Leia também!
Home / PC / Placa mini PCI-Express USB 3.0 Via VL800

Placa mini PCI-Express USB 3.0 Via VL800

Se sua placa mãe não tem suporte à USB 3.0 então pode-se fazer uma atualização comprando esta pequena e baratinha placa que encaixa no barramento mini PCI-Express.

Dentro da embalagem de transporte  temos a placa e um CD de instalação.

A placa é bem pequena, com quatro USBs azuis que ficarão na traseira do computador.

 Aí estão as USB 3.0 azuis que seu computador passará a ter depois de instalada esta placa.

 Há um conector de alimentação no estilo de HD IDE que deve ser usado para suprir os 500mA por porta normalmente disponibilizado nas USBs 3.0.

Mesmo sem usar o CD que veio com a placa, meu windows 8 x64 reconheceu o hardware, funcionando perfeitamente. Eu acabei instalando o driver que veio no CD mesmo assim para ver se tinha alguma diferença. Pareceu-me a mesma coisa. Abaixo temos uma foto do gerenciador de dispositivos mostrando a placa instalada com o driver padrão do windows.

Ainda existem muitos fabricantes de placa mãe que não adotaram o USB 3.0 como padrão. Assim, com pouco mais de vinte reais pode-se fazer uma atualização para que os novos dispositivos funcionem na velocidade em que foram projetados. Comprei esta placa na loja Banggood, e para quem tiver interesse deixo o link abaixo:

http://www.banggood.com/4-Port-PCI-E-PCI-Express-USB3_0-VIA-VL800-Hub-Card-Adapter-p-73019.html

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

5 Comentários

  1. Comprei esta mesma placa, instalei no windows 10, instalei o drive, mas não está funcionando corretamente. Ele reconhece pendrive, mas não reconhece o HD, que é USB 3.0.

  2. tem varios outros chipsets (praticamente todos) que funcionam melhor que o via e o preço é pratimente o mesmo.

  3. meu caro, fique só atento ao seguinte, esse chip VL800 da via é cheio de inconpatiilidades, eu tenho uma e nao consigo funcionar todos meus dispositivos USB3.0 nela, tenho dois docks q simplismente nao reconhecem e um que reconhece somente quando ela quer. e um HD externo que funciona sempre. ja pesquisei muito e o motivo é a revisão, o chip é anterior ao 1.0 que em teoria funciona todos os dispositovs.

    • Não sabia disso. O meu está funcionando até agora, com o que liguei nele. Se der problema compro outro de outro chipset. Valeu a dica…

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*