Leia também!
Home / Android / Vamos comprar um Phablet?

Vamos comprar um Phablet?

A sensação agora no China é comprar um Phablet: uma combinação entre Phone e Tablet. Na verdade, são apenas dispositivos de 6 ou 7 polegadas capazes de executar a função de chamada de voz além de ter uma tela grande para utilizar os aplicativos do Android como Browser, Facebook e outros.

O TudoVemDaChina, entrando nesta onda, selecionou um conjunto de Phablets para que um deles seja comprado. Minha ideia é adquirir um Phablet com GPS e 3G para utilizar no meu carro, permitindo o uso do Google Maps a partir do plano de dados barato de alguma operadora móvel. Além disso, também tenho interesse em utilizar os comandos de voz do Google e outros APPs de trânsito, que obviamente exigem acesso à internet.

Para que isso seja possível precisamos de um Phablet com 3G embutido e logicamente suporte à GPS. Acessórios como Bluetooth, WiFi e TV são supérfluos, embora interessantes para algum uso diferente dentro do carro. Vamos aos quatro dispositivos selecionados nos Sites PandaWill, DealExtreme e  Banggood:

1) AMPE 78

O Ampe 78 é um Tablet bem barato com entrada para um chip SIM 3G embutido e GPS, sendo perfeito para a aplicação desejada. Segundo pesquisa na internet parece haver suporte à chamada de voz, embora isso não fique claro nas especificações. Não havendo suporte à chamada de voz, este AMPE 78 não poderia ser classificado como Phablet, mas não impediria o acesso à dados para utilizar no carro como GPS.

Tenha atenção à especificação WCDMA 850MHz/2100MHz, pois isso é que determina se o dispositivo vai ter acesso às redes 3G de “alta” velocidade (HSDPA). Do contrário ficaremos presos ao 2G (Edge/GPRS) que não funciona direito em lugar algum.  Vale também ressaltar que em alguns lugares do Brasil a rede 3G funciona em 850MHz e em outros em 2100MHz, então ter as duas frequências é importante para melhorar a compatibilidade. O AMPE 78 possui suporte ao WCDMA 850MHz/2100MHz e pode ser considerado para compra.

Uma CPU DualCore de 1GHz, 512Mb de RAM e um preço pouco superior a 100 dólares faz este dispositivo ter ótimo custo benefício. O único problema é que muita gente fala mal da marca AMPE e existem muitos vídeos no youtube mostrando tablets AMPE com defeito. Mas quem quiser arriscar pode seguir os links abaixo:

http://dx.com/p/ampe-a78-7-capacitive-screen-android-4-0-dual-core-tablet-pc-w-sim-tf-wi-fi-camera-white-191589

http://www.banggood.com/Wholesale-AMPE-A78-3G-Edition-Qualcomm-Dual-Core-7-Inch-Android4_0-Tablet-PC-p-63841.html

http://www.pandawill.com/ampe-a78-dual-core-3g-gps-tablet-pc-7-inch-ips-screen-msm8625-android-40-4gb-bluetooth-white-p71213.html

 

2) JXD P300

O JDX P300 parece ter uma construção física um pouco mais robusta que a média, o que é ótimo para ser usado no painel de um carro. Vamos lembrar que nenhum destes Phablets possui suporte para ser colocado em um automóvel, ou seja, terei que comprar um suporte universal.

 

O JXD é um Dual Core de 1.GHz com 512Mb de RAM, ou seja, mais que o suficiente para rodar qualquer navegador GPS e outros aplicativos simples de Android. Possui também GPS, 3G (850/2100MHz) e Bluetooth embutidos. O preço é um pouco maior, cerca de 130 dólares, mas a qualidade da marca pode fazer a diferença no final das contas. Em um vídeo no Youtube obtive a prova que precisava para ter certeza que este tablet possui suporte à chamada de Voz, ou seja, este é realmente um Phablet! Deixo os links aí embaixo:

http://dx.com/p/jxd-p300-7-capacitive-screen-android-4-0-4-dual-core-tablet-pc-w-sim-tf-wi-fi-camera-black-206727

http://www.pandawill.com/jxd-p300-mtk6577-dual-core-tablet-pc-black.html

3) Freelander P10 e P20

A marca FreeLander é conhecida como fabricante de GPS automotivos, tendo também uma boa produção de Tablets. As versões P10 e P20 possuem 3G embutido (dual SIM) e suporte à chamada de voz. São, desta forma, exemplos de Phablets. Abaixo a versão P10:

 

Nem o P10 ou o P20 são dual cores, embora tenham o mesmo preço dos concorrentes. O que se pode esperar aqui é uma construção de melhor qualidade que é típica da marca FreeLander, e considerando que para usar o Google Maps não é necessário grande capacidade de processamento, ambos os modelos ainda são candidatos para compra. Além disso ambos possuem suporte a dual sim, o que é também bastante útil: caso um 3G não esteja funcionando podemos trocar para outro de outra operadora. Tanto o P20 quanto o P10 possuem 1Gb de memória RAM, ao contrário dos anteriores que ainda possuem 512Mb.

A diferença entre o P10 e o P20 é que este segundo possui uma tela de melhor ângulo de visibilidade, suporte ao GSM de 850MHz (no rio utiliza-se o 2100MHz, então eu não vou precisar disso) e ainda TV analógica, o que é interessante para assistir um jogo de futebol no carro. Abaixo a foto do P20:

Abaixo os links para os Phablets Freelander P10 e P20. Atenção ao comprar para não ser enganado, este links são para tablets com 3G embutido, não com 3G acessível via modem:

http://dx.com/p/freelander-pd10-3g-7-capacitive-screen-android-4-0-dual-core-tablet-pc-w-sim-gps-wi-fi-brown-167126

http://www.banggood.com/Wholesale-Freelander-PD20-3G-TV-1_0GHz-7-Inch-Phone-Tablet-GPS-p-57602.html

http://www.pandawill.com/freelander-pd10-3g.html

http://www.pandawill.com/freelander-pd20-3g-version-analog-tv-8gb-gps-7-inch-tablet-pc-black.html

 

4) MTP211 e MP700

Estes são Phablets sem marca definida, ou seja, podem até funcionar bem, mas até que alguém compre não poderemos ter noção de qualidade de construção. Abaixo o Mtp211:

 

 

Ambos são Dual Core com GPS e 512Mb de memória. O MTP211 suporta 3G apenas em 2100MHz, enquanto o mostrado abaixo suporta também o 3G de 850MHz:

Sem ter muita noção de qualidade a compra de ambos os Phablets é um pouco arriscada. Eu nem mesmo tenho certeza se são feitos pela mesma fábrica. O preço é convidativo para as especificações: cerca de 120 dólares. Ambos possuem, pelo que me informei nos fóruns, chamada de voz e suporte à dual Sim. Abaixo deixo os links para a loja PandaWill onde os encontrei:

http://www.pandawill.com/mtp211-mtk6577-dual-core-tablet-pc-7-inch-android-41-3g-gps-bluetooth-4gb-monster-phone-dual-camera-silver-p75496.html

http://www.pandawill.com/mp700-mtk6577-dual-core-tablet-pc-7-inch-android-41-3g-gps-bluetooth-dual-sim-card-monster-phone-dual-camera-silver-p75459.html

5) Conclusão:

Com a queda de preços dos chamados Phablets está valendo muito a pena comprá-los ao invés das versões sem 3G/Voz embutidos. Legal ter um tablet com acesso a rede 3G para utilizar em qualquer lugar sem WiFi. O uso no carro é bastante interessante, tanto no caso do Google Maps quanto nos outros serviços de trânsitos disponíveis na internet. Acho que vou acabar comprando mesmo o P20 da Freelander, pela boa construção física mais adequada a instalação dentro do carro. Quando chegar farei um review e um vídeo sobre as vantagens de ter serviço 3G dentro do carro. Até a próxima!

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*