Leia também!
Home / Todos / Mini roteador MiWiFi USB

Mini roteador MiWiFi USB

Muitas vezes, no trabalho, não consigo ter acesso ao WiFi. A escola onde dou aula é muito grande e a preocupação com o sinal não é muita. Este mini roteador WiFi permite obter conexão em qualquer lugar onde haja um computador com acesso à internet e uma porta USB.

wpid-img_20140529_031134.jpg

Bem pequeno e portátil. Fácil de colocar na carteira ou nas chaves de casa. Dentro da capinha temos uma porta USB. A ideia é plugar no computador e começar e a compartilhar a internet via WiFi.

wpid-img_20140529_031219.jpg

Vem com um manual, mas infelizmente é tudo em chinês. O site miwifi.com indicado pelo manual é também todo em chinês. Uma pena que eles não pensem no resto do mundo!

wpid-img_20140529_031229.jpg

Ao colocar o MiWiFi em uma USB tanto o Windows 8 quanto o XP não conseguiram encontrar um driver. Deve-se baixar um aplicativo e instalar no computador para começar a funcionar. O aplicativo pode ser baixado na área de downloads do site MiWiFi. Mas como é difícil acessar um site chinês, deixo aqui também um link do 4Shared para a versão que funcionou comigo, que parece ser uma versão mais nova do que a disponível no site original.

Depois de baixado e instalado o aplicativo, aparecerá esta caixa no canto direito inferior do windows junto à um ícone azul. Tudo em chinês, logicamente.

miwifi_1

Para configurar o WiFi basta clicar no canto superior direito da caixa azul, em cima dos caracteres 设置 (que significam Setup em inglês) perto do X para fechar.

miwifi_2

Clicando em setup você deve configurar o nome da sua rede (que no meu caso é AdrianoWiFi) e a senha (12345678). Troque esta senha para outra mais difícil de se descobrir ou habilite o checkbox inferior para gerar automaticamente uma senha mais complexa.

miwifi_4

O mini roteador funcionou, embora de forma meio estranha. No meu Windows 8 demorou umas três ou quatro tentativas até o celular ter internet, e no Windows XP funcionou de primeira. A rede é configurada para WPA2 e não parece ter qualquer outra configuração além da senha e do SSID. O sinal é fraco e não funciona se o dispositivo estiver a mais de 3 ou 4 metros do mini roteador. Mas isso era esperado.

O que eu menos gostei foi o fato de que acaba sendo necessário ter a senha de administrador da máquina que se deseja instalar o MiWiFi. Deve-se rodar um executável para que o hardware funcione e nem todo usuário de windows tem esta permissão. Isso limita muito a utilidade do dispositivo. Mesmo assim, é uma ótima ideia. Deixo abaixo o link para o TinyDeal, onde comprei o produto e links para outros roteadores que podem ser interessantes para o leitor.

Este mini router: http://www.tinydeal.com/pt/portable-mini-usb-wifi-wireless-router-for-samsung-xiaomi-phones-p-119341.html

Outros mini roteadores no DX.com: http://www.dx.com/s/router?category=314

Outros roteadores no sistema de procura AllChinese: http://www.tudovemdachina.com/allchinese/busca.php?search=router

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

2 Comentários

  1. Marcel Ogami Ferreira

    tem um programa pra vc fazer isso pelo notebook, wifi hot spot

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*