Leia também!
Home / Android / Tablets / CX-01 Android 4.0 TV BOX com saída HDMI

CX-01 Android 4.0 TV BOX com saída HDMI

Este é um produto que eu queria comprar já há algum tempo. Um Android TV BOX!

Trata-se de um dispositivo semelhante a um pendrive mas com uma saída HDMI, que quando conectado a um televisor transforma a tela em um dispositivo Android. Existem muitos deles nos sites chineses, este é um dos mais famosos: o CX-01.

Como o HDMI não possui alimentação com potência suficiente para um dispositivo Android, há uma entrada micro-USB (na esquerda da foto) para que você conecte uma fonte. No meu caso é possível utilizar o cabo micro-USB que vem com o equipamento para alimentar o CX-01 direto na USB da minha TV.

Existe um botão “Fn” na parte lateral do dispositivo que o conecta como armazenamento de massa e permite acessar dados como se fosse um pendrive de 4Gb. Útil para que se copie vídeos ou músicas para o CX-01 tocar na sua TV.

Na parte de trás há um conector USB tradicionar para mouse ou teclado. Na verdade, pode-se conectar qualquer dispositivo USB que tenha suporte no Android. Testei vários mouses e teclados sem fio e todos funcionaram!

O que vem na caixa está na foto abaixo: um manual totalmente inútil, o CX-01 e um cabo micro USB para alimentação. Não vem uma fonte, ainda bem que não precisei.

Para conectar a geringonça na sua TV você deve colocar o “pendrive” na HDMI, conectar um mouse ou teclado na USB (no meu caso coloquei um apresentador sem fio que falarei mais tarde) e alimentar o dispositivo conectando a entrada micro-USB. No meu caso, a alimentação vem de um conector USB na própria TV, como se vê na foto abaixo:

O equipamento fica bem discreto atrás da televisão. Apenas um fio entre ele e a USB da TV. Se a sua TV não tiver uma USB você deve ligar a uma fonte de pelo menos 500mA, segundo verifiquei nos fóruns.

Assim que liga, a TV mostra 1920 x 1080 / 60p, ou seja, full HD com qualidade BlueRay. Nada mal…

Esta é a tela de boot, fica assim por cerca de 2 minutos.

Abaixo temos a tradicional tela de Home do Android ICS. Como não há touchscreen, você deve controlar o CX-01 com um mouse ou teclado. No meu caso usei o apresentador e mouse R900. Depois falarei sobre ele.

O dispositivo possui 4Gb sendo que 1G é ocupado pelo Android, 1G disponibilizado para instalar APPs e 2G para copiar vídeos e músicas. É pouco, mas dá para fazer algumas brincadeiras.

Se sua TV não for FullHD pode-se escolher outra resolução. Há disponibilidade de 480p e 720p.

Você já tinha visto um Android 4.0.4 com tela tão grande?

Não há bluetooth, o que é uma pena, mas pode-se acessar a rede WiFi e assim ter acesso à internet. Este dispositivo de U$40 transforma qualquer TV em modelo Smart!

Pode-se assistir, na tela de seu televisor, qualquer vídeo do YouTube, incluindo vídeos HD. Veja só abaixo um vídeo do tudovemdachina sobre o protetor de controle remoto.

Há um grande número de vídeos e canais que pode-se explorar no YouTube! Adeus TV aberta!

Quando se abre o YouTube há esta interface 3D para assistir os vídeos mais vistos da semana.

Outra ideia maluca é verificar as atualizações do Facebook ou Twitter direto na tela da TV! É como se você tivesse um tablet de 42 polegadas!

Email também! Na verdade, existe um zilhão de aplicativos Android que podem ser baixados direto do Market. Isso faz do CX-01 um equipamento com muitas utilidades. Um computador de bolso!

Pode-se  baixar e jogar Angry Birds na tela da TV. Nem todos os jogos vão funcionar, mas certamente muita coisa vai dar certo.

Todas as versões do Angry Birds funcionaram. Mas o Bad Piggies, por exemplo, deu problema.

Há um Browser muito bom que monta corretamente a maioria das páginas da internet, inclusive no caso de haver conteúdo Flash ou javascript.

Veja só este site montado na tela da minha TV de 42 polegadas:

Um aplicativo interessante para ter-se no CX-01 é o UPNPLAY. Ele permite tocar vídeos em Stream de qualquer computador Windows que esteja ligado em volta. Tenho mais de 1T de séries e filmes me esperando e não há necessidade de transferi-los para o CX-01, pode-se tocar diretamente do computador de origem via rede WiFi!

Tenho no meu HD externo, por exemplo, todos os episódios de Big Bang Theory! Pena que o UPNPLAY não permite tocar vídeos em 720p.

Um defeito estranho no CX-01, que aparentemente não possui solução nos fóruns  é que os vídeos não tocam em totalmente em FullScreen. Há uma barra preta, a status bar do Android, na parte inferior da imagem que não sai de forma nenhuma. Ainda estou tentando verificar como se pode resolver isso.

A CPU é um A7 de 1GHz. Não é muito boa, a maioria dos celulares de hoje tem melhores CPUs do que o CX-01. Vamos lembrar que este dispositivo custa apenas US$40,00!

O resultado do Antutu Benchmarking, padrão de medição da capacidade de processamento de dispositivos android, fica em 2108. Meu celular, o Zopo ZP-500, fica em 4000, enquanto os Samsungs S2 e S3 ficam em torno de 8000 a  10000.

Foi uma ótima compra para ver vídeos e acessar a internet direto na minha televisão. Eu tive um bom desconto aproveitando o Black Friday e levei o Cx-01 junto com o apresentador Air Mouse R900 pela bagatela de U$64,00! Quem tiver interesse em fazer a compra pode seguir os links abaixo, da loja PandaWill:

CX-01 versão 4Gb -> http://www.pandawill.com/cx01-mini-android-tv-box-android-40-cortex-a5-hdmi-usb-4gb-p63620.html

CX-01 versão 4Gb -> http://www.pandawill.com/cx01-mini-android-pc-android-tv-box-android-40-cortex-a5-hdmi-usb-8gb-p64374.html

CX-01 versão 4Gb e apresentador Rii R900 -> http://www.pandawill.com/cx01-mini-android-tv-box-rii-r900-professional-air-mouse-presenter-p63991.html

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

13 Comentários

  1. Jose Carlos Arcanjo

    comprei o Android 4.0 TV Stick, funciona bem porem não consigo baixar os aplicativos usando o google que insiste num erro RPC:S-5:AEC-O, será que vc pode me ajudar.

  2. Andre Penaforte

    Eu liguei um hub usb no meu, ganhei 4 portas USB… assim posso usar mouse e teclado ao mesmo tempo e de quebra ainda ligar pen drives com os filmes que baixei…

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*