Leia também!
Home / Eletrodomésticos / Ventilador Arno Alívio

Ventilador Arno Alívio

Normalmente eu não vou muito com a cara de ventilador de teto, mas este da Arno eu me arrisquei a comprar. E acho que fiz um ótimo negócio.

O Arno Alívio é um ótimo ventilador, o que não é muito difícil porque a maioria dos ventiladores de teto que existem no mercado são horríveis. Ao comprar verifique se o ventilador é 127V (como adequado ao Rio de Janeiro) ou 220V.

As pás são de plástico e possuem um encaixe muito interessante, como mostrarei mais à frente no texto.

O corpo do ventilador e lustre já vem montados e exigem muito pouco trabalho para colocar para funcionar. Ponto para a Arno que pensou nas pessoas que não querem gastar grana com instalação.

O conteúdo da caixa está abaixo: ventilador, comando, lustre, pás, suporte de teto e manual de instrução.

O motor do ventilador está na foto abaixo. A colocação das pás é feita pela lateral, onde há um encaixe. Há também um parafuso de proteção para que as pás não se soltem. Achei ótimo não precisar daqueles ganchos ridículos que empenam com o tempo.

Detalhe do encaixe das pás e da proteção de madeira que trava o motor para transporte. Vale lembrar que o Arno Alívio é um dos poucos, senão o único, que possui classificação “A” do Inmetro nas três velocidades.

Abaixo temos as três pás de plástico do ventilador:

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

53 Comentários

  1. Boa noite eu gostaria de saber esse ventilador dura muito tempo ele é rápido bastante e não faz barulho?

  2. Kleber estrela da silva

    Boa noite
    Como fazer para estalar um ventilador Arno alívio, em paralelo.
    Obrigado
    Eletrolavo empreendimento ltda

    Mauá São Paulo

  3. Kleber estrela da silva

    Boa noite
    Como fazer para estalar um ventilador Arno alívio, em paralelo.
    Obrigado
    Eletrolavo empreendimento ltda

    Mauá São Paulo
    011. 9.3002_2751

  4. GIL RUBENS QUEIROZ DE AGUIAR

    BOM DIA,
    SOU LEIGO NO ASSUNTO, MAS GOSTARIA DE SABER A RELAÇÃO DE CAPACITOR COM VAZÃO
    OU A VAZÃO ESTAR RELACIONADO DIRETAMENTO COM A POTENCIA DO MOTOR DO VENTILADOR

    • Adriano

      Existe um valor ótimo de capacitância para se obter o melhor resultado de vazão de ar. Não pode ser mais, nem menos. Eventualmente o fabricante resolve usar um capacitor menor que o mais eficiente para não deixar o ventilador rápido demais. Mas geralmente isso não ocorre.

  5. Acabei de adquirir este ventilador, mas as velocidades 1 e 2 praticamente não ventilam e a 3 ventila muito pouco. Será que tem algum defeito de fabricação ou instalação?

  6. Comprei a um ano um ventilador de teto Arno Alivio, na Leroy esperei mudar de apartamento para instalar quando abrir a caixa não estava o controle. Sabe onde posso comprar.

    • Adriano

      Se você se refere ao controle remoto, este ventilador não vem mesmo com um. Mas se você se refere ao comando na parede, você pode colocar qualquer um que tenha exaustão/ventilação que vai funcionar. Talvez seja possível comprar um no original ou qualquer no mercadoLivre.

  7. BARBARA CAROLLINE

    ola comprei um ventilador Arno Alívio so que quebrou o lustre alguém sabe qual o tamanho

  8. Olá Adriano, estou com uma dúvida, se puder me esclarecer, comprei um ventilador de teto alivio arno, é meu segundo, pois também gostei do modelo, o que eu não me atentei é que o ambiente que eu vou instalar esse novo ventilador possui ligação de lâmpada em paralelo, e o do controle do ventilador não permite. Acha que posso comprar um controle de parede genérico para instalar o ventilador, se sim, que tipo de especificação devo estar atento, que especificação técnica do capacitor devo procurar.
    Obrigado.
    José Luiz

    • Adriano

      Que coincidência! Tive o exato mesmo problema. Para resolver eu arrumei uma chave branca liga-desliga externamente igual à que está no controle do ventilador mas com dois polos (ou seja, um conector central e um em cada lateral). Aí é só fazer a ligação three way tradicional com o outro interruptor “paralelo”. Esta chave branca liga-desliga eu tirei de outro comando de ventilador. Estes comandos vendem em lojas de elétrica e são baratinhos. Se tiver problema em instalar o three way tradicional (também conhecido como interruptor “paralelo”), você vai ter que contratar um eletricista.

  9. Israel santos

    Boa noite eu queria esclarecer uma dúvida instalei dois ventiladores alívio Arno e comprei um controlador e dois capacitor mas infelizmente não deu certo , será que é pq o controlador original é de três fios me esclareça por favor obrigádo

    • Adriano

      Você quer ligar os ventiladores ao mesmo tempo com apenas um controlador? Neste caso, talvez a fiação ou conexões estejam erradas. São necessários realmente dois capacitores (um para cada ventilador). O ventilador tem três fios, quando tem dois fios é porque o capacitor fica no teto junto com o ventilador.

  10. Rogério Cardoso

    Um ventilador que tem uma boa engenharia de fabricação nas pás é a Aliseu Terra Nova. Porem são muito caros e acabamentos muito ruins. Pode parecer estranho eu falar que é bom mais ruim ao mesmo tempo rsrsr. A questão que, o que determina ser um bom ventilador é a velocidade em RPM e a sua estrutura física (forma) nas pás. No caso do Aliseu, ele tem uma física parecida das hélices de avião mono motor. Elas conseguem ter eficiência para soprar e espalhar o vento melhor que a maioria. Mas como falei , seu material são muito ruins, e o custo beneficio acaba não valendo, já que em casos que chega a quase o preço de um Ar condicionado em torno R$550,00 a 700. Para comprar um ventilador tenha em mente sua área em M² . O poder do vento nem sempre pode levar em conta a rotação em RPM já que a estrutura das pás influenciam muito.

    • Adriano

      Eu não conheço este modelo. Comprei um que tinha especificações um pouco melhores que o Ano Alívio, na LeRoy mesmo, e embora ele ventile muito, faz um pouco de barulho. Nem sempre as especificações definem o melhor modelo…

  11. Bom dia, Adriano. comprei quatro desses ventiladores de teto. Até o momento, foram instalado três. Chamou a minha atenção o fato de as velocidades de exaustão deles (dos três instalados) serem bem diferentes das velocidades de ventilação, isto é, na ventilação a potência nas três velocidades é muito boa, não correspondendo esse fato na exaustão. Na velocidade 3 da exaustão, de todos os aparelhos, eles se apresentam bem lentos. Isso é normal nesse aparelho? conheço outros aparelhos de teto com exaustão em que as velocidades de ventilação e exaustão são semelhantes…

    Grato,

    Sandro

    • Adriano

      Também reparei algo errado na exaustão. Eletricamente, não faz sentido, deveria ser a mesma velocidade, só em sentido oposto…

      • Pois é… E como a Arno, a empresa, não tem em seus quadros técnicos especializados nessa gama de aparelhos (não para nos atender), acabamos sendo obrigados a ligar para as assistências técnicas isoladas. Algumas não sabem dizer nada mas outras perceberam isso, só que informaram que a velocidade de exaustão deverá ser menor mesmo. aí pergunto porquê? E a resposta é simples: a exaustão é mais lenta… Não convence! Referente à “parte elétrica” (componentes da parte elétrica) poderia haver algo que justificasse isso? São bem distintas as velocidades de ventilação e exaustão…!

        • Quis dizer ” não tem quadros técnicos especializados”

        • Adriano

          É estranho, talvez seja um defeito no circuito ou então um problema mecânico. Uma ideia é inverter os fios de exaustão e ventilação (invertendo as bobinas) para ver se o defeito se mantém ou muda para a ventilação. Se mudar, é no circuito, do contrário é mecânico…

          • Vou tentar. E lhe responderei, em seguida. Muito obrigado pela atenção, professor!

      • Eu compre 2 ventiladores alivio, e também percebi que pra ventilar ele funciona as 3 velocidades, já no modo exaustor ele continua lento nas 3 velocidades, o que me intrigou, não gostei, pois os que vejo por aí sempre tem boa velocidade de exaustão.

        • Adriano

          Também já percebi isso. Inclusive, já percebi isso em vários ventiladores. Não há inversão com variação de capacitância. Não me incomoda, nunca uso em exaustor mesmo.

  12. Quantas lâmpadas ele suporta e de quantos Watts máximo?

  13. Um bom ventilador , porém o lustre ,parece uma casca de ovo. Seria bem melhor que fosse de plástico.

  14. Maria Cristina Dill

    Bom dia Adriano! Como a fiação não estava passando pelo conduíte tivemos que optar por um controle remoto universal PW. O problema é que ele só fica no exaustor…

    • O eletricista deve verificar qual o defeito na instalação do controle universal. Não parece ser defeito do ventilador, se roda para exaustão deveria rodar para ventilação. Na pior das hipóteses, peça para o eletricista inverter os fios do ventilador para sempre ventilar, e nunca ficar em exaustão.

  15. Se não instalar o fio do exaustor, pode interferir na ventilação??

    • Não vai funcionar. Quase todos os ventiladores de teto funcionam com dois enrolamentos. Um deles recebe a energia elétrica diretamente e outro por meio de um capacitor. O capacitor cria um atraso no recebimento da energia e este atraso faz com que o campo magnético seja diferente em ambos os enrolamentos, o que faz o ventilador girar.

      Para ligar a exaustão basta ligar o capacitor no primeiro enrolamento e para ventilar o capacitor deve ficar no segundo enrolamento.

      Desligar o segundo enrolamento, que recebe o “fio do exaustor” vai impedir o ventilador de girar.

  16. Comprei três ventiladores Arno Alivio, não vi nenhum capacitor na caixa, eles já vem no ventilador?

    • Acho que o capacitor está na caixa 4×2 (que tem o controle de velocidade). Isso é o mais comum nos ventiladores de teto atuais.

  17. todo ventilador tem que ter um capacitor, cerfto?

  18. celito da maré

    eu tentei instalar um desses e não fui muito bem pois apesar de ter instalado varios outros por ai,o problema é que apesar de fazer tudo certo o motor so faz barulho como se a corrente elétrica chegasse nele mas não gira pra ventilador so pro exaustor,o que pode ser?????????????

  19. Oi! Havia visto este post ha uns meses atras, e hj preciso comprar um ventilador de teto para substituir alguns q estao ventilando mto pouco na casa da minha avoh. Vc ainda estah gostando desse arno alivio ? Ele ventila bem ao redor ? Abracao! Ah, fiz tecnico no cefet-rj, e tb sou viciado nessas muambas chinesas, mes passado comprei quase cem hehe.

    • Legal ter sido aluno do CEFET e nos encontrarmos aqui no site! Este é o melhor de teto que eu conheço, talvez o único realmente bom. Todos os meus três que tenho continuam funcionando…

  20. Michele Martins

    Gostei desse ventilador… Mas e o preço é bom o salgado?

    • Por aqui encontrei a 199,99. É mais caro que a média, mas nem tanto…

      • Bom dia, Adriano!

        Qual a vazão de ar da ventilação desse ventilador e quantos m2 ele ventila?

        • Adriano

          Tentei encontrar no manual, mas não encontrei. Ventila bem para um ventilador deste tamanho.

          • Rogério Cardoso

            Este ventilador funciona para até 28m² 260RPM … Porem não é o melhor do mercado. Podemos dizer que é melhor custo beneficio, mas não o melhor. Todos ventiladores Arno tem “problemas” na exaustão é característica. Mas temos outros modelos/fabricantes como Spirit 302 com 20m² 420RPM ; Impire Nano 25m² 440RPM. São caros, mas eficientes. O acabamento da Arno costuma ser bom , mas este Alivio não é dos melhores. Mas um lugar muito bom pra ver especificações de ventiladores é no site da Leroy Merlin.

          • Adriano

            Boas informações Rogério, muito obrigado por enriquecer o Blog.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*