Leia também!
Home / Ferramentas / Faça você mesmo (DIY) / Localizador de satélite Sathero SH-100HD

Localizador de satélite Sathero SH-100HD

O localizador de satélite é uma ferramenta indispensável para o técnico antenista ou para aqueles que fazem apontamento por hobby, pois facilita muito o trabalho indicando a qualidade do sinal no ponteiro ou LCD e por meio de som (bip), permitindo o melhor ajuste possível da antena em poucos minutos.

Até a algum tempo atrás existiam basicamente dois tipos de “Satellite Finder”: os mais simples, aqueles aparelhos pequenos que tem um ponteiro que oscila ao encontrar o sinal ou faz um bip para sinalizar que encontrou o sinal do satélite, eos mais completos com inúmeras funções e que são aparelhos grandes com tela de LCD e muitos botões.

Como sou um entusiasta nesse ramo, resolvi adquirir meu próprio localizador de satélites, e procurando no mercado nacional achei os preços absurdos, então resolvi importar direto da China, mas esses dois modelos que citei anteriormente apresentam alguns inconvenientes, o mais simples é bem pequeno e barato mas é incompleto (não é possível saber exatamente qual satélite está sendo apontado e muito menos escolher a TP) e eu iria precisar de outros instrumentos para fazer um apontamento adequado, já o modelo completo é bem caro custa em torno de 80 dólares e como é robusto e tem tela de LCD grande ele sempre é taxado.

Foi ai então que descobri no Aliexpress um modelo intermediário que tem o mesmo tamanho dos modelos mais simples e faz praticamente tudo o que os aparelhos mais completos fazem, e acabei comprando, é o Sathero sh-100hd que custou apenas 33 dólares e não foi taxado. Confira:

sathero sh-100hd

A caixa é pequena mas o aparelho vem bem protegido, junto vem um cabo USB e dois adaptadores macho.

sathero sh-100hd

Ele não vem configurado com os satélites que usamos aqui no Brasil e isso foi preciso ser feito manualmente, mas é simples e só precisa fazer uma vez. A primeira coisa é acessar o site do fabricante (Link) e baixar a configuração dos satélites, o arquivo é o “TP-Brazil”.

sathero sh-100hd

O arquivo baixado tem a extensão XLS e pode editado no Exel, assim você pode trocar as TPs para uma de sua preferencia ou até mesmo colocar um outro satélite que não esteja na lista.

sathero sh-100hd

Agora é preciso colocar a lista de satélites na memória do aparelho, mas o nosso arquivo está no formato XLS e o Sathero 100 só aceita arquivos no formato BIN, então é preciso converter o arquivo através de um programinha disponibilizado também no site do fabricante, é só baixar e instalar no PC o arquivo SH-100HD_TOOLS. (Link)

sathero sh-100hd

O programinha é bastante simples, clicando no ícone abre uma janelinha, ai é só clicar em “Open” e localizar o arquivo XLS (que baixamos anteriormente) e depois clicar em “Save”, nomear o arquivo e escolher a pasta de destino. Pronto está criado o arquivo BIN.

sathero sh-100hd

Para colocar o arquivo BIN no Sathero 100 tem que conecta-lo ao PC usando o cabo USB, o aparelho é reconhecido como uma pasta em branco, é só colar dentro desta pasta o arquivo BIN fechar a janela e pronto o localizador de satélite está configurado.

sathero sh-100hd

A utilização do aparelho é mais simples ainda, basta rosquear os adaptadores e colocar o cabo que vem do Receptor na entrada “Receiver” e o cabo que vem da antena na entrada “LNB IN”, pronto está ligado, pois ele não usa bateria e é alimentado pelo próprio receptor, ai é só selecionar o satélite usando os botões com as setas para esquerda ou direita. O botão com a seta para baixo é para alternar as funções, por exemplo mudar as frequências e TPs.

sathero sh-100hd

Esse realmente é um ótimo aparelho, pequeno, barato, simples e tem uma flexibilidade incrível para encontrar o sinal de qualquer satélite e também fazer o ajuste fino da sua antena parabólica. Para quem gosta ou trabalha nessa área ele é uma ótima opção. Segue o link do produto no Aliexpress para quem tiver interesse:

Este localizador: http://pt.aliexpress.com/item/Pocket-Satellite-Finder-SH-100HD/660564428.html

Outros localizadores de satélite: http://www.dx.com/pt/s/satelite

Acesse o site www.guiashop.net do autor Gilson Oliveira!

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

3 Comentários

  1. Rapaiz…… Muito obrigado por sua publicação. Atualizei o meu SH-100 de primeira (precisava incluir o Intelsat21 58w)

    Até indiquei este link no MundoAZ.com

    Abração

    Luiz

  2. Nihal Jayasinghe

    Hello
    Thank you ever so much for publishing your SUPERB review of the SATHERO SH-100HD.
    When you convert the excel file via the Software Tool does the resulting output file have
    an file extention. Also did you use the download file under Type SOFTWARE called SH-100HD_20131122

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*