Leia também!
Home / Ferramentas / Faça você mesmo (DIY) / Kingspec SATA SSD 32GB – Windows 7 em SSD

Kingspec SATA SSD 32GB – Windows 7 em SSD

Já há algum tempo eu estava querendo comprar um destes drives SSD, que são dispositivos de memória flash feitos para substituir o HD mecânico convencional. São mais rápidos, menos barulhentos e precisam de menos energia, o problema é que ainda são caros e não possuem grande capacidade de armazenamento.

A ideia é colocar um destes dispositivos como drive principal de sistema para seu windows (o famoso C:\), utilizando um HD convencional apenas para armazenar downloads, arquivos de documentos e mídia. O sistema operacional fica mais rápido pois tudo que é gravado no SSD é lido com velocidade muito maior que o HD convencional.

Drives SSDs sempre foram bastante caros, mesmo na China, e por isso eu nunca havia me animado a comprar. Mas isso tudo mudou depois de ter encontrado este Kingspec 32GB Sata por apenas U$37.

Ele vem nesta caixinha bonitinha e inesperada, porque a maioria dos produtos chineses vem apenas em um saco plástico. A capacidade de armazenamento é 32GB, suficiente para instalar qualquer versão de windows xp, 7 ou 8, embora alguns ajustes devam ser feitos.

Aí está o drive SSD de 32GB com interface SATA. Bastante leve e todo de metal. Ele veio em um saco anti-estática que eu não sei onde foi parar…

Existem versões de drive SDD desde alguns MB até 256GB. Versões acima de 32GB estão ainda extremamente caras e não valem à pena. Se precisar de mais memória melhor comprar HDs comuns mesmo.

Pela foto no site chinês achei que o drive era um pouco menor. Na verdade, é do tamanho de um HD para notebook.

A interface é SATA, com fonte e dados.

Infelizmente não vem com o cabo de dados. Poderiam ter economizado na caixinha e incluído um cabo como este amarelo. Ainda bem que eu tinha um.

Aí está o SSD conectado ao meu computador pronto para instalar o windows. Resolvi fazer a instalação do windows 7, já que minhas aventuras pelo windows 8 foram um fiasco. Tudo transcorreu bem, embora a instalação tenha demorado bastante.

Os primeiros testes com o SSD foram ruins, e eu comecei a ler na internet que para se usar este tipo de drive deve-se habilitar, na BIOS, o AHCI mode. Para minha surpresa meu computador estava com este modo de operação desabilitado impactando na velocidade dos HDs convencionais também! Minha dica é habilitar o AHCI mode antes de iniciar a instalação do windows 7.

Se você instalou o Windows com o modo AHCI desabilitado na BIOS só habilita-lo não vai adiantar. Para forçar seu uso pelo windows deve-se editar o seguinte item do registro, usando o regedit:

HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlset/Services/msahci/start  ——————————> Modificar para ZERO (ficará 0X00000000 armazenado nesta chave)

Eu editei esta chave do registro e meu windows passou a dar tela azul logo no boot. Achei melhor então reinstalar desde o início com a configuração habilitada. Funcionou normalmente.

Depois disso até mesmo meu HD principal melhorou o desempenho. Baixei o software CrystalDiskMark para fazer um benchmarking do meu HD principal, um Seagate relativamente novo de 500Gb, e compará-lo com este SSD da Kingspec de 32Gb. Abaixo o benckmarking do HD Seagate.

Fiz o mesmo no meu HD do notebook, que para minha surpresa funcionou melhor que meu HD do desktop. Isso se deve, possivelmente, à desfragmentação de um drive que está em uso há mais de cinco anos. A coluna da direita na foto é a taxa, em MBytes/s, de leitura de disco e a coluna da esquerda é a taxa de escrita em disco. A primeira linha (SEQ) contém a taxa de leitura/escrita sequencial e as outras são taxas de leitura aleatória, com tamanho de arquivo de 512K na segunda linha e 4K nas duas últimas.

HDs mecânicos convencionais são muito bons para leitura sequencial, ou seja, quando a leitura de um arquivo se faz em blocos adjacentes do disco. No entanto, o sistema operacional, tanto durante o boot quanto no uso normal, faz leituras de arquivos em ordem aleatória, o que faz o desempenho do HD ficar reduzido.

Abaixo temos o mesmo teste feito com o HD SSD. Veja que a taxa de leitura sequencial é mais que o dobro dos HDs, e cerca de 5 vezes maior na leitura aleatória de arquivos de 512KB. Podendo chegar a 50 ou 90 vezes em leituras de arquivos pequenos da ordem de 4KB.

No entanto, a taxa de gravação é bastante baixa, e isso não é uma características de memórias SSD, mas é uma característica desta da Kingspec. Isso me deixou um pouco decepcionado. A instalação do windows 7 demorou por causa disso, assim como quando instalei o office e os updates.

Apesar do desempenho ruim em gravação, a leitura é bastante rápida e o boot do sistema operacional, assim como seu uso normal, ficou bem mais rápido. Acho que valeu à pena ter comprado mesmo assim. No futuro vou comprar um drive SSD melhor para meu computador desktop e transferir este para o notebook, onde certamente terá grande impacto.

A grande vantagem deste SSD da kingspec é o preço. Por cerca de R$60 você fará um bom upgrade em um computador pessoal ou notebook. A desvantagem é que a velocidade de escrita é baixa, impactando negativamente quando tiver que instalar algum software. Pela minha pesquisa, a velocidade dos SSDs mais caros, como os da Samsung ou Kingstone chegam a 500MB/s tanto para leitura como para escrita, o problema é que eles são mais de 200~300 reais, e por apenas 32GB/64GB. Estou esperando baixar o preço para comprar um destes.

Quem tiver interesse em comprar esta memória Kingspec mais baratinha deixo os links para o FocalPrice e DealExtreme. A memória não está mais em promoção, mas não custa checar de vez em quando para ter certeza. Deixo também um link com dicas para quem vai instalar o windows em uma memória SSD.

http://dx.com/p/kingspec-2-5-sata-ii-mlc-nand-flash-ssd-solid-state-drive-32gb-101831

http://www.focalprice.com/CD0063S/KSDSA255032MJ_25_SATA2_32GB_Solid_State_Disk_SSD_Grey.html

http://www.speedguide.net/articles/ssd-speed-tweaks-3319

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

7 Comentários

  1. Olá Amigo…

    So um detalhe a marca kingspec possui varios modelos, dos mais lentos aos mais rápidos.
    Este que foi testado é o modelo mais lento, os mais rápidos da kingspec são os pretos e tem a mesma velocidade dos Crucial Corsair Samsung Intel Patriote OCZ…etc

    Eu comprei e recomendo o custo x benefício é muito bom, no mercadolivre tem a loja oficial da kingpsec.

  2. PARABENS PELO POST, BASTANTE INTERESSANTE E EXPLICATIVO, QUERO COMPRAR UM SSD 32GB, POREM OS PRECOS AQUI NO BRASIL SAO BEM SALGADOS! VOCE PODERIA MIM INDICAR ALGUM SITE GRINGO EM QUE EU POSSA COMPRA SEM SER TAXADO?
    GRATO

  3. tenho um desses ainda naum testei vlw o post

  4. Oi amigo,

    Estou querendo comprar 02 SSD KingSpec para meus notes, vc acha que 32gb é suficiente para o Sistema operacional e para os softwares básicos? Posso usar um HD externo para acessar meus aquivos sem problemas de velocidade ou de travamento?

    Grato,

    Benevides

    • É o suficiente tanto para o windows 7 quanto para o 8, x86 ou x64. Eu instalei um no meu netbook e ficou bem rápido. Não há problemas de velocidade e travamento. Baixe o CrystalDiskMark e teste seu HD comparando com o que postei sobre a velocidade do Kingspec. A velocidade não sequencial para arquivos grandes (segunda linha do crystalMark) é que é a importante. No meu caso a kingspec é 5 a 6 vezes mais rápida, o que faz o boot ficar muito rápido e bem legal…

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*