Leia também!
Home / Todos / Lâmpada LED com sensor de presença

Lâmpada LED com sensor de presença

Já comprei um monte de lâmpadas LED com sensor de presença embutido. A maioria queimou em menos de um mês. Talvez o problema seja a tensão da rede que na maior parte do mundo é 220V, enquanto no Rio de Janeiro é 127v. Isso faz com que apenas alguns poucos fabricantes façam lâmpadas bivolt ou 127V, e certamente não se testa muito confiavelmente.

Esta é uma bivolt que funcionou por mais de um ano aqui na minha casa. Possui 20 leds brancos de alto brilho e um sensor PIR de movimento. Assim que percebe variação na captação de infravermelho a lâmpada liga por 30 segundos, desligando em seguida.

Há um LED vermelho que fica aceso o tempo todo, não sei para quê. Não incomoda muito pois é bem fraco.

Um dado interessante: se você instalar esta lâmpada dentro de um spot com tampa de vidro, o sensor de infravermelho não vai funcionar. Os vidros ou plásticos transparentes bloqueiam bastante comprimentos de onda próximos ao infravermelho. Aqui em casa eu substituí a tampa de vidro do spot por um CD transparente, aqueles que vinham com a pilha de cds graváveis. Funcionou por causa do orifício central do CD.

Outro dado interessante é a corrente, apenas 5mA! Trata-se então de uma lâmpada de 0.6W, que gastaria em cerca de 5KW anuais (algo perto de 3 reais) ligada 24 horas diárias e 7 dias por semana. Pena que a luz emitida seja fraca e muito azulada, embora perfeita para corredores ou banheiros.

As lâmpadas de LED estão melhorando e vão substituir as fluorescentes no futuro. Se bem que já faz uns 10 anos que eu escuto isso e até agora nunca vi lâmpadas LED boas o suficiente. Esta, por exemplo, perde por pouco para uma lâmpada de 9W fluorescente e gasta 15 vezes menos, mas assim como muitas outras  lâmpadas LED emite uma coloração demasiadamente azulada, que incomoda demais as pessoas.

Fiz um vídeo comparando esta lâmpada de 0.6W com uma de 15W fluorescente e outra de 25W incandescente. Mostrei também a instalação que fiz com o CD transparente e o sensor de presença em funcionamento. Veja só:

Deixo aqui o link para a lâmpada, pois se funcionou por um ano é um bom produto. Comprei no DealExtreme:

http://dx.com/p/e27-210-260lm-5500-6000k-white-20-leds-human-sensor-lamp-light-72981

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

2 Comentários

  1. Claudio Guilherme

    Boa tarde !!
    Preciso de lampadas de bulbo com sensor de presença.
    Esta empresa possui este item ?

    Fico no aguardo.
    Sem mais,

    Claudio

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*