Leia também!
Home / Eletrodomésticos / Ventilador Venti-Delta New Spot 3P com modificação para controle remoto

Ventilador Venti-Delta New Spot 3P com modificação para controle remoto

Comprei este ventilador baratinho da Venti-Delta já com a ideia de adaptá-lo para utilizar um receptor de controle remoto universal que comprei na China. O interessante é que com esta modificação não há necessidade de ter um controle remoto especial para o ventilador, pois o receptor chinês aprende o código de qualquer controle remoto que você possua em casa.

Mas vamos primeiro falar sobre o ventilador. Esta abaixo é a caixa:

Valeria à pena ter percebido que o ventilador é apenas “B” na tabela de eficiência do Inmetro. Ele realmente não é muito bom, principalmente quando não está no máximo.

Este abaixo é o ventilador já instalado. Eu acabei esquecendo de tirar fotos das peças antes de montar o ventilador, mas vale ressaltar que o lustre não é o original plástico que veio na caixa. Eu adaptei um lustre de vidro que eu tinha aqui em casa e ficou perfeito.

O ventilador é até bonito, embora não ventile tão bem como o outro da Arno que comprei recentemente. Ele também esquenta um pouco quando fica muito tempo ligado, o que acaba deixando o ambiente mais quente.

Detalhe para o sistema de suporte das pás, que deve ser montado com atenção. Cuidado para não entortar os ganhos ou o ventilador vai balançar para caramba.

Agora vamos à modificação que fiz para aceitar o receptor universal de controle remoto que comprei na China. O receptor ficará na parte de cima do ventilador interrompendo o neutro, que no caso deste equipamento é o fio branco. Houve necessidade de passar um fio de fase extra até o ventilador, para alimentar o receptor de controle remoto. Veja abaixo o circuito que segui (o ventilador e o lustro estão no quadrado tracejado):

Aí está a adaptação. Como o receptor de controle remoto é originalmente uma tomada tipo benjamim. Eu o abri e soldei três fios que foram conectados à uma barra Sindal.

Verifique que o receptor de controle remoto está ligado à três fios a saber: a fase (amarelo), o neutro que vem da rede (branco) e o neutro que vai ao ventilador (também branco). Estes fios brancos são o neutro original do ventilador que foi cortado para que fosse ligado o receptor de controle remoto.

Se ficou um pouco enrolado para entender, assista o vídeo explicativo:

O ventilador eu não recomendo muito, pois embora seja barato não ventila muito bem. A adaptação é o mais legal, e deverá ser possível em qualquer ventilador de teto. Como o receptor de controle remoto custa apenas 5 a 6 dólares parece uma ótima ideia para deixar a sua casa “high-tech” e impressionar as pessoas com o fato de você poder ligar o ventilador com o controle da TV ou do ar-condicionado.. Deixo abaixo o link para o receptor (versões 127 e 220V) e para o ventilador:
Venti-Delta New Spot 3P:

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

Um comentário

  1. Henrique dos Santos Rodriguez

    Na minha opinião, o maior problema da maioria dos ventiladores atuais é o foco excessivo na eficiência energética. Minha avó possui 2 ventiladores da marca Venti-delta (usando o motor antigo): um deles com as pás largas e o novo com as pás estreitas. O segundo é um pouco mais forte (por incrível que pareça), mas é barulhento pra ca*****. Sem contar que a maioria dos ventiladores de teto vendidos hoje possuem durabilidade pífia….

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*