Leia também!
Home / Todos / Windows 8 é uma droga!

Windows 8 é uma droga!

Em uma cagada ainda mais homérica que o windows vista, a Microsoft lança um sistema incompleto, defeituoso, problemático e inútil. Seja bem-vindo ao windows 8!

Para começar, instalei a versão x64 do windows 8 em um computador desktop. A microsoft não diz que o sistema operacional é feito para tablets, vende-o como se fosse a utopia da nova experiência de computadores pessoais. Que droga!

Durante a inicialização você se sente transportado para a era dos 8 bits. Quatro losangos com apenas uma cor e um conjunto de bolinhas rodando. Este é o prenúncio da porcaria que está por vir.

Depois de uma tela de logon muito esquisita, o usuário se depara com esta interface abaixo claramente apropriada para um tablet. Mas lembre-se, caro leitor, estou em um computador desktop sem touchscreen. Que diferença faz clicar com um mouse em caixinhas quadradas ao invés dos tradicionais ícones?

O mais complicado é que esta tela não possui todos os programas. Para acessar toda a lista do que você possui instalado deve-se clicar com o botão da direita do mouse em um local vazio para selecionar a opção “todos os programas” na parte inferior direita. Isso significa que se você está procurando um programa que acabou de instalar é bem possível que não o encontre se não souber este ridículo atalho.

Para ter a tela de windows-de-gente você pode clicar no retângulo desktop. Aí aparece a tradicional tela de ícones que estamos acostumados desde 1995. Mas não está tudo resolvido ainda, tem muita aporrinhação pela frente!

Para começar a palhaçada não há menu iniciar! Custava alguma coisa colocar a droga do botão que existe desde os windows mais antigos? Se você quiser executar alguma coisa pode apertar Win+R, o que eu descobri ser uma ótima forma de continuar fingindo que o windows 8 é util para alguma coisa. Ah! Antes que alguém pergunte, a nave que aparece na figura abaixo é um arquivo meu e a barra na parte superior é o rockedock, nada têm a ver com o windows 8.

Se você levar o seu mouse para a parte superior direita aparece um menu ridículo e mal desenhado que relembra os tempos do MSX. Neste menu há opções de configuração e pesquisa para o computador. Isso é totalmente inadequado a uma tela sem touchscreen, um monte de vezes eu vou com o mouse para fechar uma janela e esta droga aparece. Um outro defeito é para quem usar monitores duplos e precisa passar com o mouse pela borda da tela para acessar o outro monitor, lógico que a Microsoft não pensou nisso.

Onde está a bela e util transparência do windows 7? Foi passear. Os menus do windows 8 são feitos com formato minimalista e incômodo. Se você usa uma cor muito escura como base fica mais ridículo ainda, os botões de minimizar e maximizar ficam quase invisíveis. Falando nisso, se você mudar o papel de parece o windows automaticamente muda a cor das janelas, mas mesmo assim fica um fosco lusco-fusco ridículo. Alguém avisou à Microsoft que todos os desktop são pelo menos Full HD?

Onde fica o desligar do windows 8? Eu fiquei um monte de tempo desligando direto no botão de power pois não o encontrava. Fui ao Google e descobri que você tem que ir com o mouse na parte superior direita da tela e, quando aparecer o menu, clicar em configurações. Aí sim você clica em desligar. Interessante, desligar é um botão dentro de configurações. Mais maluco não poderia ser.

O windows 8 tem um Market semelhante ao Google play onde você pode baixar aplicativos. Mas dizer que isso é mais fácil que baixar um EXE de instalação é desfazer da inteligência do usuário. O pior é que o Market do windows não tem nada além de aplicativos de empresas fazendo propaganda e coisas inúteis. O Android dá de dez a zero neste quesito.

Parece que há uma integração como Xbox no windows 8, mas como eu não tenho Xbox não me serviu de nada. O Xbox music funciona, mas não me parece ser grande coisa. Não teria sido mais inteligente fazer um aplicativo player de música para o windows 7 ao invés de refazer todo o sistema operacional?

Você também pode acessar seus emails ou mensagens do Facebook neste aplicativo em tela cheia. Mais uma vez, precisava ser um sistema operacional novo para ter esta funcionalidade? A microsoft não podia fazer um aplicativo para windows 7 com estas funções? O pior é que ficou muito mal feito, está direto me dando mensagem de que a caixa não está sincronizada.

Para terminar o windows 8 ainda ferra a compatibilidade de um monte de aplicativos, um monte de coisas não funcionou e muitas vezes tenho que usar meu notebook windows 7 para utilizar algum programa que dá erro no windows 8. Às vezes o browser resolve ficar sem áudio e minha impressora não funciona corretamente. Uma droga!

O Windows 8 foi uma grande perda de tempo, não adicionou nenhuma funcionalidade útil  piorou a interface, criou problemas de drivers e hardware e me causou alguns meses de dor de cabeça. Não recomendo a ninguém. Se o Android rodasse em qualquer PC ele ganharia facilmente em vários pontos em relação ao windows 8. A ideia de padronizar a interface com o tablet foi péssima, ficou uma droga para o desktop e duvido muito que fique bom em qualquer outro lugar! Pior para todos, este é o windows 8!

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

38 Comentários

  1. Eu me acostumei muito com windows 8, vou dá 1 dica a mais: o botão de desligar e reiniciar ficam na minha área de trabalho do meu windows 8.

  2. Destetei Windows 8, pior dos programas. Péssimo para se trabalhar.

  3. Já ciente dos problemas nem instalei ele e quando fui usar o windows 8 no notebook de um conhecido percebi que fiz a opção correta. O cara ficou até com vergonha pela lerdeza e o jeito todo complicado de usar. Meu cunhado não demorou um mês e fez downgrade para o 7. Rapaz aquelas cores chapadas são um horror.

  4. Paulo Guarnieri

    Em materia de usabilidade NADA se compara a interface Cinnamon, presente no linux mint. Aquilo é que é menu iniciar! E o recurso de afastar telas batendo o ponteiro do mouse no canto da tela? Eu só uso o windows ainda por causa dos aplicativos, tem muito mais programas para edição de vídeo, edição de audio, para fazer os meus dvds e cds personalizados, se desse no linux pra deixar do jeito que eu quero, aposentaria o Windows. Uso o Windows 7 com o programa StartMenu X, um aplicativo incrível para personalizar o menu iniciar, podendo deixar quase como o do Linux, dividido em categorias, não empresas.
    O windows 8 é uma palhaçada, sempre uma tela preenchendo todo monitor, as vezes abrindo do nada, só por que vc mexeu o mouse, escondendo as aplicações abertas, confundindo o usuário. Detesto que as aplicações abertas se escondam, por isso desabilito no W7 janelas empilhadas em um quadradinho, e com os íconezinhos perto do relógio sempre aparecendo.

  5. sayuri maria

    Concordo com esta avaliacao.Ate o cara que vendeu o computador pra mim,falou que era melhor o windows 7 e que o windows 8 nao tava vendendo e o pessoal desinstalando.No meu caso que nao sou nenhuma expert e nem quero ficar perdendo tempo em aprender as inovacoes,prefiro o windows 7 mesmo,ou a apple que sao mais faceis de mexer .
    Respeito as pessoas que gostam do windows 8 mas nem todo mundo eh um desenvolvedor.

    • Eu uso hoje o windows 8.1. Ficou mais rápido que o 7 e não tem os problemas de cores. Ou eu me acostumei com as cores estranhas…

  6. NA MINHA EMPRESA E EM CASA MANDAMOS DESINSTALAR O W8 DE TODAS AS MÁQUINAS. OS PROBLEMAS FORAM DIVERSOS:
    1. PLATAFORMA COMPLICADA.
    2. SISTEMA BUROCRÁTICO ( NADA ESTÁ À MÃO )
    3. INCOMPATIBIOLIDADE DE PROGRAMAS
    4. INCOMPATIBILIDADE DE PERIFÉRICOS ( DESDE MOUSES E TECLADOS A PROBLEMAS COM DRIVERS DE DISPOSITIVOS )

    UMA DROGA DE SISTEMA. MICROSOFT DECADENTE. DESENVOLVEDORES DISTANTES DO USUÁRIO !!!!!!

  7. Windows 8 o maior lixo já criado pela microsoft

  8. Flavio Salles

    Concordo com o post!
    Comprei um notebook com i3-2328 e veio com W8, tô me enfezando.O W8 faz o note ficar muito lento para a configuração que tenho, faço tarefas num notebook STI com Celeron e o XP as vezes mais rápido que esse novo, achei muito ruim, num tablet ou num smartfone pode atá funcionar, mas tô quase mudando pro Xp ou o 7.

    • Isso de ser lento eu não reparei não. Até porque senão não teria ficado com o win8 testando mais de três meses. Acho que talvez seja algum problema na instalação ou de hardware. Melhor instalar o windows 7 e verificar…

  9. Francisco Suaid Suaid

    So falou besteira, com certeza deve ser um aiatola do lixuz

    • Posso até ter exagerado nas reclamações do windows 8, mas tenha certeza que se fosse para falar mal do linux o texto seria ainda mais ácido.

      Pelo menos o windows, tanto 7 quanto o 8, foram feitos para funcionar. O Linux parece que foi idealizado para dar causar problema…

  10. Adriano, sou aberto a inovações, porém concordo com você em tudo… Pois nessa porcaria chamada Windows 8, inovações que de fato interessem, simplesmente não existem !!! Esse negócio de embaralhar ícones, adicionar frescurinhas de design e fazer as pessoas pagarem de novo por uma coisa que elas já tinham e já sabiam mexer é o fim do mundo !!! Não vejo a hora do Google se enfezar de vez e financiar a comunidade Linux para que ela possa dar um polimento no Linux e nos livrar de vez dessas porcarias da Microsoft…

  11. Elvis Aragão

    Aff que cara inexperiente e mente fechada para inovações,
    reclamou de tudo, atualizei meu PC para windows 8 não tive problema com nada ao contrario,
    me familiarizei muito rápido com o sistema, achei muito bom hoje não troco por nenhum windows 7 antes utilizava o 7 Ultimate, da pra perceber que é inexperiente quando fala que ao trocar a foto de fundo a cor da barra de tarefas e das bordas mudam automaticamente,
    amigo se você não sabe escolher a cor, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho vá em personalizar, e abaixo tem a opção de escolher a cor igual no windows 7, e a experiencia foi sua pode ser irrelevante para outros, outra coisa, o texto é altamente imparcial, pois o sistema só não funcionou pra você, e a Windows Store é nova amigo ainda esta escassa de apps, e não se pode comparar uma loja de apps pra PC com a Google play do android coisa que não tem nada ver, além do mais você não pode reclamar desse recurso pois no windows 7 era ausente, e a transparência do windows 7 cadê ?? você não soube ?? foi tirada para deixar o sistema mais leve ok, ah e tem como colocar os programas no novo iniciar é mais vantajoso pois tem mais espaço, quer que eu te ensino ?? é bem assim vai no ícone do programa ou pasta desejada clique com o botão direito e escolha a opção de fixar no menu iniciar… Em fim passaria horas te ensinando aqui, o que não pode é não saber nada do sistema e sair publicando baboseiras, resumindo palpiteiro inexperiente mas é assim mesmo ninguém é obrigado a saber de tudo de primeira né ? pois é boa sorte windows 8 é tudo de bom, reveja seus conceitos….

    • Olá Elvis,

      Obrigado pelos comentários, embora não concorde como eles. Não gostei do windows 8 pelos motivos apresentados no texto. A transparência e o design são feitos, a interface metro é estranha demais para um desktop e lógico que eu tentei escolher cores para melhorar. Não achei nem mesmo razoável.

      Não sou avesso a mudanças, sempre instalei todos os novos SOs da microsoft para testar e este não ficou bom. Opinião é opinião.

      Não sou só eu que acho o windows 8 ruim. A Samsung, por exemplo, acha que o windows 8 diminui a venda da PCs:
      http://windows8brasil.com/blog/executivo-da-samsung-culpa-windows-8-pelo-declinio-nas-vendas-de-pc/
      http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2013/04/11/windows-8-leva-a-culpa-por-queda-brutal-nas-vendas-de-pcs/

      Tanto ficou estranho que a própria Microsoft trará, muito antes do normal, outro windows codinome BLUE para substituir o windows 8. Já até avisou que haverá menu iniciar!
      http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/atualizacao-do-windows-8-voltara-com-opcao-de-tela-inicial,-diz-microsoft

      Confesso que deletei seu comentário a primeira vez que o vi pois achei ofensivo, e ainda acho. Ninguém gosta de ser chamado de “inexperiente”, “palpiteiro” ou que fala “baboseiras”. Mas na segunda vez que o comentário apareceu resolvi mantê-lo para registrar uma opinião diferente da minha, o que é ótimo para o Blog. Temos apenas que concordar que discordamos neste ponto e conviver da melhor forma possível.

    • Heine Victal

      Respeito sua opinião, mas o windows 8 é realmente uma porcaria que só traz alguma novidade na parte visual e para pior. Gosto de inovações mas não é qualquer porcaria que me agrada, inovação sugere algo melhor e mais legal o que não acontece. A microsoft errou com o Millenium, com o Vista e repete o erro com o W8. Esse sistema operacional serve apenas para arrecadar mais dinheiro.

    • Edivaldo Alcantara

      Uso computador desde 1995 (windows) técnico de informatica desde 2002, analista de sistemas desde 2010 uso linux desde 2003 concordo com o post o windows 8 é o pior cheio de dificuldades que não existiam antes, tendo como base que a maioria dos usuários são leigos em informatica e precisam de m sistema facil de usar. o WIN 8 é menos amigável de todos o que tem maior curva de aprendizado e menos ágil principalmente para quem não tem um tela de toque. É uma inovação sem duvida, mas nem toda a inovação presta. Não é atoa que esta sendo um fracasso de vendas. e derrubou ainda mais a venda de pcs no mundo todo.

  12. aldo mendes filho

    windows 8 pro pra quem gosta de merda é um prato cheio….

  13. na boa mesmo … odiei o lançamento do windows 8 … tudo piorou e complicou .. na minha opiniao , o melhor sistema ja criado foi o Windows 7 … e logo atraz dele o XP … mas esse 8 .. piorou tudo … ate mesmo os programas do PC .. está com a mesma interface de tablets por exemplo ..
    Microsoft tentando copiar Google ? Windows 8 x Android ?

  14. Esse negócio de perder mais tempo atualizando e trocando drivers para compatibilizar o sistema operacional, em vez de estar realmente aproveitando as facilidades do PC, pra mim isso já era. Ou o sistema funciona redondo ou eu fico com o anterior. Essa é a minha bronca com o Linux também que faz do upgrade um drama.

    Tem um outro detalhe: A única coisa que me liga ao W8 é a inicialização rápida. Mas essa não acontece todas as vezes. Basta você mexer em qualquer configuração do sistema para que na próxima inicialização ele demore tanto ou mais que o Seven. Ele entra no boot numa tela escrito algo como Preparando os dispositivos, e depois uma sequência bem ridícula de telas ensinando como utilizar a nova interface. Tudo isso para dissimular a demora no carregamento que, nesse caso fica maior que no Windows Seven.

    Se o dual boot estiver ativado, cada vez que alternar entre os sisops também vai rodar essa apresentação no início do W8, deixando o boot bem mais lento que no Seven.

    • No meu PC o carregamento do windows 8 parece um pouco mais rápido que no Windows 7. Mesmo assim, não acho que vale à pena….

  15. Logo depois da instalação do Windows 8 aparecem várias atualizações para baixar. Como estou tentando descobrir qual dessas atualizações matam o som do meu notebook, pesquisei na internet sobre elas e de cara já vi que várias pessoas tiveram que remover o driver de som Realtek para instalar a atualização KB2756872.

    No meu caso não foi preciso. O Windows 8 instalou a atualização monstro, mas depois disso perdi o som no Notebook CCE-Win (chipset Sis). Creio que aí está o problema.

    Para usar o ponto de restauração criado pelo sistema foi crítico. Primeiramente levou um tempão fritando o HD, depois veio uma mensagem de erro. Como aquele círculo que substitui a ampulheta continuava rodando e a luz do HD piscava no máximo, deixei para ver no que dava. Após uns vinte minutos de fritura apareceu uma mensagem que entraria em modo de recuperação. Depois de mais um longo tempo veio outra mensagem que o sis.op. havia sido recuperado.

    Pelos erros que se vê na internet que essas atualizações causam, pareçe que a Microsoft lançou o W8 sem elas para que desse uma boa impressão, e logo depois você tem que atualizá-lo. Aí começam os problemas…

    • Eu tive alguns aborrecimentos com instalações de atualizações, mas depois funcionou redondo novamente. O problema, na minha opinião, é a interface ser ruim mesmo…

  16. Só à titulo de teste instalei o windows merda e nao deixei nem pordez minutos realmente tive a impressao que estava usando um tablet interface ridicula até OS MAC tem algo parecido com botao iniciar, a unica vantagem que achei interessante foi a inicialização que é um pouquinho mais rapida, mais ninguem precisa inializar um pc de 2 em 2 minutos, deveria ao menos haver uma opção de não intalar esta tela ridicula que em muitos pcs nem vai funcionar, ja que a microsoft não tem mais criatividade para criar um bom SO seria melhor que tivesse redesenhado e reformulado o velho XP, pois este sim foi uma grande inovação para a epoca e mesmo ja tendo 3 sistemas sucessores e sendo boicotado pela propria microsoft, foi o cara em materis de SO, então concordo plenamete com o autor do post

  17. Guilherme Stiebler

    Que diferença da minha avaliação. Eu achei o Window 8 sensacional. Essa tela em que aparecem os programas instalados me parece um Menu Iniciar, só que melhorado.

    • Adriano

      É um menu iniciar melhorando para tablet. Para um Desktop é confuso e desnecessário. Usuários desktop tem hoje tela de 20~24 polegadas, um app em fullscreen é totalmente sem sentido. Para um tablet, talvez seja uma boa, mas aí tem que competir com o Android, e isso não será tão fácil.

    • O Software foi desenhado para TouchScreen. Vc não tem uma tela deste tipo e fala que o sistema é uma bosta? Os caras tentam mudar a coisa que já está ficando obsoleta, inovando com um sistema totalmente diferente, e alguém vem e desce a lenha…Avaliação inútil essa sua!

      • Se o software fosse “desenhado” para touchscreen ele não permitiria a instalação sem que tivesse esta particularidade. Inovar por inovar, adicionando defeitos e não trazendo nenhuma vantagem não é uma boa ideia.

        É um sistema mal feito, cheio de problemas de compatibilidade e mesmo com o touchscreen não apresenta, no desktop, qualquer vantagem em relação ao Windows 7.

        No tablet pode até ser uma boa, mas aí tem que competir com o Android, o que será bem complicado.

        • Guilherme Stiebler

          Cada usuário tem uma experiência diferente… mas na minha de usar quase diariamente o Windows 8 por 2 meses, não tive problema algum de compatiblidade. E ao instalar ele, diferente do Windows 7, não me pediu driver nenhum!!! Tudo simplesmente funcionou. Também gostei bastante do novo gerenciador de tarefas e da tela de cópia de arquivos, melhoraram bastante.

        • No Desktop, concordo que o Windows 8, rodando sem Touchscreen é horroroso… sem Aero Glass então, tchau… Tablet ARM com Windows RT, quero distância mas, não me leve a mal não… o Windows 8 Pro ou Enterprise, num Tablet x86/x64 (como o Surface Pro) ou num Netbook/Notebook/Ultrabook com Touchscreen, dá de 10×0 no Android ou iOS da vida. No Desktop, o melhor para mim, é só o Windows 7 Ultimate x64… pelo menos até o momento.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*