Leia também!
Home / Todos / Motorola XT300 com android 2.1

Motorola XT300 com android 2.1

Nem tudo que é Android é ouro! Este é o caso do celular Motorola XT300.

Trata-se de um aparelho low-end, ou seja, de baixo preço e especificações. Mas este não é o problema, existem muitos bons celulares de baixo preço.

O gargalo é o fato de ter apenas 256Mb de RAM. O Android não roda bem com tão pouca memória, mesmo a versão 2.1 (Eclair). Isso faz o celular ser muito lento para tudo, até para editar um contato. Não adianta ser bonitinho, tem que funcionar!

Apesar de lentão, a motorola fez uma ROM especial com bem poucos aplicativos nativos para que rode as aplicações principais. Os apps do Facebook ou Twitter, nas versões mais atuais, ficam extremamente lentos mas rodam. Instagram nem instala.

Mas vamos falar das coisas boas deste telefone: há um mouse touchscreen na parte de trás do aparelho e isso é bem legal. Fácil de usar e bem pensado. Por que outros celulares não possuem este recurso?

Há também um teclado deslizante na parte inferior. Isso deixa o telefone com cara de blackberry mas com o touchscreen, que é capacitivo, típico do Android.

Mas as qualidades do celular acabam mal aproveitadas por causa das especificações da memória e CPU, que é um ARM de 500MHz. É por causa disso que ele demora uma eternidade para inicializar.

Como já havia dito antes, a versão de Android é o Eclair, antecessor do Froyo e Honeycomb. Usar um Android mais antigo dá a possibilidade de ter um telefone com especificações mais baixas.

Pelo menos o Google Play abre, embora ainda seja chamado de market, e a maioria dos aplicativos instala. Lógico que você não vai conseguir rodar um jogo 3d mais atual, mas você ainda encontra muitos aplicativos e jogos que rodam.

A interface não é tão diferente dos outros android 2.x, tudo está onde deveria. Barra de status superior e discador tradicionais. Sincroniza com o Google normalmente, incluindo contatos e fotos.

Se você instalar o Facebook verá a tela abaixo por bastante tempo. Não é atoa. O software do Facebook no Android ocupa uns 25Mb de RAM, e para que ele rode o sistema operacional mata todas as tarefas, que terão de ser recarregadas assim que você quiser usar o telefone para outra coisa. Isso é bem lento…

A home screen é este aí embaixo. Melhor deixar com poucos ícones para não comprometer a performance.

Vem com muitos aplicativos instalados, mas nada do outro mundo. A câmera possui 3.2M pixels e o telefone possui 3G (HSDPA) e WiFi.

Cuidado ao comprar telefones de especificações baratas pois todos os defeitos típicos do Android serão ampliados: instabilidade, lentidão e consumo exagerado de bateria.

Para piorar, a Motorola ainda resolveu colocar uma bateria que ela diz ser 1170mAh, mas tem o tamanho das de 600mAh que se usavam naqueles Nokias monocromáticos. Resultado? O telefone não fica ligado nem 24h mesmo com moderado consumo.

Para terminar fica a dica: consulte sites como o GSMARENA para verificar as especificações do celular que você quer comprar e desista se tiver apenas 256Mb de memória. O XT-300, por exemplo, ainda é vendido por cerca de 300 a 500 reais (sem planos). Nesta faixa de preço um telefone Chinês será bem melhor servido nas especificações, embora não haja garantia ou assistência técnica. Se tiver interesse em arriscar, há muitos deles no PandaWill.

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

2 Comentários

  1. eu tenho esse celular e ele bem melhor do que vc diz por exemblo ele é super rápido e é melhor que muitos androids que existem por ai, e além do mais os celulares da china são uma bosta eles bifam são imitações baratas que de uma hora para outra param de funcionar e não atendem a perpesctiva que vc imagina

    • Adriano

      Talvez tenha havido um problema de software no que eu usei mas mesmo assim Facebook, twitter e instagram devem ficar lentos neste celular por uma limitação de memória e CPU. O problema dele é que o preço, na minha opinião, não compensa em relação ao hardware.

      Em relação aos chineses vamos lembrar que o XT300 é também fabricado na China, sendo perfeitamente possível encontrar bons celulares (não imitações) como o ZOPO e o JIAYU…

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*