Leia também!
Home / Opinião / Queda de vendas de PCs e o Windows Blue!

Queda de vendas de PCs e o Windows Blue!

Que o Windows 8 é uma droga todo mundo já sabe, mas que ele seria responsável pela maior queda de vendas de PCs deste milênio nem a pessoa mais anti-microsoft do mundo arriscaria ter dito. O problema é tão grave que a Microsoft já está trabalhando em um grande update para o windows 8, que por enquanto é chamado pelo codinome Blue.

Ao que parece a maioria não gostou mesmo do design simplista do novo sistema operacional, pois desde 1994 não tínhamos uma queda tão grande nas vendas de computadores e notebooks. Não pode-se deixar de notar a tendência da Microsoft em inovar e errar a mão, como descrito de forma engraçada no meme abaixo:

Era para facilitar a nossa vida, mas a interface metro ficou bastante confusa. Também não era para menos: um monte de links quadrados e uma lista de ícones que desmontaram a estrutura que existe desde o windows 95. Inovação? Para mim parece design da preguiça.

A ideia de simplificar não é nova, acompanha a internet desde sua criação. As páginas tem ficado com fundo branco, menus mais simples e figuras mais leves. Mas precisava trocar o até logo do windows 7 para estes retângulos ridículos? Estão tentando rodar windows em celular Nokia velhão?

Triste lembrar como foi difícil fazer as animações do windows 95 na época em que VGA (640×480) era o padrão de resolução. Tanto trabalho para alguém, 18 anos depois, tacar uma cor só na tela para nos remeter ao tempo do DOS.

O desktop do windows 8 parece uma versão anterior do windows 7. A primeira vez que eu vi até achei que não tinha ativado o sistema operacional e eles haviam habilitado o “modo pirata”. Demorou um tempo até que eu percebesse que não havia nada de errado na minha placa de vídeo, era feio assim mesmo: FullHd da mesma cor.

Mas o que realmente melhorou no Windows 8? O boot está mais rápido e há agora opção de integrar Email e Facebook (entre outros) na própria interface. Muito legal, mas estas pequenas vantagens ficaram totalmente perdidas nos muitos defeitos de um design horrível. Ainda resolveram extirpar o menu iniciar, executar e  outras opções que estavam antes ao alcance de um click, e agora irritam usuários de todo o mundo.

Mas tem quem goste do novo sistema operacional. Meu antigo post falando mal do windows 8 recebeu vários comentários de defensores do design simplista. Pode até ser que em tablets a coisa fique melhor, mas a maior prova de que a maioria não aprovou o windows 8 é que a própria microsoft está adiantando o lançamento de um novo grande update, o tal windows 8.1 Blue. Quem sabe desta vez eles não se recuperam, pois o ubuntu e o Android estão na cola do mercado de PCs faz tempo, e se der mole eles mordem para valer! Abaixo os links que utilizei para a pesquisa:

http://www.itpro.co.uk/desktop-software/19622/windows-blue-81-release-date-price-and-features

http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2013/04/11/windows-8-leva-a-culpa-por-queda-brutal-nas-vendas-de-pcs/

http://windows8brasil.com/blog/executivo-da-samsung-culpa-windows-8-pelo-declinio-nas-vendas-de-pc/

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/atualizacao-do-windows-8-voltara-com-opcao-de-tela-inicial,-diz-microsoft

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

2 Comentários

  1. Guilherme Stiebler

    Imagino que o avanço brutal nas vendas de tablets seja um fator um tanto mais importante na queda das vendas de PC do que a baixa aceitação do Windows 8.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*