Leia também!
Home / Android / Tablets / MK808B Dual Core Android 4.1 Google TV Player

MK808B Dual Core Android 4.1 Google TV Player

Fiquei um pouco decepcionado com o meu outro dispositivo Android para TV, o CX-01, por ser um pouco lento principalmente com jogos e vídeos em HD. Isso me motivou a comprar este outro no DealExtreme, praticamente pelo mesmo preço, mas com configurações bem melhores.

Para quem não leu o texto sobre o CX-01 e nunca viu um android TV box, trata-se de um dispositivo que deve ser ligado à entrada HDMI da TV e permite transformar sua tela de LCD em um Android totalmente funcional. Em outras palavras, faz qualquer TV virar Smart com capacidade de rodar jogos, acessar o youtube, Email ou Facebook.

Ao contrário do CX-01, o MK808B mostrado na foto abaixo é um pouco maior que um PenDrive, embora bastante pequeno.

Na parte de trás temos dois conectores: uma USB para colocar um mouse e teclado, de preferência sem fios, e a entrada de alimentação para a fonte que acompanha o aparelho.

No outro lado do dispositivo um conector mini-HDMI, que conecta-se ao HDMI de sua TV através de um cabo que vem com o produto.

Uma vantagem em relação ao CX-01 é a entrada para cartão de memória mostrada abaixo.

Há também um conector USB OTG que permite conectar pendrives, teclados e até mesmo câmeras. Para isso deve se usar um cabo USB OTG que também acompanha o produto.

Abaixo temos os três cabos que vem no pacote: um para a fonte, um USB OTG e um conector HDMI-miniHDMI.

A fonte é de 2A, o que me parece bastante exagerado. É a fonte de maior potência com saída USB que eu já vi.

Há também um manual, que embora não seja muito útil, descreve as funcionalidades do MK808B. Quem está acostumado a comprar na China deve até achar estranho encontrar manual com alguma coisa correta escrita.

Para conectar o MK808B à sua TV você deve utilizar o conector HDMI-miniHDMI, como mostrado na foto abaixo. Depois disso é só ligar a fonte e o Android começará o boot. Uma pena não haver uma chave liga-desliga no MK808B, deixar um Android ligado para sempre não é recomendado.

Um led azul indica que o MK808B está ligado.

O boot é bem rápido, característica dos Androids Jelly Bean. Eu já instalei um monte de programas no meu, mas o primeiro boot tem apenas os ícones da fileira de baixo.

Uma ótima vantagem do MK808B é que há suporte de hardware à WiFi, Bluetooth e até mesmo Ethernet (apenas software) via cabo. Esta última não tenho a menor ideia de como colocar para funcionar.

Para usar o Android na tela da sua TV você deve conectar um mouse. No meu caso liguei um conjunto mouse/teclado sem fio que utiliza apenas um receptor. Tudo funcionou normalmente. Abaixo temos as opções de tela onde pode-se alterar a resolução. Deixei a minha em 1080p.

Abaixo as resoluções de tela disponíveis.

No MK808B há 4Gb de memória disponível para uso. Muito melhor que o CX-01 que só tem 1Gb realmente utilizável.

Abaixo a comprovação de que este é um dispositivo que utiliza o Android Jelly Bean: uma das mais novas versões do sistema operacional do Google.

Olha como fica grande a “Jujuba” do Android na minha TV de 40 polegadas!

Trata-se de um Android assim como em um tablet ou celular. Abaixo a barra de status.

O Google Play funciona de primeira, o que permite baixar aplicativos e jogos direto da rede WiFi.

O Youtube abre com esta interface 3D que contém sugestões de vídeos. Uma dica: nunca atualize a versão do youtube ou a interface 3D vai para o saco. Caso você faça isso, entre nas opções do aplicativo Youtube e mande “desinstalar atualizações”.

Veja só como fica um vídeo do canal tudovemdachina no youtube.

Que tal jogar Sonic na tela de sua TV? Basta baixar um emulador para Android e a ROM do cartucho de mega-drive.

O mesmo para F-Zero do Super Nintendo.

O AnTuTu benchmarking atinge quase 10 mil pontos, bastante bom para um dispositivo de médio preço. O MK808B custa apenas cerca de US$50.

Nas informações de sistema uma coisa é estranha: a resolução indicada é apenas 720p, enquanto a TV reconhece como 1080p. Erro de software?

O que faz o MK808B ser um bom dispositivo Android é a memória RAM de 1Gb e o processador Dual Core de 1.6GHz.

A GPU é um Mali Quad Core de 400MHz, que certamente é responsável por boa parte do score de benchmarking.

É possível tocar vídeos direto do WiFi usando uma técnica que eu já havia comentado neste link. Abaixo o primeiro episódio da quarta temporada de Star Trek the Next Generation.

Vídeos em HD também tocam sem problema, e para isso recomendo baixar o MX Player. Abaixo cena do primeiro episódio da segunda temporada de The Office.

O MX player toca o vídeo com aceleração de hardware sem problemas.

Para quem sempre reclama da velocidade do WiFi nestes dispositivos mais baratos, o MK808B consegue atingir sem problemas os 10Mbits, o que está muito bom para a internet e Streaming.

Pode-se acessar emails e facebook…

O dispositivo não vem com ROOT, mas é possível consegui-lo utilizando o software SuperOneClick. Instruções neste texto.

Uma ótima pedida depois de fazer root é instalar o software Sixaxis Controller, que permite conectar controles de PS3 ao seu Android. Abaixo a foto de um controle conectado com sucesso. Dá para jogar emuladores com um controle sem fio! Mais tarde escreverei um texto com instruções para fazer um controle de PS3 funcionar no Android.

O MK808B vem com vários aplicativos pré-instalados, mas nenhuma daquelas porcarias malucas chinesas.

Há também um menu de configuração adicional, além do que tem no Android.

 

Outra coisa legal para fazer com o BlueTooth é parear um fone sem fio e assistir vídeos sem incomodar ninguém.

 

 

Por apenas U$51,50, o MK808B é um grande dispositivo. Rápido, confiável e funcional para rodar jogos e assistir vídeos seja via cartão de memória ou pela internet. Colocando um mouse e teclado sem fios temos um computador em nossa TV de LCD que permite fazer quase tudo em relação ao desktop. Quem tiver interesse em adquirir o MK808B pode seguir o link abaixo da loja DealExtreme:

http://dx.com/p/mk808b-dual-core-android-4-1-google-tv-player-w-bluetooth-1gb-ram-8gb-rom-tf-hdmi-black-177867

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

72 Comentários

  1. opa,
    Excelente o post, tenho um Q7, ele funcionava bem, nao atualizei e nao fiz mais mada apenas usei para youtube e netflix, as usbs nao funcionam mais e nem o wi-fi, alguma dica ?
    Agradeço desde ja.

  2. Meu MK808 travou. Abri um programa e não consigo sair. O que fazer ?

  3. Antonio Carlos Andrigo Ferreira

    Comprei um aparelho AOC ALL-in-One EVO LED A20 72 PWH BK, e não consigo assistir a NETFLIX, este equipamento tem processador Android 4.1, alguém tem alguma sugestão para que eu possa acessar a NETFLIX

  4. Calebe Marinho

    Oi? Gostaria de saber de ele roda vídeos a 1080p tranquilamente ou há travamentos?

  5. Ramon Vieira

    Meu dispositivo fica com a tela verde na hora em que vai rodar filmes na netflix a voz e legenda ficam perfeitamente mais a tela fica verde. Poderia me ajudar, desde ja agradeço.

    • Veja se não desabilitou sem querer a aceleração 3d nas opções de desenvolvedor. Desligue todas as opções de desenvolvedor. Se não funcionar, desinstale e reinstale o netflix. Pode-se também tentar “apagar dispositivo” em backups e restauração ou atualizar o firmware.

      • Ramon Vieira

        fiz tudo menos atualizar o firmware, se puder continuar me ajudando te agradeço, poderia me dizer como faço esta atualização, a um detalhe o android é o 4.2.2 (ps. nao encontrei a opção aceleração 3d). desde ja agradeço

      • Ramon Vieira

        iz tudo menos atualizar o firmware, se puder continuar me ajudando te agradeço, poderia me dizer como faço esta atualização, a um detalhe o android é o 4.2.2 (ps. nao encontrei a opção aceleração 3d). desde ja agradeço

        Em 24 de outubro de 2014 16:31, Disqus escreveu:

        • Adriano

          Parece que isso é uma incompatibilidade com novas versões de NetFlix. Tente buscar versões anteriores do APP da NetFlix para ver se funciona. Para isso digite no Google NetFlix APK, baixe para o dispositivo e instale manualmente.

  6. Roberto Baptista

    Fiz uma atualização neste aparelho (MK808B) mais no meio da atualização parou, depois disto o aparelho não reconhece mais no computador, o que faço? vocês acham que perdi o aparelho, ainda tem jeito? onde posso consertar este aparelho ? Alguem pode me AJUDAR ? obrigado.

  7. Roberto Baptista

    Alguem que pode me informar o que faço sobre atualização do aparelho MK808B.

  8. Roberto Baptista

    Boa tarde

  9. Roberto Baptista

    boa tarde

  10. Galera comprei um MK808B, e não funcionou, tentei fazer as atualizações e nada, alguém pode me ajudar, quando tento fazer as atualizações a luz azul não apaga, alguém tem o firmware pra me passar por favor. Desde já obrigado.

  11. Fabiana Costa

    Olá, eu acabei de comprar Mini PC android MK808B e testei e a tela vai 1080p para 720p e também fica reiniciando e travando. E como eu faço para corrigir o mini pc android? P.S.: MINI PC ANDROID MK808B – CPU RK3066 Dual Core 1.6G (Cortex-A9) – RAM DDR3 1GB – ROM ON BOARD NAND FLASH 8GB – Model number: MK808b – Android version 4.2.2 – Kernel version: 3.0.36+ – Ihh_V_404j2 #75 – Friday March 7 2014. Obrigada

    • Tente com outro monitor. Existem alguns monitores e TVs que não funcionam bem em certas resoluções. Pode tentar também trocar o cabo HDMI.

  12. Boa tarde comprei um Mk808B no DX, me respondam uma coisa a recepção wifi dele é ruim mesmo ou meu sinal é ruim, outra coisa como faço para ligar via controle que vem com ele, já tentei vários jeitos e nada.

  13. Liah Sion Vitha

    Também adorei o Post do Adriano. Tenho uma pergunta: É possivel instalar um HD externo WI-FI no MK808b e ainda compartilhá-lo com outros Notes? Obrigada pela ajuda.

  14. RobinsonCrosue

    boa tarde tentei mas nao consegui jogar com o controle do ps3 voce pode dizer como configurar ele no mk .obrigado

  15. Muito bom o Post Adriano. Gostaria de tirar algumas dúvidas. Ele lê os formatos MKV e MP4? Aceita Hd Externo de 1Tb? Estou querendo um que tenha saída optica digital para instalar no meu HT, você me indicaria algum? Abraços

    • Com saída ótima é bem difícil encontrar. Aceita MKV e MP4 certamente, no software MX player. HD externo também funciona.

  16. Adriano, muito bom o post, vejo que você ficou bastante contente com o aparelho.
    Gostaria de uma ajuda, caso possível. Assim como o colega abaixo, na segunda que vez que fui utilizar meu MK808B ele ficou travado na tela inicial com o logo “android”. Você acredita que com update de firmware resolvo este problema ou tem outra forma de corrigir? Estou preocupado que tenha perdido o aparelho…
    Obs: Já estou utilizando a fonte que veio com ele.
    Agradeço desde já.
    Abs

    • Você pode atualizar o firmware, tem um tutorial em http://www.youtube.com/watch?v=SCr7Ap5CSCk. Eu nunca atualizei pois, ao que parece, existem várias versões de MK808b com diferentes hardwares, é difícil saber qual o firmware é o correto para atualizar. Mas no seu caso, que o aparelho está com problema, é uma tentativa válida.

      Verifique antes se há qualquer problema com a fonte. Use outra fonte para ter certeza de que não é a alimentação.

      • Adriano, obrigado pela dica. Acabei não atualizando o firmware, mas o video me ajudou a reinstalar a própria versão que vem na memória do aparelho e com isso voltou a funcionar. Abs

      • Olá, fica muito difícil mesmo até entender o inglês do cara… Eu não me aventuro a fazer isso…

  17. Olá amigo,

    Comprei um na DX e recebi hoje dia 27/06, mas quando ligo na TV ele aparece a tela google tv e depois fica numa tela que aparece somente a palavra andoid e não continua. Não coloquei teclado, somente um mouse sem fio, por acaso precisa teclado para ele prosseguir ?

    Abs.

    • Isso acontecia comigo quando eu usava a USB da TV para alimentar o MK808B. Você está usando a fonte de alimentação que vem com ele?

      Se o problema persistir com a fonte que vem com ele resta tentar fazer um update de firmware. Talvez o problema seja o firmware. Tem um vídeo que explica como fazer isso, mas eu nunca tentei: http://www.youtube.com/watch?v=SCr7Ap5CSCk

  18. Gostaria de compra na DX, mas como não tenho cartão internacional a alguma forma de depositar no Paypal por boleto e pagar na DX? Agradeço a atenção de todos. Abs.

    • Eu sei que há algum tempo atrás o PayPal liberou pagamentos com boleto. Mas eu não recomendo. Melhor arrumar um cartão internacional, pois o pagamento é liberado mais rápido e você recebe o produto mais rápido.

      • Tem o lance do cartão internacional pré-pago. Tenho um e funciona no google play, comprar no exterior, etc.

  19. Adriano, gostei o seu post e já adquiri o MK808B, porém as imagens que vc postou, me deixaram com dúvida quanto à conexão USB de energia. Numa imagem (img 4) vc mostra a conexão na parte de trás do aparelho e em outra (ima 12, com ele ligado e LED aceso) a energia está conectada na lateral, qual a correta? Pergunto isso, pois conectei o meu na porta de trás, o LED acendeu, mas o MK808B não carregou nada nem deu sinal de vida na TV.

  20. Estou usando o meu ligado direto na USB da TV Samsung (uma 32″ LED). Está funcionando perfeitamente. Quando ligo a TV ele se liga junto automaticamente.
    A propósito, uso bastante o Netflix sem problema.
    Parabéns pela análise. Bem bacana mesmo!

    • Na minha TV, uma Samsung de 40 polegadas série 5, não funcionou alimentar via USB, apenas com a fonte. Obrigado…

  21. Gustavo Henrique

    Ola, eu compre esse modelo do DX e ainda veio com o Android 4.2.2, adorei o aparelho, só que tem um problema: Netflix não funciona, o filme aparece totalmente desconfigurado, parece que ele interpola as imagens… Se la… Você chegou a usar o Netflix? Sabe como pode resolver esse problema?

    • Não tentei usado o NetFlix não. Que tal procurar no Google por versões anteriores do APP do NetFlix, ou talvez tentar encontrar alguém que tenha tido este mesmo problema?

      • Gustavo Henrique

        Já fiz essas verificações, apk anteriores não resolveu. O que encontrei no XDA é que a solução é fazer um downgrade no android, de 4.2 para 4.1, mas poxa vida, to com o android mais atualizado e terei que deixar essa versão… Queria uma solução menos radical…

  22. Comprei no DX, demorou 45 dias, funcionou direitinho no primeiro momento, 30 minutos depois, o sinal wi-fi caiu e não consegui mais conectá-lo. Antes tentar a conexão o sinal aparece como excelente, depois que vc dá click para conectar, o icone de sinal aparece como baixo e não consegue conectar. Voce teria uma idéia do que possa estar acontecento?

    • O meu continua funcionando normalmente. Tente colocar as configurações de fábrica para ver se passa a funcionar…

  23. Aesse Maeoka

    Bom dia muito bom o post, uma pergunta, tenho uma smart tv samsung é compatível? Há algum risco de danificar a TV?

    • Não vejo como danificar a TV. Na verdade, o MK808B simplesmente gera vídeo (e áudio) via HDMI. Seria possível enviar este vídeo a qualquer televisão ou monitor com HDMI. Eu mesmo tenho uma TV Samsung e funciona normal. As fotos inclusive foram tiradas de uma Samsung série 5.

      • Obrigado pela atenção, o fato de ser smart não há problema de conflito? Devo tirar o adaptador wireless ao usar o MK808B ou os dois funcionarão simultaneamente?

  24. Álvaro Omori

    Adriano, gostei muito do post. Existe este aparelho vendendo no Aliexpress junto com air mouse/keyboard de marcas genéricas, como Measy/BOB (modelo RC11, RC12 ou RC13). Você tem conhecimento destes air mouse/keyboard?

  25. Maurício Velho

    Prezado Adriano, estou em vias de comprar o meu, mas estou em dúvida de onde comprar. Sabe me responder se os sites Deal Extreme (dx.com) e Geek Buying (geekbuying.com) são confiáveis. Nos dois sites o valor é o mesmo US$ 47,90. Sobre como desligar o aparelho, estava lendo na net, que uma boa maneira de resolver isto é utilizando a conexão USB da TV para alimenta-lo, sendo assim, o aparelho se desligará quando desligar a TV.

  26. Muito bom. Como tem desligado? Simplesmente tira da tomada? é possível atualizar o android dps? Os aplicativos reconhecem o equipamento como um tabletes ou um celular?

    • Eu desligo soltando o conector mini-usb da fonte mesmo. É possível atualizar todos os APPs ou baixar qualquer no Google Play. Reconhece meio como um tablet, meio como um celular. Acho que o Google não tem ainda uma especificação clara sobre o Android TV.

      • atualiza tbm o OS?

        • Não automaticamente, existem ROMs de atualização, mas precisa colocar no computador e verificar o procedimento.

          • Olá, comprei um mk808b no DX e o netflix não funciona ! vc sabe onde encontro o firmware para resolver esse problema ? pois vi que existem varias versões (original, clone, novo clone). vc atualizou o seu ?

          • Já ouvi que o Netflix não funciona. Como eu não sou sócio, nunca testei. Uso o tvportal para assistir tudo de graça mesmo…

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*