Leia também!
Home / Ferramentas / Faça você mesmo (DIY) / É o fim do DDNS grátis para muitos

É o fim do DDNS grátis para muitos

Se você não sabe o que é DDNS possivelmente nunca tentou acessar seu computador de casa ou do trabalho via internet. Sistemas como o Windows Remote Desktop, VNC ou qualquer outro funcionam bem, mas logicamente há necessidade de se saber o endereço IP do computador.

Como o IP de um computador é geralmente variável, dependendo do provedor, a única forma de garantir o acesso é fazer algum dispositivo da sua rede (modem, roteador, câmera ou o próprio PC) atualizar o endereço IP em um servidor na internet. Este serviço é conhecido como DDNS.

Deixar o próprio PC atualizar o endereço IP é um problema. Você precisa deixar o computador ligado. Ninguém vai querer fazer isso. Se o próprio modem puder fazer este serviço será ótimo, já que este é um dispositivo que fica sempre ligado e conectador à internet.

Aí que entra o problema. A maioria dos modens, incluindo vários da DLINK e TPLINK, incluem suporte apenas ao servidor de DDNS da empresa Dyndns. Empresa esta que agora em maio de 2014 encerrou o serviço grátis. Em outras palavras, milhões de consumidores compraram, nestes últimos 10 anos, roteadores de fabricantes famosos que não terão mais suporte a este serviço básico.

Há mais ou menos três anos a DynDNS tornou-se simplesmente Dyn e anunciou várias restrições aos usuários free. Na época disseram que não passariam a cobrar, apenas diminuir o suporte grátis. Sem problemas, a gente entende! Mas quando a empresa resolveu fechar todo o suporte free muitos usuários ficaram órfãos.

Meu roteador DLINK, por exemplo, não suporta DDNS de outro servidor além dos da DynDNS. Muitos dispositivos são assim. Ninguém nem imaginava que a empresa, que existe desde 1998, acabaria com o suporte grátis de algo tão simples e básico.

O endereço do meu computador era “adrianomm.dyndns.tv”, que automaticamente redirecionava para meu PC principal me dando acesso aos arquivos, remote desktop, câmeras e outras bobagens. Agora quando entro no DynDNS o servidor me pede para “checkout to activate”. Em outras palavras, pague!

Resta então procurar outros servidores que em troca de um pouquinho de propaganda aceitem fazer este minúsculo trabalho de gerencia e redirecionamento. Não consigo entender como o Gmail me dá 15Gb de dados grátis e o DynDNS não consegue ganhar dinheiro da mesma forma. Até este blogueiro que vos fala ganha dinheiro com propaganda!

Para continuar usando o DynDns tem que pagar US$25 por ano. É pouco, mas o serviço também não vale tanto assim para isso tudo.

Mas não adianta mais reclamar. Quem quiser continuar a ter DDNS free terá que procurar um firmware novo para seu modem ou então deixar o computador ligado mesmo.

Com o tempo novos roteadores e câmeras devem vir com o suporte a outros servidores, como o no-ip, por exemplo, que continua free. Por enquanto.

Aproveite e compre câmeras IP no DealExtreme! http://www.dx.com/pt/s/camera+ip

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

9 Comentários

  1. Para quem quiser um hostname do DynDNS, por um preço bem mais em conta, acesse o link abaixo.

    http://www2.interside.org/6

  2. como se conectar com a internet no seu dvr.

  3. quero mais informação sob

  4. Marcio, o Adriano está certo, como ele disse no título do post, “para muitos” não todos… O acesso está sendo limitado à somente alguns modelos, portanto, se você tinha sua conta registrada mas seu modelo não está na lista dos que tem suporte, sua conta será cancelada em 90 dias a contar de 14/07/2014… Tenho esse problema e tenho pesquisado pois utilizo muito o serviço e vou ficar na mão por caus a dessa babaquice…

  5. Marcio Hirose

    Sr . Adriano , se voce tem um D link … ainda consegue um free D DNS , por ser perito no assunto deveria saber que a D link disponibiliza para seus clientes neste site https://www.dlinkddns.com/login/

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*