Leia também!
Home / Pilhas e Baterias / Testador digital de pilhas e baterias

Testador digital de pilhas e baterias

Este produto é uma mão na roda para quem tem um monte de baterias recarregáveis e comuns. Trata-se de um medidor prático e sem necessidade de alimentação externa.

Quando eu comprei desanimei um pouco ao ver um erro de ortografia direto na primeira palavra difícil: it is “pyatical”! Mas é um bom produto!

Para medir pilhas de 1.2~1.5V basta puxar a tampa superior e encaixar entre os contatos metálicos. O display vai mostrar a tensão. Em uma pilha não recarregável espera-se algo em torno de 1.5V a 1.6V quando nova.

Este é o contato da parte inferior. A pilha fica entre este contato e o que é ligado à barra da tampa que levanta.

Abaixo um exemplo de uma pilha AAA sendo medida. Uma tensão de cerca de 1.4~1.5V é esperada para uma bateria recarregável com 100% de carga.

Um inconveniente é que não é possível medir aquelas baterias enormes 18650. Simplesmente não entram no medidor. Dá para medir as 14500 sem problemas.

Exemplo agora de uma pilha AA bem usada, resultado apenas 0.94V.

Baterias de 9V podem ser medidas nos contatos laterais do medidor. Esta aqui já era, está com apenas 3V!

Abaixo então temos as baterias que usei neste texto. Apenas a maior de todas, a 18650, não pode ser medida. No entanto, se você usar um pedaço de fio dá para adaptar o medidor de 9V para medir esta bateria.

Este é um produto que uso constantemente quando guardo baterias e não lembro quais são as novas e as usadas. Muito mais fácil e prático que usar o multímetro. Deixo abaixo o link para o DealExtreme, onde o produto foi comprado. Deixo também um link para a interessante versão analógica deste produto:

Digital – http://dx.com/p/1-6-lcd-digital-9v-6v-4-5v-3v-battery-tester-45656

Analógico – http://dx.com/p/bt-168-battery-tester-114384

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*