Leia também!
Home / Ferramentas / Faça você mesmo (DIY) / Instalando SSD barata em um netbook lento

Instalando SSD barata em um netbook lento

Meu netbook n150 é antigo e anda meio lento, então resolvi comprar uma memória baratinha SSD na china para dar uma incrementada. Já tinha falado desta memória aqui no blog, uma Kingspec de 32Gb. Deixei um tempo no meu desktop principal e funcionou bastante bem.

O único problema é que para trocar o HD do notebook eu tive que quase desmontá-lo todo! Este aqui é o netbook Samsung N150:

Para começar tem que retirar todos os parafusos traseiros.

Depois tira-se a bateria e a tampa da entrada para cartões SD.

Depois para tirar a tampa plástica que dará acesso à placa mãe deve-se destravar a parte plástica que é apenas encaixada. Eu normalmente uso, para isso, com uma palheta como aquelas de violão. Passando pelo lado do netbook ouve-se vários clicks de desencaixe.

Veja a palheta passando pela parte frontal do netbook. Tome cuidado para não quebrar as travas ao invés de soltá-las.

Depois de bastante tempo passando a palheta você solta todas as travas plásticas e tem acesso ao hardware do netbook. Pode-se trocar o HD agora, que é preso apenas por dois parafusos (os outros dois você já tirou antes de remover a tampa).

O HD é instalado em um frame de metal que deve ser removido e aparafusado ao novo drive. No meu caso, usei o Kingspec SSD 32Gb que eu já tinha falado neste texto.

O HD original não é tão lento assim, chega a perto de 60MB/s de leitura sequencial como mostra o benchmarking abaixo. Mas notebooks podem ganhar muito ao utilizar SSDs, não só pela velocidade mas pelo baixo consumo e ruído.

Este é o SSD que usei no netbook. Tem o mesmo tamanho e interface SATA que um HD convencional de notebook.

Este é o benchmarking do SSD. A taxa de leitura sequencial é cerca de duas vezes maior, cinco vezes para leitura não sequencial (aleatória) de arquivos de 512K e cerca de 50 vezes maior se o arquivo tiver 4K de tamanho. O boot do sistema operacional tem muito a ganhar com a alta velocidade não sequencial de um SSD.

Mas chega de papo! Veja com seus próprios olhos o tempo de boot com o HD convencional de 250Gb original do netbook comparado com o boot do SSD Kingspec de 32Gb. A comparação foi feita utilizando-se uma instalação limpa de windows 7 X64.

A memória SSD utilizada é de baixo preço, portanto não tenho certeza se vai durar muito. Nos fóruns tem gente dizendo que usa o drive da Kingspec por mais de um ano sem problemas, então tenho uma boa esperança de que eu possa usar por muito tempo, aumentando a velocidade de boot e de carregamento dos programas do netbook, além do tempo de bateria pois a unidade SSD necessita de bem menos potência do que um HD convecional. Quem tiver interesse deixo aqui os links para a memória SSD da Kingspec de 32Gb, além de um site com dicas para instalação de windows 7 em SSDs.

http://dx.com/p/kingspec-2-5-sata-ii-mlc-nand-flash-ssd-solid-state-drive-32gb-101831

http://www.focalprice.com/CD0063S/KSDSA255032MJ_25_SATA2_32GB_Solid_State_Disk_SSD_Grey.html

http://www.speedguide.net/articles/ssd-speed-tweaks-3319

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

4 Comentários

  1. tenho um netbook igual, e o hd queimou, posso trocar pelo ssd sem problemas?

  2. obrigado pela dica

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*