Leia também!
Home / Android / Motorola Xoom 2 3G

Motorola Xoom 2 3G

Uma opção ao domínio dos tablets Samsung e nem tão hardcore como comprar modelos chineses é o Motorola Xoom 2 mostrado abaixo:

Pareceu-me um bom tablet com muitas opções e que, embora por um preço alto (entre 800 e 1200 reais), possui um bom custo benefício. Saída HDMI é uma das opções apresentadas.

Uma opção fantástica é a presença de 3G, ou seja, é possível plugar um cartão SIM direto no próprio tablet para acessar a rede de internet móvel. A maioria dos tablets chineses que possuem este recurso são bem caros. A opção nos outros tablets é usar um modem externo e um adaptador OTG. No entanto, nem todos os Motorola Xoom possuem 3G embutido, fique atento ao comprar.

A construção do tablet é bem firme e o material possui uma boa qualidade.

Detalhe da câmera traseira, que é de apenas 5Mpixels, acompanhada por um led de flash. Achei as fotos tiradas de boa qualidade.

Os botões emborrachados na parte de trás do tablet são confortáveis e bonitos.

Mas se você estava esperando que eu falasse algo de ruim em relação ao Motorola Xoom chegou ao ponto certo: o Android é o 3.2 HoneyComb, uma versão de sistema operacional que não fez muito sucesso por um motivo simples: é instável e problemática.

Ao que parece, há como atualizar para o Android 4.1 ou 4.2, mas isso não será feito via atualização dentro do próprio dispositivo. Uma pena, esperava que a Motorola tivesse um suporte melhor do que os fabricantes chineses mais desconhecidos.

Enquanto não se atualiza o Android, os usuários do Motorola Xoom 2 devem conviver com travamentos, lentidões e outros defeitos que não são compatíveis com um tablet tão caro quanto o Ipad.

Também não gostei muito do Home do HoneyComb, pois me pareceu pesado e lentão. Nada que uma busca no Market não resolva.

Falando no Google Play, tudo funciona normalmente. O que se pode esperar é uma certa incompatibilidade ao Android 3.2.

Vamos agora instalar o AnTuTu benchmarking para testar a CPU/GPU e outros aspectos do tablet.

O AnTuTu rodou normalmente. Detalhe da tela de 8.2” Gorilla Glass resistente à riscos, que é uma das características mais interessantes do tablet.

A resolução de 1280×800 certamente prejudica bastante o teste 3D.

O score final do AnTuTu é de 6111. Muito bom para um telefone celular mas lento demais para um tablet. É possível que o score melhore um pouco em versões mais atualizadas de Android.

Detalhes do processador Dual Core Arm7 nas informações de sistema do AnTuTu:

O App do facebook funcionou, embora tenha dado algumas travadas.

Graças ao Market pode-se baixar qualquer aplicativo, apenas atentando ao problema de incompatibilidade que alguns softwares podem ter ao Android 3.2.

O usuário pouco conhecedor de Android pode nem mesmo perceber que não está usando ICS ou Jelly Bean, já que a interface é bastante semelhante.

Aqui um detalhe estranho na câmera padrão do Android. O botão de disparo está muito na borda da tela. Isso poderia ser modificado: culpa da Motorola.

Não tenho certeza se esta barra de tarefas adicional, mostrada abaixo, é padrão do HoneyComb ou é característica deste tablet Motorola. Uma ideia interessante.

Este APP de anotações vem com o aparelho e permite anotar livremente qualquer coisa.

Testei alguns aplicativos e jogos e todos funcionam. Abaixo o APP do Youtube.

 

 

 

 

Para finalizar, minha opinião é que se trata de um bom tablet com um sistema operacional ruim. Travamentos e defeitos não deveriam ser aceitáveis em um dispositivo que custe próximo de 1000 reais. No final, o desempenho do equipamento é apenas razoável, embora o hardware seja claramente de boa qualidade. Um boa solução é buscar firmwares customizados do Android ICS ou JellyBean, que resolvam estes pequenos problemas. Acho terrível que a Motorola, um fabricante de grande escala, não dê suporte à um método mais simples de atualização.

Quem tiver interesse em comprar um Motorola Xoom  2 ou ler especificações de hardware pode seguir os links abaixo, tomando o cuidado antes comprar de verificar se o tablet é uma versão com 3G.

Especificações – http://www.phonearena.com/phones/Motorola-XOOM-2_id6402

Venda no Ponto-Frio: http://www.pontofrio.com.br/tablets/Tablet/TabletAndroid/Tablet-Motorola-Xoom-2-Media-Edition-MZ607-com-Tela-8-2-32GB-Camera-5MP-Webcam-1-3MP-GPS-Wi-Fi-Bluetooth-Micro-HDMI-e-Android-3-2-723207.html?utm_source=Googlepatrocinado&utm_medium=cpc&utm_campaign=GoogleShoppingBeta_PLA&adtype=pla&gclid=CJ-mtPmAsrcCFVTl7AodwD0AZA

Comparaão no Buscapé: http://compare.buscape.com.br/motorola-xoom-2-wi-fi-32-gb.html#precos

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*