Home / Android / Como fazer um APP para Android – parte 1 de 2

Como fazer um APP para Android – parte 1 de 2

Você sabia que o Android tem mais de um bilhão de usuários? Incrível não é? Não seria legal se você fizesse um programa util que pudesse ser executado em qualquer tablet ou celular e calculasse, enviasse, recebesse ou acessasse alguma coisa?

Programar em java para Android e fazer um aplicativo não é um bicho de sete cabeças. Há muita ajuda na internet, incluindo tutoriais e vídeos explicativos, e aqui neste artigo você encontrará o caminho das pedras para o iniciante começar a colocar a sua marca no Google Play.

Este tutorial, em duas partes (LEIA AQUI A SEGUNDA), ensina como baixar os pacotes e fazer um programa tipo calculadora, ou seja, um programa que recebe dados e calcula uma determinada resposta. Você pode modificar este programa para simplificar o cálculo de área, volume, juros, porcentagem, probabilidade ou qualquer outro tipo de coisa que você deseje e seja util no seu trabalho. Depois de pronto, o programa gerado poderá ser instalado e executado em qualquer celular ou tablet usando Android, podendo inclusive ser enviado para o Google Play para ser baixados por seus amigos.

Depois que você conseguir entender este programa, que para fins didáticos calculará as raízes de uma equação de segundo grau, você poderá modificá-lo para fazer alguma coisa diferente. Depois disso você não será mais iniciante, e quem sabe não voltará aqui para descrever suas experiências! Vamos lá!

Primeiro de tudo, você deve baixar o ANDROID STUDIO e SDK TOOLS. É um pacote de mais de 1Gb contendo quase tudo que você precisa para fazer programas para Android.

5759c89494194_1

Antes de instalar o Android Studio, aproveite e baixe e instale o JAVA SE DEVELOPMENT KIT. Vou assumir desde aqui que você está usando uma versão de Windows. Mas é possível fazer o mesmo em Linux, MacOS e outros.

5759c895c2fe0_3

Depois de instalar o Android Studio e o JAVA SE, inicie o Android Studio e crie um novo projeto, ou seja, um novo aplicativo.

5759c896321de_4

Clicando em NEXT vamos a uma tela muito importante onde se escolhe o nome do aplicativo e o “COMPANY DOMAIN”. Este último é usando para gerar um nome para o aplicativo no Google Play. O nome real, tipo Facebook ou Google PLUS é só um nome fantasia, para o PLAY o nome do aplicativo é que aparece no Package Name: calculadora.adriano.calculadoraraizes.

5759c896a5166_5

Aqui você escolhe para que deseja desenvolver, e qual a versão de Android mínima que seu aplicativo usará. No meu caso, escolhi o Android 4.0.3 que é velho o suficiente para rodar em praticamente qualquer Android. Escolha desenvolver para Tablet ou Phone.

5759c89737f3b_6

Agora você vai escolher uma “ACTIVITY” para seu aplicativo, que é basicamente um formulário onde serão colocados botões, caixas de texto, menus e outros. No caso, eu escolhi uma “EMPTY ACTIVITY”, sem bobagens que possam complicar nossa vida.

5759c897d1bf1_7

Um aplicativo pode ter mais de um “ACTIVITY”, ou seja, este que estamos adicionando terá um nome para a atividade e um nome para o arquivo de layout onde serão gravadas as configurações de exibição. Escolha qualquer nome aqui que faça sentido.

5759c8985a1d7_8

Agora vamos rodar! Por enquanto, nosso programa não fará nada além de abrir, dizer “olá mundo” e fechar. Se conseguirmos esta proeza teremos a certeza de que está tudo funcionando. Para isso, clique na seta em verde ou pressione SHIFT-F10.

5759c898c2e2e_9

Mas rodar aonde? Você deve esta se perguntando, certo? O Android Studio permite que um aplicativo seja executado em um celular/tablet qualquer ou em um emulador. No meu caso, preferi rodar em um dispositivo de verdade, o que é mais rápido e fácil de trabalhar. Para rodar seu aplicativo em seu celular ou tablet habilite no dispositivo a DEPURAÇÃO ANDROID (ou ANDROID ADB) em configurações->opções de desenvolvedor. Se você não encontrar as opções de desenvolvedor, pode ser possível habilitar este menu clicando várias vezes em NÚMERO DA VERSÃO no menu SOBRE O TELEFONE.

Se tudo estiver habilitado corretamente você deverá ver o seu dispositivo na lista de CONNECTED DEVICES quando clicar em rodar.

5759c8994160d_10

E aí está o nosso aplicativo rodando no seu celular. Incrível!

5759c8999e4f7_11

Pode-se ver o aplicativo instalado na lista de APPS.

5759c89b44a4e_12

E agora? Como modificar para fazer uma conta qualquer? Este é o assunto do próximo post. Se quiser ler a segunda parte, clique AQUI! Se quiser baixar o código fonte do programa completo, já pronto, deixo aqui o link:

http://www.tudovemdachina.com/uploads/programas/calculadoraraizes.zip

Sobre Adriano Moutinho

Adriano Moutinho
Professor do Curso Técnico de Eletrônica no CEFET-RJ, Engenheiro de Telecomunicações, Mestre em Informática e Doutor em Engenharia Civil. Além de comprador de produtos malucos da China.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*


*