Leia também!
Home / Android / UMI X2 – Fantástico celular, mas com alguns defeitos

UMI X2 – Fantástico celular, mas com alguns defeitos

Finalmente chegou o meu novo celular, o UMI X2. Produzido na China e projetado na Índia.

A caixa do aparelho parece um livro e o celular vem na segunda “página”. Apenas o aparelho, uma fonte e um cabo USB-Micro USB.

Aí está o celular na caixinha. Tudo aparentemente feito para ser o mais barato e menor possível para simplificar o frete.

Na página anterior onde vem o celular há esta lista de especificações. Atenção à resolução do display que é FullHD. A melhor característica deste celular.

Aí está o aparelho funcionando e rodando meu lançador preferido iLauncher, que deixa e interface parecida com o iPhone. O display é de 5 polegadas e tanto o brilho quanto o ângulo de visada são muito bons.

Veja em uma foto tirada mais de perto do display que os detalhes dos ícones são fantásticos. É melhor que a resolução da maioria dos tablets e tão boa quanto à do Samsung Galaxy S4.

Talvez não dê para ver na imagem abaixo, mas aqui há uma treliça de 5 em 5 pixeis:

O contraste e resposta em frequência do display são muito bons. Vídeos no youtube em alta qualidade parecem melhores no UMI X2 do que no meu monitor de computador.

O menu de configuração é colorido seguindo o esquema do celulares Samsung. Há também a facilidade de ligar e desligar WiFi e Bluetooth direto da tela inicial.

 

O Android é o 4.2.1, embora não possua teclado Swype nativo.

O Market funciona bem, como era esperado.

Como o teclado do Android não vem com o Swype, eu o instalei do Market. Funciona perfeitamente. Na verdade, tudo o que eu instalei funcionou bem.

A parte de trás do celular tem um acabamento muito bom, melhor até mesmo que o Jiayu G3. Lembrando que o Display do X2, assim como o G3, possui Gorilla Glass.

A câmera é muito boa, tanto a traseira de 13M pixels quanto a frontal de 1.9 M pixels. O flash é um pouco fraco, mas isso é bem comum em celulares chineses.

Na lateral temos um botão de power e outro de volume.

Na parte de baixo o microfone e o conector Micro USB.

Rodando o AnTuTu temos um resultado bastante alto, embora mais baixo do que eu esperava.

Temos apenas 11693 no AnTuTu. Pode ser que com outro firmware eu consiga um score mais elevado, pois escutei falar que o X2 pode chegar a 15000.

Este é o score detalhado. Deixei aqui como comparação para os leitores deste blog que tiverem este celular.

Estas são as especificações de hardware. Atenção à resolução e ao 480 DPI. Fantástico! Temos também uma CPU Quad Core com 1Gb de RAM.

Especificações da câmera e de memória RAM mostradas pelo AnTuTu:

Um defeito chato, embora não retire nenhuma funcionalidade, é a mal iluminação dos botões de hardware:

Agora um defeito mais sério: a recepção do sinal de WiFi não é muito boa, embora não seja das piores que eu já vi. A minha rede, por exemplo, é recebida com -59dBm a cerca de um metro do roteador. A maioria dos bons celulares teria uma recepção de -50dBm. Dá para usar sem problemas, mas se estiver longe do roteador podemos ter algumas desconexões. Eu testei velocidade do WiFi e me pareceu boa mesmo com o sinal fraco.

Bluetooth funciona normal como esperado.

O celular pega as redes 3G tanto em “H” quanto em “H+”. Também recebe sinal 3G nas bandas de 2.1GHz e 900MHz, o que não ocorre no Jiayu G3.

Abaixo temos a status bar onde se pode ligar e desligar todos os hardwares do celular.

Agora vamos ao defeito mais chato: aqui no Rio de Janeiro eu tenho um chip da operadora Vivo com acesso à rede 3G. No entanto, por algum motivo maluco sem explicação, este celular não recebe a rede da Vivo em algumas regiões da cidade. Todas as outras operadoras (Claro, Tim e Oi) funcionam normalmente em qualquer lugar, tanto em 2G como em 3G.

Quando eu configuro para usar a rede 3G da vivo o celular fica sem serviço, não recebendo ou efetuando chamadas. Não entendi qual o problema, já que a Vivo usa a mesma banda de frequência das outras operadoras daqui do Rio de Janeiro.

Veja só que estranho. Esta foto abaixo registra que eu tenho -69dBm de sinal na rede HSPA (3G) da Vivo mas mesmo assim não consigo conexão. Esta potência de sinal é  forte o suficiente para encher todas as barrinhas. Não sei porque eu fico sem serviço.

A rede da Vivo 3G aparece quando eu mando listar todas as operadoras presentes, embora não conecte ou registre a rede. Em alguns lugares da cidade funciona normalmente, o que me deixa ainda mais encucado.

Outro defeito é que a bateria não é muito boa, embora superior a maioria dos celulares chineses. A duração é mais ou menos um dia, mesmo com forte uso constante de WiFi e 3G.

Tentei de tudo para fazer o GPS funcionar mas até agora não consegui, embora não posso dar certeza ainda se há algum defeito.

No geral, se não fosse este estranho probleminha com a operadora Vivo eu estaria totalmente satisfeito com o UMI X2. Eu acabei colocando um chip pré-pago de outra operadora para usar o 3G e o resultado foi uma internet móvel confiável e rápida, tão boa quando em qualquer celular de marca.

Com todos os defeitos ainda acho este celular fantástico. Vou tentar procurar por alguma atualização de firmware que corrija estes pequenos problemas e, caso não consiga, vou trocar de vez de operadora. Todas são uma droga mesmo, e me parece uma ótima opção para manter o aparelho e usar a rede da Claro, Tim ou Oi.

Se alguém tiver este celular comente aqui embaixo sobre defeitos ou soluções encontradas. Talvez quando mais pessoas tiverem o mesmo problema será mais fácil resolvê-lo. Deixo abaixo um link para mais especificações do UMI X2 e também para a loja PandaWill:

http://www.umimobile.in/product/Umi-X2-Quadcore-id-115676.html

http://www.pandawill.com/umi-x2-smartphone-50-inch-1080p-fhd-screen-gorilla-glass-mtk6589-quad-core-android-42-1g-16g-grey-p74765.html

Sobre Adriano Moutinho

Adriano Moutinho
Professor do Curso Técnico de Eletrônica no CEFET-RJ, Engenheiro de Telecomunicações, Mestre em Informática e Doutor em Engenharia Civil. Além de comprador de produtos malucos da China.

35 Comentários

  1. Ola, Adriano. Adquiri um smartphone THL modelo W8S, com uma configuração otima, mas, ocorre o mesmo que voce descreveu. Em alguns lugares o 3G da vivo não entra. Na cidade do Rio de Janeiro ainda não tive problema, sintoniza H+ ,mas, trabalho em Angra dos Reis e lá , tambem em alguns lugares, não consigo receber H+, ..outros celulares(SAMSUNG) de amigos ao meu lado recebem o 3G da vivo , mas, o meu , não. Pensei que fosse defeito de meu aparelho, mas, um amigo tambem tem um mesmo modelo e ocorre o mesmo.
    utilizando um app chamado MOBILEUNCLE TOOLS, vasculhei o interior do aparelho em busca de algo…e, somente desconfiei das frequencias (BAND MODE), que são: UMTS MODE: WCDMA-800; WCDMA-CLR-850 e WCDMA-IMT-2000… e em GSM MODE: GSM850; PCS1900; DCS1800 e EGSM900.
    Nao apresenta frequencia de 2100….não sei se tem a ver…

    • Se não funciona na frequência de 2.1GHz não deveria funcionar o 3G no Rio de Janeiro, que funciona nesta frequência em boa parte dos locais. O MobileUncle deve estar errado. Quando ficar sem sinal, faça uma busca manual de redes e veja se encontra alguma rede 3G da vivo.

      Mas a solução pode ser tentar atualizar o firmware, pois isso é que acabou resolvendo o meu problema com o UMI X2.

  2. COMPREI UM TIVE DIFICULDADE DE ACHAR A BATERIA … DELE POIS A MINHA VICIOU …

    MAIS D RESTO E PERFEITO

  3. Alicio N Neto

    Meu X2 chegou, mas no rastreamento dos Correios consta “aguardando retirada”.
    Provavelmente serei taxado, tomara que com um valor parecido com oq vc pagou Adriano rs

    • Boa sorte!

      • Alicio N Neto

        Um mês de uso e não posso reclamar. O aparelho é muito bom pelo valor. Como vc citou o GPS é fraco mas funciona e as fotos noturnas são prejudicadas pelo flash que parece acender antes que a foto seja batida e ficam escuras. Só tive problema em um dia de extremo calor usando o GPS/3G dentro do carro. Ele esquentou demais e enlouqueceu o touch. Desliguei td, retirei e bateria e só voltei a ligá-lo mais tarde. Desde desse dia não aconteceu mais nada. Essa questão da temperatura acho que é comum em todos os smartphones. Fora isso é excelente, navega rápido, 3G normal aqui, 02 chips funcionando de acordo. Estou satisfeito.

  4. Alessandro Affonso

    qual loja consigo comparar ele parcelado no cartão…. e se for taxado qual seria o valor dessa taxação ?

    • Não tenho certeza nem mesmo se é possível parcelar no cartão. De qualquer forma, mesmo que seja, deve ser com juros. Se for taxado eles estimam o valor do produto e cobram 60% do valor do produto como imposto de importação. Geralmente algo perto de 150 reais.

  5. Realmente não sei o que está acontecendo com estes chineses, parece até um complô contra a VIVO. Comprei um N9500 e tive que devolver pois apresentava este mesmo probleminha: a 3g da VIVO não funcionava. Aí comprei um THL W8+, porém apresentou o mesmo problema: a 3g da VIVO não funciona. Que loucura é essa ? Mandei o aparelho de volta para o vendedor, mas parece que ele está se escondendo para não receber o aparelho de volta, pois os correios já fizeram duas tentativas de entrega no endereço. Se o aparelho retornar terei que ficar com ele assim mesmo. Vou tentar encontrar uma firmeware pra ver se dá jeito.

    • Não acho que tenha qualquer problema com a operadora, deve apenas ser coincidência. No caso do THL W8+ ou do N9500, qual o defeito que apresentava? Havia sinal para conversação? Conseguia fazer ligações? Só os dados não funcionavam?

      • eu tenho um w8+ com chip vivo…..e qdo habilito 3g em alguns lugares, ele derruba o sinal de voz…mas, na cidade do Rio de Janeiro funciona bem na maioria dos lugares

  6. sempre que o meu UMI X2 liga eu recebeo umas 3 sms em chines de números variados… alguem sabe como arrumar isso?

  7. Também comprei esse celular, mas no meu todos os g3 funcionam (tim, oi, vivo e claro DF e geralmente com H+) bem como o gps (waze e google maps).
    Existe um upgrade no site oficial (http://bbs.91umi.com/forum.php?mod=viewthread&tid=302401&extra=page%3D1) que aparentemente corrige o problema da iluminação das teclas de comando e outros melhoramentos na camera.e otimização de RF (tem mais coisa mas o google translator não aguentou). .
    É necessário se cadastrar para obter o link desse update. Deu um certo trabalho mas me inscrevi e baixei o upgrade (http://pan.baidu.com/share/link?shareid=514790388&uk=621170261)
    Copio o update.zip para o diretorio raiz do telefone (se copio para o raiz do sd o comando “apply update from sdcard não acha o arquivo)
    Daí ligo o aparelho com vol+ e power pressionados
    Aciono “wipe data/factory reset” e depois “wipe cache partition”
    Aciono “apply update from sdcard” seleciono o arquivo update.zip
    Ele começa o upgrade mas dá erro logo após “– Install /sdcard …”
    O erro: ” Signature verification failed”
    Ora, o upgrade foi obtido no site do fabricante.
    Se alguem tiver alguma sugestão ou dica eu ficarei eternamente grato ; – )
    PS: Existe um aplicativo instalado chamado Update System que localiza o update.zip no telefone e tambem faz a instalação, mas infelizmente com o mesmo resultado.
    Comprei o meu aqui: http://www.aliexpress.com/snapshot/239392929.html
    Não paguei imposto. só o iof do cartão.

  8. Rodrigo Rocha

    Tenho tambem um umi x2, e tambem não conseguir colocar o gps pra funcionar, alguem tem alguma dica…

  9. boa noite adriano fiquei na duvida entre ele e o thl w8 + e acabei comprando o thl assim que chegar farei um post aqui.

  10. Lincoln Pereira da Silva

    Olá Adriano Moutinho, eu comprei um UMI X2 com 2 GB RAM. Seu tópico está muito bem elaborado, parabéns. Comprei meu celular pelo PANDAWILL e não paguei imposto. O telefone é lindo, com hardware incrível para $300,00 (Daria 5 estrelas de 5). Gostaria de saber se pode me indicar um profissional para resolver o meu caso (comercialmente). Eu moro no RJ, não custa nada tentar. Vou colocar um resumo do meu problema. Desde já agradeço.

    Chainfire 3d travou meu celular
    Comprei um UMI X2 e esse é o meu primeiro celular com sistema android. Encontrei um tópico falando sobre esse apk e acabei instalando ele. Depois o sistema reiniciou e não sai do nome “android”. Moro no RJ e hoje fui na Uruguaiana no centro do RJ, onde encontram-se vários técnicos de suporte. Ninguém sabe fazer o recovery desse aparelho (não existe nem capa para esse celular). Eu não fiz o root dele. Em outros tópicos descobri que para entrar no modo de emergência do meu aparelho é necessário colocar o celular no cabo usb do computador, apertar “power” + “volume +”. Quando o celular ligar é só soltar que aparece o robô do android. Apertando o “power” novamente é exibido um menu com algumas opções. 01)reboot system now. 02)apply update from adb. 3)apply update from sdcard. 4)apply update from cache. 5)wipe data/factory reset. 6)wipe cache partition. Achei também um link que oferece o recovery oficial do UMI X2 em formato zip, com o tutorial e tudo ( androidgroupon.com/2013/05/18/umi-x2-romcwm ). Coloquei o arquivo dentro do sd card (formatado em fat), e segui o procedimento, escolhendo a opção 3)apply update from sdcard. Só que eu acredito que o que é exibido não é o sd card e sim a memória interna do aparelho com as pastas do sistema. Com isso não consigo acessar o arquivo de recuperação.

    • Olá Lincoln. Siga este link: http://www.pandawillforum.com/showthread.php?20996-ROM-Android-4-2-1-clean-official-rom-for-UMI-XII

      Parece que há como instalar firmware usando uma ferramenta a partir do PC. Talvez funcione. Também parece haver um método de factory default que talvez dê certo: Apertar VOL+ VOL- e Power. Veja as instruções em um post no link que eu te enviei, Parece que o menu é em chinês.

      A maioria das ROMs dizem que se deve instalar um recovery antes de instalar a ROM, e isso deve ser feito usando o software mobileuncle tools (baixado no market). Lógico que isso não será possível no seu caso em que o X2 está travado na tela de Android.

      Outra possibilidade tentar acessar o ADB (recover via ADB), mas tem que pesquisar. Nunca fiz isso…

      • Gostei desse mobileuncle tools. Como o meu UMI já veio root usei o mobileuncle tools para remover aquelas aplicações chinesas que vieram pré instaladas.

      • Lincoln Pereira da Silva

        Professor Adriano Moutinho, obrigado pela ajuda. Fiquei sem tempo de tentar recuperar o telefone e acabei enviando de volta para o pandawill. Se eles resolverem o problema (se o telefone chegar lá kkk), coloco aqui a solução. Se eles não resolverem e o telefone voltar brickado (se voltar kkk) poderemos usar ele para testes. Entrei no menu em chines e tinha pesquisado, aparecia apenas alguns comandos de teste de hardware. Quanto a usar o ADB foi o que cheguei mais perto da solução. O telefone aparentemente era localizado pela usb e aparecia conectado com a cor verdinha. Já usando o comando no prompt de de comando do windows ele também respondia, só que achei muito complicado. Como o Doutor Byte falou, o estranho é o comando “apply update from sdcard” mostrar o diretório do telefone e não do sdcard. Assim que tiver novas informações retorno.
        Obrigado pela ajuda.

    • Estive pensando se, como moramos no Rio, podemos nos encontrar para que eu possa tentar resolver o problema do seu celular. Pode também me ajudar com o meu poder testar o recovery em um celular que já está com defeito mesmo. Que tal? Podemos nos encontrar no Rio? Manda um email para mim em adrianomm@gmail.com

    • Tambem notei isso. O comando “apply update from sdcard” mostra o diretorio do telefone e não do sdcard.

  11. Parabens pelo site professor, gostaria de saber se foi taxado o celular, esta dificil comprar fora principalmente itens deste valor devido a alta do dollar e o risco de ser taxado, um abraço.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*