Leia também!
Home / Ferramentas / Faça você mesmo (DIY) / Doppler fetal 2.5MHz – ouça o coração do bebê!

Doppler fetal 2.5MHz – ouça o coração do bebê!

Talvez muitos ainda não saibam mas este blog muito em breve terá um herdeiro! Meu filho está para nascer!

Para ouvir o coração do bebê dentro da barriga da mãe, assim como em um exame de ultrassonografia,  eu comprei este doppler Fetal.

Ele vem com um doppler, um fone de ouvido, um adaptador p2-p2 e uma bisnaga de gel condutor.

Há também um manual em inglês, mas não achei muito útil.

A ideia é simples, embora nem sempre funcione: primeiro você coloca o gel condutor na barriga da mãe e encosta o aparelho abaixo ouvindo o fone de ouvido.

A seguir você desliza o aparelho procurando pelas batidas do coração do bebê. Não é muito fácil encontrar, até porque não se sabe muito bem a posição dele.

Na parte de baixo do aparelho há um sensor e transmissor de ultrassom. Quando há movimento dentro da barriga da mãe, como por exemplo no coração do bebê, o sinal de ultrassom que volta ao receptor é diferente do sinal enviado, o que ocorre por causa do efeito Doppler. Esta diferença é então amplificada e alimentada ao fone de ouvido.

Existem duas saídas para fone de ouvido, assim você pode escutar o coração do bebê junto com sua esposa. Achei melhor que ela mesmo procurasse pelo bebê, encontramos várias vezes.

Há um controle de volume que você vai usar bastante porque qualquer movimento gera um monte de ruído no fone de ouvido.

O aparelho funciona com duas pilhas AAA.

Quando o coração é encontrado o display mostrará o número de batidas por segundo. Isso é importe pois o bebê terá, certamente, um batimento superior a 120~130bpm. Se for encontrado um batimento inferior a 100 é possível que o doppler esteja medindo o coração da mãe.

 

O tubo de gel condutor é importante para melhorar a recepção do sinal. Acabou rapidinho mas nós compramos um tubo de 1 litro por apenas R$11,00.

Aqui eu fiz um teste mostrando que pode-se usar o doppler fetal para encontrar as batidas do seu próprio coração. O meu está a 94bpm.

O do bebê é bem maior, estava a 144bpm nesta foto.

Os fones de ouvido do doppler fetal são bastante confortáveis. Bem melhores que a média dos fones chineses.

Há também um cabo P2-P2 que eu acredito ser para alimentar o sinal do doppler a um amplificador.

O fetal doppler é totalmente seguro, assim como uma ultrassonografia  O única problema, segundo li em sites, é a mãe ficar preocupada por não encontrar o coração do bebê, o que pode acontecer dependendo da posição do feto. Se isso ocorrer, não se preocupe, este não é um equipamento confiável para chegar a qualquer conclusão. Procure seu médico!

Comprei este doppler no Ebay, pois os que eu encontrei nos sites chineses eram muito caros. Deixo o link para uma busca no site Ebay:

http://www.ebay.com/sch/i.html?_odkw=fetal+doppler

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

2 Comentários

  1. Como regra para o pré natal, são indicadas entre quatro e cinco sessões de ultrassom durante todo o período de gravidez. Isso é justificado pelo fato que as ondas emitidas interferem diretamente no feto. O efeito é semelhante a um aquário, onde o peixe pode sofrer danos quando exposto a frequentes ‘batidas’ no vidro. Neste caso a curiosidade dos pais pode prejudicar o bebe. Portanto, use com moderação e bom senso.

    • Um pouquinho exagerada sua preocupação. O Ultrasom é de muito baixa potência (funciona à pilhas!) e é certamente muito menor e menos potente que os dos laboratórios. Minha esposa deve ter feito umas 10 ultras e usou este aparelho um monte de vezes. A gente até levou à médica, que tinha um destes bem mais caro! Não pode é ficar usando demais ou apertar na barriga da mãe, logicamente…

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*