugs. Onde encontro um tuto em português de como instalar um custom firmware em formado zip? Atualizei pra 2.0 oficial firmware e não consigo mais conectar ao facebook, alguém tem alguma dica? Por que apesar de escolher pra sempre entrar o launcher diferente do padrão, quando ligo o tablet ele sempre pergunta qual launcher executar, mesmo escolhendo como padrão o outro?

    • Eu tenho usado o firmware customizado baseado no 2.0 que baixei deste site. http://www.arctablet.com/blog/forum/onda-v972/onda-v972-root-custom-firmware-v2-0-2013-03-30/

      Lá tem o tutorial (em vídeo inclusive, se não me engano) de como instalar o firmware. Em português não tem não.

      Meu facebook funciona e os travamentos do firmware 1.35 diminuíram muito. Mas isso que você falou do launcher eu também tenho este problema, não me importo muito com ele, acontece apenas quando liga. Pode ser um defeito do android 4.2?

      No fórum arctablet também tem um firmware novo BETA versão 2.3 (customizado também). Ainda não tive coragem de instalar, até porque é beta.

  19. Comprei a duas semanas o Onda V972. Voce disse que o scroll nao funciona bem, mas o meu nao tem esse problema. Funciona normalmente.

  20. Adriano, me ajuda aí. To querendo comprar um tablet chinês. Mas a duvida é grande pois também existem outros post denotaras pessoas falando bem também dos freelander, onda e cube. O que acha desses.

  21. Olá Adriano,

    Fiz a atualização do firmware, mas, para minha surpresa, o tablet não inicializa, para numa tela preta. Pelo visto é o último folego. Tentei realizar o factory reset novamente, mas não deu certo… Poderia me auxiliar mais uma vez?

    Obrigado,

    Marcos

    • Marcos, muita gente teve o problema que você está relatando. Sorte que eu não tive. O que eu faria no seu caso é tentar outros firmwares, de outras versões (original e outras como a KASKY e a SUPERNOVA). Sempre que instalar o firmware peça para formatar o tablet,e verifique se a versão do seu ONDA é V1 ou V2 (no serial number). Boa sorte!

  22. Olá Adriano,

    Comprei um V972 recentemente, mas parou de funcionar. Não inicializa para na tela de entrada com os dizeres ONDA since 1989.

    O que posso fazer?

    Obrigado desde já.

    • Você pode tentar um factory reset. Para fazer isso você deve desligar o tablet (apertando o power por uns 10s). Depois, com o tablet desligado, você deve apertar a tecla HOME e com a mesma pressionada deve apertar a tecla Power por 5 a 8 segundos. Vai aparecer um menu de recuperação onde você deve procurar a opção Factory Reset. Não se esqueça de fazer isso com o tablet carregado bem além de 50% (deixe umas 10h na fonte original para garantir).

      Você também pode tentar reinstalar o firmware, pode até aproveitar para atualizá-lo para a versão mais nova (a atual é a 2.0). As instruções para fazer o flashing (reinstalar o firmware) do V972 podem ser encontradas em http://www.arctablet.com/blog/featured/phoenixsuit-flashing-tutorial-onda-v972-v812-allwinner-a31-tablets/ . O firmware modificado pela comunidade (recomendado) deve ser baixado em http://www.arctablet.com/blog/forum/onda-v972/onda-v972-root-custom-firmware-v2-0-2013-03-30/ e a versão original em http://onda.cn/Tablet/ProductInfo.aspx?ProductId=239&d=down .

      • Obrigado, Adriano! Parabéns pelo trabalho!

      • Adriano,

        Tentei fazer a atualização do firmware, porém quase encerrando o procedimento ocorre um erro de instalação do dispositivo (erro 43). Perdão por incomodar, mas, se possível, gostaria do teu auxílio para solucionar o problema.

        Obrigado

      • Olá Adriano,

        Fiz a atualização do firmware, mas, para minha surpresa, o tablet não inicializa, para numa tela preta. Pelo visto é o último folego. Tentei realizar o factory reset novamente, mas não deu certo… Poderia me auxiliar mais uma vez?

        Obrigado,
        Marcos

    • Marcos, o “erro 43” ocorre no PC ou na tela do tablet ONDA? Se for no Onda, tente outros firmwares e outras versões.

      Verifique se seu tablet é V1 ou V2 (na parte de trás tem um número de série que deve tirar esta dúvida. Instalar software de V1 em V2 ou vice versa daria algum problema, não sei se este.

  23. Boa tarde!
    Voce poderia me ajudar comprei um tablet igual a este e o vendedor esqueceu de mudar o idioma , o idioma veio em chines , nao consigo colocar em portugues .

  24. que bom que ja recebeu o seu tablet! estou esperando por esse post desde que fez a comparação entre os tabs chineses e escolheu que ia comprar o onda v972. tambem estou interessado neste tab. vc comprou ele na pandawill ou na dx? na pandawill me parece que ele esta custando 260. quando fizer a atualização poderia fazer outro post? e como é a duração da bateria? tenho visto muita coisa a respeito deste tab em foruns internacionais e normalmente a bateria e um ponto mais fraco… hoje tenho um gt 1230 ate que quebra um galho… mas trava demais!!!!!!!! por isso estou interessado em trocar por esse.
    mais uma vez parabens pela compra!

    • Olá Fabiano. Se quiser fazer um review aqui no tudovemdachina do seu GT1230, mesmo que seja para falar mal, pode me enviar. Me mande fotos dele, pode ser de celular, e um texto com uma ou duas linhas para cada foto. Ao final me envie o link, que pode até incluir algum código seu para ganhar pontos na sua loja favorita.

      Sobre o Onda V972, ele trava um pouco também, tem alguns problemas. Quando eu finalmente atualizá-lo farei outro review. A bateria é boa, dura um dia de uso moderado. Comprei no PandaWill, mas o DX possui melhor atendimento ao cliente que eles.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*