Leia também!
Home / Android / Salvando seu 3G lento com o Opera

Salvando seu 3G lento com o Opera

Sua conexão 3G é uma droga? A minha também. Um bom acesso à internet móvel só existe em alguns bairros nobres de algumas cidades brasileiras. Se você estiver fora de alcance de qualquer boa conexão WiFi e precisar acessar a rede uma boa solução é utilizar o Opera Browser ou Opera Mini.

O Opera Mini, mostrado abaixo, não é apenas um browser rápido. Quando você faz uma requisição a um endereço na internet o Opera envia para um servidor intermediário próprio, também conhecido como proxy, que acessa a página, comprime o conteúdo, diminui o tamanho das imagens e reenvia tudo sem javascript, java, flash ou qualquer outra bobagem. Resultado, a navegação acaba sendo cerca de 10 vezes mais rápida.

Outro aspecto interessante é que o browser pode ser baixado pelo Market, totalmente de graça, e possui apenas 900Kb. Em outras palavras, pode valer à pena instalar o Opera Mini em um celular mesmo fazendo o download via 3G. Em alguns acessos já teremos economizado mais seu plano de dados mesmo somando-se o tamanho do download.

Eu uso o Opera Mini desde a versão para Windows Mobile e o funcionamento é quase perfeito. Há de se esperar que algumas páginas não funcionem muito bem quando acessadas via proxy, embora a  maioria monta sem problemas. Abaixo temos a página do TudoVemDaChina em versão mobile.

O Opera Mini é usado para acessar conteúdo rápido, portanto ele vai tentar, se possível, encontrar a versão móvel da página a ser acessada. No caso do TudoVemDaChina é possível clicar no link para ver a versão desktop, que também é montada corretamente. Outro interessante aspecto é que a propaganda do Google é bloqueada, ou seja, não gasta seu o plano de dados.

Na tela frontal do Opera Mini temos o speed dial, ou seja, uma lista de favoritos mais usados para acessar facilmente.

Se você estiver usando uma conexão WiFi lenta o opera mini também pode ajudar bastante. No entanto, se o WiFi for rápido será melhor baixar o Opera Browser (que antigamente chamava-se opera mobile).

O Opera Browser é um pouco mais lento que o mini mas possui melhor compatibilidade com a maioria dos sites na internet. Aqui existe a opção de desligar o acesso via proxy no botão “modo Off-Road”. Quando ligado, o acesso Off-road geralmente diminui o tráfego de dados em cerca de 90%.

Outra forma de acessar a internet mais rapidamente é diminuir a qualidade das imagens ou mesmo desligar o download de figuras. No desespero de acessar seu Email no meio da rua em uma conexão terrível esta pode ser uma boa solução.

Na configuração também pode-se definir se o browser será considerado como celular, tablet ou desktop. Isso não existe na versão mini.

Até o YouTube funciona, embora não carregue os vídeos dentro do browser. Neste caso, abre-se o browser default ou o App do YouTube.

Escolhendo-se o agente do Opera como “mobile” a versão do TudoVemDaChina é modificada para celular.

Pena que alguns sites dão problema, como é o caso do jornal OGlobo que carrega bem pequeno na parte superior da tela. Até dá para ler: é só dar zoom.

Histórico, discagem rápida e favoritos completam a utilidade deste browser, que também possui versão para PC e outras plataformas.

Embora o browser default do Android tenha melhorado muito nestes últimos anos, sempre instalo um versão de Opera Browser e Opera Mini nos meus celulares para acessar a internet em emergências. Embora nem todos os sites montem perfeitamente via proxy, às vezes o aumento de velocidade é a diferença entre a página funcionar ou ficar carregando eternamente. Deixo os links para os softwares no Google Market, para quem tiver usando o celular poder instalar os aplicativos diretamente:

Opera Mini  – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.opera.mini.android&hl=pt_BR

Opera Browser – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.opera.browser

Versão Beta do Opera Browser – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.opera.browser.beta

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

2 Comentários

  1. Antonio Gomes

    Muito boas estas dicas sobre o Opera.Valeu teacher e continue assim nos ensinando sempre.Thanks!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*