Leia também!
Home / Todos / TV Samsung LED de 40 polegadas UN40EH500G

TV Samsung LED de 40 polegadas UN40EH500G

Aproveitando os baixos preços antes do natal comprei esta TV Samsung LED de 40 polegadas. Baixou bastante  o preço de todos os modelos que não são Smart. Esperto é você, não sua TV.

O contraste dela é 1000000:1, ou seja, muito melhor que a média da maioria dos monitores que fica perto dos 100K. Esta melhoria no número de níveis de contraste foi possível graças ao fato dos leds de backlight serem distribuídos ao longo da tela, sendo dimerizados de acordo com a luminância da imagem.

Mesmo com Brilho e contraste a 50% a tela é bastante luminosa. Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que esta é a minha primeira TV definitivamente melhor que as de tubo quando o sinal alimentado é SD. O constraste é ótimo e a cores são vivas. Perfeito.

Na parte de trás, a pobreza. Para economizar conectores há apenas uma entrada componente compartilhada com vídeo composto, ou seja, pode-se usar apenas uma delas. Duas HDMI para câmeras, tablets e video games modernos, uma saída de áudio para home theather e outra de serviço.

Na lateral apenas uma USB para pendrives e HDs externos. Uma coisa estranha é que o conector não vem escrito USB, apenas 5V 0.5A. A corrente maior certamente é para que possa ser usado por HDs externos.

O media player funcionou com o meu HD externo Samsung de 1Tb. Tocou AVI e MKV sem problemas, inclusive com legendas em formato SRT. A única reclamação que faço é que o sistema fica muito lento quando conectado ao HD externo. Demora quase 10 segundos para dar play ou pause em um vídeo.

Abaixo o menu de arquivos mostrando o conteúdo do diretório do meu HD externo. Demora 1 segundo para passar de um arquivo para o outro.

Na figura abaixo a etiqueta traseira mostrando o modelo e número de série. A TV é produzida no Brasil com componentes chineses, certamente. Tudo vem da China!

Apesar de ser uma TV de LEDs, não é muito fina. Praticamente igual a uma LCD convencional. É bastante leve apesar disso.

Uma reclamação para os engenheiros da Samsung: por que não há controle a possibilidade de girar a tela mantendo a base fixa? Isso é comum, mas foi totalmente ignorado neste modelo de TV. Também não há nenhum controle de posição ou altura.

Uma boa ideia foi este botão na parte inferior do aparelho. Funciona como um joystick digital controlando quase todas as funções sem precisar do controle remoto. O menu é bastante intuitivo e fácil de usar.

Um toque no botão inferior e vai aparecer o menu da figura abaixo. Com as quatro direções do botão inferior você pode selecionar “desligar”, “source”, “menu” ou “content”. A partir daí você continua controlando o menu com as direções ou com o  controle remoto.

Falando nele, aí está o controle remoto. Pequeno em relação às outras TVs mas apensar de simples e compacto possui acesso fácil a todas as funções.

No menu principal há configurações de imagem, som, canal e sistema. Há também um manual de suporte bastante extenso na tela da própria TV.

Nas configurações de imagem há tudo que se espera: contraste, brilho, cor e etc…

Nas configurações avançadas temos um ajuste incomum para tons de pele, dando ganho ou atenuação à faixa natural de cor de pele.

Toda a vez que você liga a TV aparece um logo da samsung. Isso pode ser removido com o menu abaixo:

No menu de som pode-se habilitar uma simulação SRS e um filtro para realçar voz. Há também um equalizador gráfico.

No menu de sintonia há opção para AR e CABO. Há entradas independentes para antena e TV a cabo, util para quem quer usar o sinal da TV a cabo diretamente no TV sem perder a possibilidade de usar a TV digital terrestre via AR.

Falando em TV digital, o guia de canais é bem bonito. Meio lento, mas funciona bem.

Novamente o guia da TV digital brasileira ISDB.

Menu de informações sobre o programa. Nem todas as emissoras preenchem isso.

O sinal em SD 4:3 funciona bem. Melhor que nas outras TVs de LED que vi até hoje. Abaixo o melhor programa da TV aberta “brasileira”.

Lista de canais com efeito de transparência… bonito…

Menu de entradas: só ficam disponíveis as que houver sinal alimentado.

Se você aperta “Content” no controle remoto aparece o menu abaixo. Selecionando “Media Play” inicia o sistema para tocar vídeos de um pendrive ou HD externo.

Apertando “Tools” no controle remoto tem-se um menu rápido para acesso de algumas funções.

A TV não é smart, mas o dono é esperto! Meu tablet Orange tem saída HDMI e entrada para mouse, o que me permite usar o Android na tela da minha TV! Veja só na figura abaixo 40 polegadas do home screen “espier laucher” que imita o iPad.

Usando qualquer tablet com saída HDMI você pode acessar internet, youtube, facebook, twitter sem a necessidade de uma TV smart muito mais cara. Pode ainda jogar Angry Birds e outros jogos de Android. Funciona muito bem com o mouse!

A TV possui recurso PIP (Picture in Picture), mas apenas quando a primeira imagem vem de uma fonte HDMI. Desta forma pode-se habilitar uma segunda tela no canto inferior com a TV digital ou analógica.

Pode-se inclusive escolher o áudio que se deseja escutar: o da tela pequena ou da grande.

Há também a opção de colocar a tela pequena na parte superior, inferior, esquerda ou direita. Uma sugestão para os engenheiros da Samsung: coloquem uma tecla no controle remoto para alternar o áudio de saída mais facilmente. Atualmente o usuário é obrigado a entrar em um menu para selecionar o que quer ouvir.

Comprei recentemente um dongle HMDI android para usar nesta TV. Será melhor que o tablet porque não haverá a necessidade de tantos fios. Assim que chegar vou fazer uma revisão aqui no Blog.

Para finalizar, achei uma ótima TV.  Fiz a compra na loja FAST que possui o melhor preço caso você tenha interesse em comprar à vista. Deixo o link para a loja e para o comparador de preços bondfaro.

http://www.fastshop.com.br e http://www.bondfaro.com.br

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

2 Comentários

  1. Excelente avaliação. Comprei uma esta semana, já desvendei todos os detalhes e concordo com tudo que disse. Acrescentaria uma outra possibilidade de melhoria: a utilização do controle remoto em ambiente com pouca iluminação fica complicado pela dificuldade em localizar algumas teclas, seria importante que elas fossem de tamanhos e formas diferentes.

  2. MUITO BOM SEU REVIEW.TAMBÉM TENHO ELA. PENA O DE LENTIDÃO NO MEDIA PLAYER VIA HD
    ABRAÇOS

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*