Leia também!
Home / Ferramentas / Faça você mesmo (DIY) / Melhorando seu Wifi com um refletor Wind Surfer

Melhorando seu Wifi com um refletor Wind Surfer

Alguns dispositivos que tenho às vezes perdem o sinal WiFi em partes da casa. Vasculhando na internet, encontrei este refletor para antenas WiFi e realmente funciona! Pode-se melhorar sensivelmente a velocidade e potência do sinal das redes sem fio fazendo este pequeno refletor parabólico em casa. O primeiro passo é baixar a figura abaixo e imprimir.

A seguir recorta-se da folha as duas figuras e cola-se papel alumínio na parte da frente do retângulo, local onde está escrito freeantenas. Depois deve-se fazer pequenas aberturas nos seis locais indicados por linhas dentro do retângulo, onde serão mais tarde encaixadas as abas do refletor parabólico. Na figura abaixo temos o retângulo já revestido de papel alumínio com as abas já inseridas. Para ficar bem preso colei as abas do refletor com durex.

Se tudo der certo você terá um refletor parabólico como este da figura abaixo. Para encaixar na antena de seu roteador ou receptor WiFi deve-se fazer dois cortes em cruz na parte superior e inferior de onde está escrito WindSurfer (indicado por um X).

Abaixo o refletor já com o corte para encaixar na antena do roteador.

Veja como fica a montagem terminada, com o refletor parabólico encaixado na antena.

Para garantir que funcionou fiz esta medição antes de colocar o refletor parabólico. O sinal de WiFi na minha sala, medindo-se usando o WiFi analytics do meu celular UMI X2, flutuava entre 66 e 70 dBm.

Depois do refletor instalado no roteador passei a ter entre 56 e 60 dBm. Pelo menos 6dBm a mais de sinal!

Agora vamos a uma rápida explicação: na verdade, o que ocorre não é uma amplificação de sinal, mas apenas um aumento na direcionalidade. Com o refletor, sinais que seriam jogados para trás são parcialmente orientados para frente aumentando assim a potência na direção do refletor, embora diminua-se a quantidade de sinal na direção contrária. Em outras palavras, o refletor apenas orienta melhor o sinal para a direção que você deseja que ele vá, mas se você possui dispositivos na parte de trás do refletor eles certamente registrarão uma diminuição na potência de sinal.

Com este refletor você pode melhorar sensivelmente a recepção de WiFi dos seus dispositivos chineses, que geralmente não possuem boas antenas. Deixo abaixo um link para o site original onde esta antena apareceu a primeira vez, e onde também existem diagramas de irradiação desta adaptação. Já se você estiver precisando de um melhor roteador WiFi deixo também um link para todos encontrados no DealExtreme:

http://www.freeantennas.com/projects/template2/index.html

http://dx.com/c/computers-networking-399/networking-314/wifi-routers-and-modems-340

 

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*