Home / Android / Como fazer um APP para Android – parte 2 de 2

Como fazer um APP para Android – parte 2 de 2

Esta é a segunda parte do tutorial “COMO FAZER UM APP PARA ANDROID”. Se você chegou aqui de repente e não está entendendo nada, então clique aqui para ler a primeira parte!

Se você já fez a primeira parte do tutorial então deverá ter um aplicativo com uma “EMPTY ACTIVITY” que simplesmente escreve “HELLO WORLD” na tela do seu celular ou tablet. Este é o começo. Agora vamos ver como devemos programar para fazermos uma calculadora de raízes de uma equação do segundo grau, que é o objetivo deste tutorial. Não sabia disso? LEIA A PRIMEIRA PARTE!

Na lateral esquerda do Android Studio você vai encontrar a lista de arquivos que o seu primeiro programa possui. Um deles, dentro do “RES/LAYOUT” é o calculadora.xml. Este arquivo contém o layout do aplicativo, ou seja, todas as configurações de exibição e tudo que o seu aplicativo terá na tela. Clique então no arquivo calculadora.xml e abra a aba DESIGN.

Você então verá um pequeno celular, que na verdade é uma simulação de um destes Google Nexus, e poderá clicar no texto “HELLO WORLD”. Clique no texto e modifique o conteúdo em “TEXT” para “COEFICIENTES”. Estamos apenas começando!

5759d070379da_13

Agora adicione o componente LINEAR LAYOUT HORIZONTAL ao seu layout. O LINEAR LAYOUT é um esquema de configuração em que os componentes aparecem um do lado do outro (na vertical ou horizontal). É um dos mais simples tipos de layout e por isso foi o que escolhi para este tutorial.

5759d070e5508_14

Adicione então 6 novos componentes, 3 plain Textview (etiquetas da texto) e 3 Edit Text (caixas de edição de entrada de texto). Perceba que a ordem em que os componentes aparecem na \”Component Tree\” na direita da tela abaixo define a forma com que aparecem os componentes na tela do celular. Não se preocupe se os componentes não estiverem aparecendo completamente. Eles estão lá!

5759d071938af_15

Para fazer os componentes aparecerem clique no LINEAR LAYOUT no COMPONENT TREE e procure a opção WEIGHT SUM, colocando o valor 120. Com esta configuração estamos pedindo para o Android dividir a tela em 120 partes (na horizontal no caso do linear layout horizontal)

5759d07232a3b_16

Agora procure a opção LAYOUT:WEIGHT de todos os componentes EDIT TEXT e coloque o valor para 40. Dessa forma, a tela será dividida em 120 partes e cada EDIT TEXT terá 40 destas partes. Troque também os três TEXTVIEWs para “a”, “b” e “c”.

Os três TextViews vão pegar um pedaço da tela e o que sobrar vai ser dividido igualmente pelos três EDITTEXTs. O resultado final deverá ficar assim:

5759d07293384_17

Vamos agora adicionar um novo LINEAR LAYOUT HORIZONTAL e colocar dois TEXTVIEWs dentro para o resultado (são duas raízes para a equação do segundo grau, lembra?).

Para que o segundo linear layout fique embaixo do primeiro linear layout com os coeficientes, encontre a opção “Layout:AlignComponent” e coloque TOP:BOTTOM para LinearLayout. Assim, a parte de cima do linear layout dos resultados (TOP) ficará na parte de baixo (BOTTOM) do linear layout dos resultados.

5759d0735b81b_19

Para deixar um efeito mais bonito, escreva “X1=” e “X2=” nos dois textview da resposta e configure o textalignment para center.

5759d0742540c_20

Coloque agora um BOTÃO, que servirá para efetuar o cálculo. Troque o nome do botão para “calcular”!

5759d074b592a_21

Antes de partirmos para o código, não se esqueça de mudar o ID dos componentes para facilitar encontrar no código. Para os EDITTEXT de coeficientes, escreva coeficienteA, coeficienteB e coeficienteC. Habilite também as opções abaixo “numberSigned” e “numberDecimal” em inputType para configurar o teclado do Android para entrar apenas com números.

5759d07519ac4_22

Vamos para o código agora. Clique em calculadoraActivity.java e coloque este código logo abaixo da chave que fecha o protected void Oncreate:

public void ButtonOnClick(View v) {
EditText coeficienteA = (EditText)findViewById(R.id.coeficienteA);
EditText coeficienteB = (EditText)findViewById(R.id.coeficienteB);
EditText coeficienteC = (EditText)findViewById(R.id.coeficienteC);

TextView x1Text = (TextView)findViewById(R.id.x1);
TextView x2Text = (TextView)findViewById(R.id.x2);

float a = Float.valueOf(coeficienteA.getText().toString());
float b = Float.valueOf(coeficienteB.getText().toString());
float c = Float.valueOf(coeficienteC.getText().toString());

float delta = b*b – 4*a*c;

if (delta >= 0) {
float x1 = (-b + (float)Math.sqrt(delta))/2*a;
float x2 = (-b – (float)Math.sqrt(delta))/2*a;

x1Text.setText(“X1 = “+Float.toString(x1));
x2Text.setText(“X2 = “+Float.toString(x2));
} else {
x1Text.setText(“Delta menor que Zero”);
x2Text.setText(“”);
}
}

5759d0759a7d5_23

Depois de colocado o código, aparecerá a opção de trocar o onClick do botão para executar o código que incluímos quando alguém clicar (tocar) no botão.

5759d075e7237_24

E aí está a nossa criação funcionando! Tecle SHIFT-F10 para ver rodando no seu tablet ou celular.

5759d0765c0c6_25

Agora é só pegar este exemplo e modificar para fazer o que você quiser. Se você clicar em TOOLS->GENERATE SIGNED APK poderá gerar um pacote do seu útil programa e enviar para o Google Play! Quem ficou um pouco perdido com a explicação pode baixar o pacote completo com o programa fonte através do link abaixo! Boa sorte e bons programas!

http://www.tudovemdachina.com/uploads/programas/calculadoraraizes.zip

Sobre Adriano Moutinho

Adriano Moutinho
Professor do Curso Técnico de Eletrônica no CEFET-RJ, Engenheiro de Telecomunicações, Mestre em Informática e Doutor em Engenharia Civil. Além de comprador de produtos malucos da China.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*


*