Leia também!
Home / Android / Motorola Atrix MB860

Motorola Atrix MB860

Quem gosta de um modelo de celular de boa marca não vai se decepcionar com o Motorola Atrix MB860.

Trata-se de um telefone com CPU Dual Core de 1GHz, 1Gb de RAM e GPU GeForce. Tudo isso em uma Tela de 4 polegadas Gorilla Glass (aquelas que não arranham).

Em relação ao meu telefone Jiayu G3, o Atrix perde apenas em tamanho da tela e resolução (4 polegadas e 540p contra 4.5 polegadas e 720p do G3), além de ter uma câmera frontal um pouco inferior (5M pixels contra 8M pixels do G3).

Uma vantagem em relação ao G3 é a saída HDMI (mostrada na foto), que permite conectar o telefone a um televisor ou monitor usando este adaptador. Pode-se, desta forma, utilizar o Android para assistir filmes ou jogar jogos em tela grande.

A parte de trás possui um leitor de impressões digitais que permite desbloquear o celular apenas passando o dedo. Você pode cadastrar mais de um dedo para que possa desbloquear com qualquer uma das mãos.

O Flash é bem melhor e mais potente que o do G3. Isso pode compensar o fato da resolução da câmera ser apenas 5M pixels.

O que eu achei ruim foi o fato do Android ainda ser o 2.3.6. Parece que é possível atualizá-lo para o Jelly Bean, mas não via update convencional da Motorola. Isso é uma pena, pois esperava-se de um grande fabricante um sistema de update melhor que o encontrado nos modelos chineses.

Apesar disso o “home” do Android 2.3 foi levemente modificado e a aparência é agradável.

Os programas ficam nesta tela acessível quando se clica no ícone superior direito do “home”. Típico de qualquer Android.

Achei estranho esta tela de configurações com fundo branco. A maioria dos fabricantes está configurando o Android para utilizar fundo preto agora.

Uma coisa bastante interessante é o fato de vir uma versão do software pago Swype, que permite escrever deslizando o dedo por sobre o teclado. Eu também uso este App no meu telefone.

Facebook, Instagram e outros softwares para Android funcionam normalmente. Mesmo assim, acho que seria uma boa fazer um upgrade pelo menos para o Android 4.0.

Na foto abaixo as características do celular: Android 2.3.6.

Fiz um benchmarking usando o AnTuTu:

E o resultado foi 5732. Um bom valor: suficiente para rodar a maioria dos jogos de Android, embora não muito bem os mais novos.

Nas informações de sistema encontramos o DPI, o clock da CPU e o tipo de GPU:

Um dos defeitos deste celular é a duração da bateria, que é de apenas 1800mAh. Com esta capacidade a duração será de aproximadamente um dia de uso moderado, ou até menos com uso de WiFi ou jogos.

É um bom celular, e com preço relativamente baixo, na faixa dos 200 dólares (sem impostos). No Brasil encontramos o Atrix debloqueado entre R$800 e R$1000, o que é um bom preço para o hardware.

A minha crítica é o fato de que a versão de Android está desatualizada demais, e não parece haver forma simples de atualização. Clicando em update, nas configurações do celular, o software indica que não há atualizações disponíveis. Uma pena, esperava mais de um celular de marca como este.

A duração da bateria é o problema mais grave. Ficar sem celular no fim do dia apenas por ter usado um pouquinho de internet via WiFi é inadmissível. Talvez uma boa ideia seja comprar uma bateria estendida,  destas mais grossas que vem com uma tampa traseira mais gordinha. Esta bateria estendida de 3500mAh do DealExtreme poderá dar um gás neste celular.

Quem estiver interessado em mais informações deixo o link para compra do Atrix no DealExtreme e na loja WallMart do Brasil, bem como uma lista de acessórios para este telefone encontrados no site DealExtreme:

Telefone Motorola Atrix no DealExtreme – http://dx.com/p/motorola-atrix-4g-mb860-android-2-2-wcdma-smartphone-w-4-0-capacitive-wi-fi-and-gps-16gb-113405

Filme transparente protetor de LCD –  http://dx.com/p/protective-mobile-phone-back-film-sticker-transparent-132698

Adaptador HDMI para ligar o celular na TV – http://dx.com/p/micro-usb-to-hdmi-mhl-adapter-cable-white-12cm-140184

Bateria convencional para o Atrix – http://dx.com/p/replacement-3-7v-1800mah-rechargeable-lithium-battery-for-motorola-mb860-bh6x-57907

Bateria Estendida para o Atrix – http://dx.com/p/replacement-3-7v-3500mah-battery-pack-with-back-case-for-motorola-mb860-bh6x-atrix-4g-66253

Carregador de bateria adicional – http://dx.com/p/usb-ac-battery-charging-cradle-1800mah-battery-eu-adapter-for-motorola-mb860-atrix-4g-59495

Telefone Motorola Atrix no WalMart – http://www.walmart.com.br/produto/Telefonia/Smartphone/Motorola/283965-Motorola-MB860-Atrix

Especificações do Atrix no GSMarena – http://www.gsmarena.com/motorola_atrix_4g-3708.php

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*