Leia também!
Home / Android / Celulares / Baterias / Receptor indutivo Qi universal para carregador sem fio

Receptor indutivo Qi universal para carregador sem fio

Já ouviu falar de carregador sem fio para celulares? A tecnologia, conhecida como Qi, é baseada em uma ideia bem antiga que agora está sendo aprimorada para uso geral em dispositivos móveis. Este produto é um receptor Qi universal para adaptar a qualquer celular, ou quase.

Para fazer seu celular funcionar com o carregador sem fio primeiro você precisa comprar um transmissor, depois instalar o receptor da foto abaixo dentro do seu aparelho.

Este é feito para o Samsung Galaxy S4, embora possa ser adaptado para qualquer outro aparelho com conector MicroUSB de carga.

O receptor é tão fino como duas folhas de papel coladas, e na parte de dentro há uma bobina para receber o campo magnético gerado pelo transmissor Qi. É assim que funciona a tecnologia.

 Abaixo o conector MicroUSB que será conectado ao celular para efetuar a carga.

Veja só como adaptar seu celular à esta tecnologia. Este abaixo é o meu Chinês UMI X2, que possui um conector MicroUSB para carga na parte inferior da foto abaixo. Perceba que entre a tampa traseira e o corpo do celular há uma passagem bem fininha, por onde pode ser passado o cabo do receptor Qi.

Abaixo temos o celular em a tampa. Note novamente a pequena passagem acima do conector MicroUSB. Existe neste local um sulco, por onde passará o cabo do receptor Qi sem causar problema no fechamento da tampa.

Agora é só colocar o receptor Qi dentro do celular, prendendo-o com fita dupla face ou crepe. Eu prefiro fita crepe pois é mais fácil remover depois.

O cabo do receptor fica perfeitamente alojado no espaço entre o celular e a tampa traseira. Este espaço existe em vários celulares exatamente para isso. O conector do receptor Qi também servirá como uma proteção do conector contra oxidação. Caso você queira carregar o celular da forma convencional, basta remover o conector plástico do receptor Qi. Não há necessidade de retirar a tampa para isso.

Se o seu celular não possuir este espaço, coloque o receptor Qi na parte de trás mesmo e o esconda com uma capinha plástica. Foi o que eu fiz com este Samsung Galaxy S3.

Aí está meu UMI X2 carregando sobre o transmissor Qi. Só carrega em cima da base, não funciona a distância.

Tudo muito bonito, pena que não funciona para qualquer celular. Descobri que depois de várias horas em cima do transmissor Qi meu UMI X2 quase não havia carregado, foi aí que eu percebi que a corrente do receptor não era suficiente para carregar o celular. Meu UMI X2 precisa de 700mA de corrente para carregar adequadamente e o receptor é de apenas 500mA. O Samsung Galaxy S3 carregou perfeitamente, então deixei-o instalado neste celular. Vou ver se comprou outro receptor sem fio de maior potência para continuar testando a tecnologia. Deixo abaixo o link para quem quiser dar uma olhada no receptor e no transmissor, comprados no DealExtreme:

Receptor Qi universal de 500mA – http://dx.com/p/universal-wireless-charger-receiver-module-w-micro-usb-252209

Transmissor Qi de 1000mA – http://dx.com/p/wpc-qi-standard-wireless-charger-for-nokia-lumia-920-lg-nexus-4-samsung-i9300-i9500-white-231982

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

2 Comentários

  1. Vergonha o S4 nao ter, meu nexus 4 tem embutido.
    Agora nao sei pq nao usam essa tecnologia pra bateria de marcapasso cardiaco. Abrir o peito do fregues a cada 5 anos pra trocar bateria… Tudo bem q a bateria fica bem superficial mas eh um procedimento cirurgico com seus riscos

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*