Главная / ПК / Placa PCI Express mini com Sata III

Placa PCI Express mini com Sata III

Como meu computador é antigo a interface ainda é SATA II, o que não é rápido o suficiente para aproveitar todo o potencial do meu SSD Samsung. Из-за этого, comprei esta controladora Sata III PCI express mini.

PCI express mini é um barramento rápido exatamente que muitos computadores possuem. Geralmente fica perto do PCI express da placa de vídeo.

A placa possui dois conectores SATA III e dois E-SATA, que não podem ser usados simultaneamente.

Na foto abaixo podemos ver os dois conectores SATA III.

Para selecionar os conectores externo ou interno deve-se mudar os 8 jumpers (quatro de cada vez) mostrados na figura abaixo. A posição mostrada na foto seleciona os SATA internos, que é o que eu quero.

A colocação no meu PC foi um pouco problemática. A minha placa de vídeo é grande demais e quase esbarra no conector PCI express mini. Para impedir de dar um curto-circuito e coloquei um pedaço de papel preso com fita isolante no lado traseiro da placa. Dá para ver o papel entre o dissipador da placa de vídeo (superior da foto) e a placa controladora.

Liguei o computador sem conectar nenhum HD na controladora e tudo funcionou. Apareceu esta mensagem antes de inicializar a Bios.

Depois que eu conectei meu HD Sata Samsung SSD de 120Gb a placa passa a dar a mensagem abaixo:

К моему удивлению,, mesmo trocando o disco de boot da controladora da placa mãe para a controladora nova o windows inicializou normalmente. Isso não costumava dar problema? A má notícia é que o SSD ficou mais lenta, возле 10%, com a troca.

Atualizei o driver da placa, troquei o cabo, troquei o conector, mas nada resolveu. O desempenho do SSD continuava mais baixo. Foi aí que eu prestei atenção na mensagem que a placa dá antes de aparecer a bios (фотографии 7 е 8 deste post): “Using PCIE Gen 1”. Fui verificar na especificação e a máxima transferência de dados de um PCIE de primeira geração é mesmo perto de 200Mb/s, другими словами, desta forma não conseguirei os 500Mb/s que o SSD Samsung pode fornecer em SATA III! Não foi culpa do chinês, mas das especificações da minha placa mãe mesmo.

Tempo e dinheiro perdido, mas não se pode ganhar sempre. Pelo menos aprendi um pouco sobre as diferenças entre os conectores Sata, E-Sata e PCIexpress mini. Guardarei a placa para uso futuro, quem sabe não tenho uma outra ideia para utilizá-la? Deixo abaixo o link do produto comprado no DealExtreme, mas desde já aviso que é uma boa ideia procurar o manual da sua placa mãe antes de comprar qualquer coisa:

http://dx.com/p/2-port-esata-2-port-sata-3-0-pci-e-express-expansion-card-91095

О Адриано

Адриано
Профессор, Инженер и покупатель продукции сумасшедший Китай.

2 комментарии

  1. Tenho uma placa igualzinha a sua, conecto 1 HD nela e sobe normalmente. Porem minutos depois, mesmo podendo acessar o HD e gravar ele some. Ai tenho que reiniciar, mais não fica 5 mim e some.

Оставить комментарий

Ваш email нигде не будет показанОбязательные для заполнения поля помечены *

*