Leia também!
Home / Todos / Projetor LED de 6 lumens com entrada RCA

Projetor LED de 6 lumens com entrada RCA

Há algum tempo que eu venho procurando um projetor portátil para minhas aulas, exatamente desde que o Sheldon, personagem do Big Bang Theory, usou um destes no seriado. Acabei tomando coragem e comprando o mostrado na figura abaixo.

Perto de US$100, era esperado que não fosse grande coisa. Até que os acessórios do produto surpreendem: vem com uma fonte, um cabo com 3 RCAs, uma capinha para transporte e um conector mini USB – USB A.

O projetor é bem pequeno e possui uma bateria, que dura entre uma a duas horas de projeção. Se bem que isso não é um problema tão sério: é possível ligá-lo a um USB e utilizá-lo sem descarregar a bateria.

Quando eu vi que o projetor possuía uma entrada USB eu pensei que seria possível ligá-lo a um PC e transmitir vídeo. Nada tão fora do comum. Existem equipamentos com entradas e saídas de vídeo USB e até placas de vídeo USB. Infelizmente, neste projetor isso não é possível.

A única forma de projetar vídeo externo é via RCA, ou seja, vídeo composto. Isso é um problema pois geralmente nenhum computador possui saída composta, mais comum em DVD players por exemplo.

Se eu não poderia usar a USB para transmitir vídeo do PC este projetor seria pouco útil para mim. A entrada USB dele serve apenas carregar a bateria ou acessar o cartão de memória que você pode colocar no aparelho.

Há um adaptador mini-USB para USB A, ou seja, USB convencional, que permite conectar pendrives ao projetor. Interessante, eu até poderia exibir um vídeo de uma memória externa. O problema é que não há saída de áudio, apenas um alto-falante interno muito baixinho.

Há seis controles na parte superior: um “enter”, quatro controles de direção e um botão que age como “menu”. Melhor seria se tivesse um controle remoto como outro modelo mais caro que vi. É meio complicado mexer no projetor pois ele balança bastante quando alguma tecla é pressionada.

Mesmo sem vídeo de entrada ou cartão de memória há um sistema operacional rudimentar que permite ajustar brilho, contraste e outros parâmetros de projeção.

 

A parte de trás possui um botão de power, entrada de vídeo, mini-usb e entrada de alimentação.

Na parte da frente há um controle de foco que ajusta a projeção para longe ou perto.

Se você tiver um pendrive ou um cartão de memória plugados é possível tocar arquivos de vídeos, música e fotos. Veja só a tela de seleção de entradas na figura abaixo.

Na tela abaixo mostro a seleção de arquivos de vídeo. Para testar, um pouco de Big Bang Theory.

A qualidade de vídeo é razoável. No total escuro é possível ver a imagem com detalhes. A resolução é baixa: 320 x 200, mas dá para o gasto considerando o preço.

Abaixo um foto tirada com o projetor exibindo uma tela de cerca de 60 polegadas no total escuro. Até o LED do HD do meu computador incomodava o visual.

Fiquei um pouco decepcionado com o fato de não poder ligar ao computador, e como não servia para mim vendi no MercadoLivre. Estou ainda procurando um projetor de LED que possa ligar ao PC via porta USB, HDMI ou VGA. Por enquanto encontrei apenas alguns muito caros que não valem à pena. Quem quiser comprar um projetor barato com entrada de vídeo composta pode seguir o link abaixo, da loja TinyDeal.

http://www.tinydeal.com/pt/6-lumens-portable-lcos-micro-projector-p-31036.html

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

Um comentário

  1. caramba eu acho q vou comprar um desses projetor também, e também esse seriado big bang a teoria é o melhor, já que o sheldon parece um robô sabe de tudo. KKKK big bang a teoria o melhor

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*