Leia também!
Home / Video / Câmera WiFi IP com controle de Tilt e Pan

Câmera WiFi IP com controle de Tilt e Pan

Há mais ou menos um ano encontrei uma câmera IP WiFi em uma promoção no site DealExtreme por apenas US$49! Achei tão barato que comprei para testar, entender como funciona e depois revender.

Na época nem tirei fotos para colocar à venda! Usei as próprias fotos do DealExtreme para colocar no MercadoLivre por R$349, vendeu em apenas três dias!

Mesmo assim, usando as fotos da comunidade, vou relembrar a minha experiência com a câmera, que foi bastante boa. Trata-se, como diz o próprio título, de uma câmera IP com WiFi. A ideia é colocá-la em algum local com cobertura de redes sem fio e transmitir o vídeo para qualquer outro computador, celular ou tablet na sua rede ou na internet.

A câmera também possui controle remoto de Tilt e Pan, o que significa que remotamente, através do browser em um computador qualquer da rede local ou internet, pode-se modificar a posição da câmera na horizontal (até 270 graus) e na vertical (até 120 graus).

E caso o ambiente fique escuro há uma iluminação para captar infravermelho, ou seja, o famoso night vision.

Embora possua WiFi, é possível conectar à rede via cabo Ethernet. Na verdade, é necessário fazer isso a primeira vez para configurar a câmera.

Assim que você conecta a câmera na sua rede ethernet ela ganhará um endereço IP do seu roteador. Para descobrir este endereço há um software que vem com o CD da câmera chamado IP Camera Tool. Depois disso é só digitar este endereço no Browser e abrir a configuração da câmera, com a tela de login mostrada abaixo:

A câmera vai funcionar imediatamente e você terá os controles de Pan (horizontal) e Tilt (vertical) mostrados no círculo na parte superior esquerda da figura abaixo.

Nos círculos azuis abaixo de “live video” na figura abaixo você pode colocar a câmera para patrulhar a região na vertical ou horizontal. A câmera ficará sempre em movimento captando imagens e enviando via rede WiFi.

Falando em rede WiFi, é na opção “Device Management” que você coloca a senha do WiFi para que a câmera acesse sua rede sem fios. São tantas opções que seria impossível falar sobre todas elas apenas em um artigo do blog.

O sistema de monitoramento também permite que você coloque até 8 diferentes câmeras, embora eu só tivesse uma para testar.

Encontrei um vídeo sobre esta câmera no youtube que mostra os motores de Pan e Tilt Funcionando. Veja só:
Outra coisa legal é o sistema de DDNS. Sem este sistema só é possível acessar a câmera remotamente em um computador fora da sua rede local (na internet) se você souber o IP externo de seu roteador, o que muda constantemente. Com o DDNS ativado a própria câmera acessa um serviço que atualiza o endereço IP em um servidor e deixa disponível um endereço HTTP para acessar sua câmera. Uma pena que este serviço é pago, usei para testar apenas em um TRIAL de 1 mês antes de vender a câmera.
Apenas duas coisas ruins encontrei neste produto: o fato de não funcionar em nenhum outro browser exceto o Internet Explorer, o que corrigi fazendo uma atualização de firmware, e o fato do CCD da câmera ser apenas 300K Pixels. As fotos são de baixa qualidade, mas são adequadas à um sistema de segurança. Quem tiver interesse ou curiosidade em testar uma câmera IP WiFi esta é bastante boa, deixo o link aí embaixo:

http://dx.com/p/standalone-ip-wireless-wifi-lan-camera-with-night-vision-and-pan-tilt-motors-26358?Utm_rid=32082367&Utm_source=affiliate

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*