Leia também!
Home / Android / Melhor desempenho no Android com menor “Heap Size Memory”

Melhor desempenho no Android com menor “Heap Size Memory”

Dispositivos Android possuem uma limitação de memória por aplicativo chamada “Heap Size Memory”, que em alguns casos pode não estar mal configurada, sobretudo em dispositivos que possuem menos de 512Mb de memória. Se o seu Android é muito lento este pode ser o seu caso.

Para modificar o “Heap Size Memory” há necessidade de se editar um arquivo chamado Build.Prop no diretório /System do dispositivo. É possível modificá-lo em um editor de texto qualquer, ou então usando o aplicativo abaixo chamado Build Prop Editor. No entanto, em ambos os casos é necessário obter permissões ROOT.

ATENÇÃO! MODIFICAR O ARQUIVO BUILD.PROP USANDO AS SUGESTÕES ABAIXO PODE DEIXAR O SEU DISPOSITIVO INUTILIZÁVEL (EMBORA ISSO SEJA IMPROVÁVEL). FAÇA AS MUDANÇAS POR SUA CONTA E RISCO. NÃO ME RESPONSABILIZO POR PROBLEMAS QUE VENHAM A OCORRER!

Se você já tiver permissões ROOT, instale o aplicativo Build Prop Editor e procure pela linha Dalvik.vm.heapsize. Geralmente, dispositivos Android com 128Mb de memória tinham este parâmetro em 16~24Mb. Atualmente, em celulares e tablets com 1Gb de memória, este parâmetro fica ajustado para 256Mb, o que acho um pouco exagerado.

Se o leitor não roda jogos pesados, programas de edição de vídeo ou imagens, será mais que o suficiente ajustar este parâmetro para 32 ou 64Mb. Estes são os valores que eu geralmente deixo para o “Dalvik.vm.heapsize”.

Para trocar, simplesmente toque em “dalvik.vm.heapsize” e vai aparecer a tela abaixo.

Recomendo modificar o valor para um dos “default values” presentes na lista de baixo. Eu ponho 32Mb ou 64Mb, dependendo do que eu normalmente rodo.

Depois de dar “Save”, o programa irá pedir acesso Root e sugerir um reboot. Eu não dou reboot usando o programa, prefiro sair, abrir o programa novamente e ver se as mudanças foram mesmo efetuadas.

Depois do reboot, verifique abrindo o Build Prop Editor se as mudanças permaneceram. Em alguns dispositivos tive que repetir o processo duas ou três vezes para conseguir mudar o valor.

Testes todos os seus programas para ver se estão funcionando e lembre-se de não reduzir para menos de 32Mb ou o dispositivo pode nem bootar. Boa sorte!

Se nada disso funcionar, então compre um telefone melhor no DealExtreme! http://www.dx.com/pt/s/quad+core+dual+sim+android+phone

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

4 Comentários

  1. André Silveira

    meu celular é um moto g 3. Baixei um app para aumentar a memoria ram, e aumentei em 2GB, e agr estou com 3! Depois aumentei a heap size para 512 no mesmo app! isso tem chance de estragar o celular?

    • Adriano

      Não há como aumentar a RAM usando um APP. Pode-se até melhorar ou modificar qualquer forma com que o sistema operacional gerencia a RAM, mas não aumentá-la. Qualquer modificação no heapsize pode sim acabar causando um problema no celular chamado Brick, onde o sistema operacional não mais funciona. Neste caso tem que instalar novamente o firmware…

  2. Ola, Poderia me ajudar, Sem querer deixei em 8m o Tablet nao liga mais… Poderia me ajudar? DL 3D MAXVIEW tem algum modo de recuperar sem ter que instalar a rom?

    • Adriano

      Provavelmente não. No entanto, alguns tablets tem a opção de voltar às configurações de fábrica apertando alguns botões (tipo power e aumentar o volume) quando ligar o dispositivo. Procure qual o método em fóruns específicos para o seu modelo, ou então baixe novo firmwware.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*