Leia também!
Home / Android / Instale o Facebook Home em qualquer celular

Instale o Facebook Home em qualquer celular

Assim que saiu o Facebook Home eu quis ser o primeiro a testar no meu celular. Achei interessante ter o Facebook como principal aplicativo, mas acabei percebendo que o “Home” estava disponível apenas para alguns celulares específicos, como o Samsung S3 e uns outros.

Mas ainda bem que temos boas almas no fórum XDAdevelopers que rapidamente quebraram a segurança do aplicativo e disponibilizaram uma forma de instalá-lo em qualquer celular. Seguindo este link você pode baixar o aplicativo sem se preocupar com qualquer limitação ou restrição.

Para fazer o facebook home  funcionar você deve inicialmente desinstalar qualquer versão de Facebook e Facebook Messenger que você tiver no seu celular. Um problema que pode aparecer é o fato de alguns celulares virem com o Facebook nativo no aparelho, não podendo ser desinstalado. Neste caso talvez não seja possível instalar o Home sem que se obtenha Root e que se remova o aplicativo nativo na marra usando o root uninstaller.

Depois de desinstalar o Facebook do seu celular você deve extrair os dois APKs do arquivo FB_HOME.RAR e enviá-los para o seu telefone via USB. Depois deve-se usar um “file explorer” no celular (se não encontrar nenhum instale o ES explorer) para instalar os APKs crackeados, que devem funcionar adequadamente mesmo que você não possua um dos celulares certificados para usar o Facebook Home.

Agora vamos falar sobre o software: eu achei interessante porque todos os updates de seus amigos aparecem direto quando você liga o celular, em Fullscreen. O Facebook  Home age como um “Locker”, ou seja, como tela de bloqueio.

Quando você toca no ícone que tem o seu rosto, na parte inferior da tela, aparecem as opções de “voltar”, “aplicativos” e “messenger”.

Se você escolher o ícone superior de aplicativos aparecerá esta tela onde você pode enviar fotos, fazer updade de status e check-in, além dos seus apps mais usados de Android.

Há uma opção onde aparecerem todos os aplicativos instalados.

Para seguir as notícias de seus amigos no Facebook basta ir deslizando o dedo para a esquerda, e todos os updates aparecerão em tela cheia. Funciona como o aplicativo galeria: quando algum posta uma nova foto esta aparecerá logo que liga o celular. Mudanças simples de status aparecem em cima da tela de fundo que seus amigos escolheram no Facebook.

Se você clicar duas vezes em cima da foto dará um Like. Na parte inferior esquerda pode-se verificar os comentários feitos nesta foto.

Tudo que seus amigos enviarem para o Facebook aparecerá em scroll, delizando contínuamente. Se você tocar na tela por alguns segundos verá a foto reduzida para caber na tela de seu celular.

Veja um exemplo do scroll que o facebook home faz automaticamente com a foto de um de seus amigos. Ele vai deslizando para a direita. Se quiser ver a foto toda pressione a tela por um segundo.

Clicando em comentários é possível responder ou participar da discussão.

O problema do Facebook home é que ele deixa complicado demais o uso das funções normais do celular. Eu costumo então não registrar o Facebook Home como meu default home. Eu continuo usando o meu home preferido, o iLauncher, e assim o facebook home só funciona como aplicativo de Locker. Ao destravar a tela do facebook home ele me envia para o ilauncher onde eu posso usar o celular normalmente.

Clicando no botão de menu encontramos as configurações do Facebook Home.

Como o facebook Home carrega as fotos de seus amigos quando o celular está desligado, isso pode seriamente afetar seu plano de dados. Nas configurações é possível reduzir a frequência de atualizações para não estourar seu plano.

Nas configurações também há opção para desativar o “Facebook Home” e “ver o Facebook Home ao ligar a tela”. Habilitando-se esta última e deixando outro aplicativo de home como Default fará o Facebook Home atuar apenas como locker, o que acho a melhor pedida.

Estou usando a versão 1.0 do facebook home, embora na opção “sobre” do menu apareça que a versão 3.1 está instalada. Acho que esta é a versão do app facebook convencional. De qualquer forma, não será possível fazer qualquer atualização com o método de instalação aqui apresentado. A versão 1.0 do Facebook Home é, no entanto, a mais atualizada.


Encontrar pontos negativos no software é muito fácil. Se você deixar o facebook home como lançador default do seu Android terá dificuldades para usar o discador ou aplicativo para mensagem de texto, o que não faz sentido em um celular. Mas deixando apenas como Locker Screen acho que o aplicativo é uma boa ideia. Pena que os updates ficam, frequentemente, fora de ordem cronológica, com os mais antigos no meio de updates mais novos confundindo tudo.

Outro defeito é que quando algo que você escreveu recebe um Like você vê o comentário na tela principal do facebook home, mas ao tentar comentar de volta o aplicativo abre o facebook convencional. Na minha opinião , deveria ser possível fazer tudo direto do Home.

Apesar das falhas e problemas, o Facebook Home não é de se jogar fora. Acho até mais legar ver as fotos e comentários no celular do que na versão desktop. É rápido, pois carrega tudo em background quando você não está usando, e confiável. Mas volto a repetir que nunca deveria ter sido pensado para substituir o home do Android, mas sim a tela de bloqueio. Deixo novamente o link para os arquivos crackeados, assim você poderá testar em qualquer celular com Android. Vamos ver se você vai gostar da novidade!

Arquivo para Instalar o facebook Home – http://d-h.st/qOz

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*