Leia também!
Home / PC / Vonets VAP11N Adaptador Bridge WiFi Ethernet Padrões B/G/N

Vonets VAP11N Adaptador Bridge WiFi Ethernet Padrões B/G/N

Imagine a situação onde um videogame, televisor ou receptor de tv à cabo/satélite possui acesso à rede via Ethernet, mas o local onde este equipamento está não permite passar um cabo de rede. A solução para este problema é comprar este o adaptador Bridge Vonets WiFi para Ethernet.

O legal do Vonets, neste modelo VAP11N,  é que a alimentação pode ser feita via USB, ou seja, não há necessidade de colocar mais um trambolho em uma tomada. Basta configurar e plugar no RJ45 e na USB do equipamento  para que o aparelho que só funcionava com fio passe a acessar a rede via WiFi.

Se sua TV é “smart” mas não possui WiFi, pode-se resolver comprando este adaptador.

Ele pode funcionar nos padrões B/G e também no N sem problemas.

A ideia do aparelho está apresentada no diagrama abaixo. Seu roteador WiFi transmite as informações para o Vonets que as passa via Ethernet para o aparelho, o que significa que o VAP11N é uma ponte (bridge) entre dois modelos de rede.

O VAP11N também funciona como repetidor WiFi, e neste modo há necessidade de conectá-lo a uma fonte externa.

Mesmo em modo WiFi bridge, uma particularidade bastante estranha no Vonets VAP11N é que ele também cria uma rede WiFi repetidora de sinal. Assim um tablet ou telefone perto do Vonets pode conectar ao adaptador ao invés da rede principal. Meio sem sentido, mas interessante. Pode-se usar esta rede repetidora pode conectar um notebook e fazer alguma alteração na configuração do Vonets.

A configuração é simples: você liga o VAP11N diretamente à ethernet do seu computador e digita “vonets.cfg” no endereço do browser. Depois do login basta escolher qual a rede WiFi que queremos nos conectar e digitar a senha de rede. Está configurado!

Vai aqui uma dica: O Vonets pergunta na tela abaixo qual o nome da rede repetidora de WiFi. Não deve ser colocado o mesmo nome da rede original pois isso causa um monte de defeitos de rede.

Quando a rede WiFi está conectada acende um led azul. Para o ethernet acende um led verde.

Abaixo a caixa do equipamento, que também vem com um manual de instruções até muito bem escrito.

Funcionou perfeitamente no meu notebook, embora em alguns equipamentos parece haver algum problema na configuração do DNS e às vezes não encontra nada na internet. Tirando isso, é um dispositivo bem mais barato que comprar um adaptador WiFi especial para sua TV ou receptor de TV à cabo. Deixo abaixo o link para o Dealextreme, onde comprei o produto, além do manual de configuração do modelo Vonets VAP11N.

http://dx.com/p/vonets-vap11n-mini-wireless-150mbps-wi-fi-signal-bridge-repeater-for-stb-iptv-sky-box-x-box-233955

http://www.vonets.com.cn/download/VAP11N/VAP11N%20Quick%20Setting%20Guide.pdf

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

6 Comentários

  1. estou com o mesmo problema..nao consigo acessar o vonets.cfg e mesmo qdo logo no http://192.168.254.254, o login admin.. senha admin nao acessam o config….como faz?

  2. estou com o mesmo problema..nao consigo acessar o vonets.cfg e mesmo qdo logo no http://192.168.254.254, o login admin.. senha admin nao acessam o config….como faz?

  3. Comigo foi difícil conseguir configurar a primeira vez. Agora preciso configurá-lo de novo e não consigo de forma alguma. Digito o vonets.cfg e não da nada!
    Windows 8.1

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*