Leia também!
Home / Android / Tablets / Gps com TV digital Foston fs-707dc

Gps com TV digital Foston fs-707dc

Comprei este GPS foston para assistir TV digital ou vídeos em engarrafamento, além de também evitar que eu me perca. É um produto razoável.

Tem 7 polegadas e parece um tablet. Mas só parece. Ele funciona com windows CE sendo bastante difícil colocar nele qualquer software diferente. É para usar como GPS mesmo.

A Foston é uma marca chinesa que vende muito no Brasil, sendo seus produtos geralmente de boa qualidade. O equipamento é bom, mas o firmware não é dos melhores. Apesar disso há suporte à TV digital 1-SEG, Bluetooth e transmissor FM.

Na lateral há uma entrada de cartão SD, uma entrada e audio e vídeo para a câmera de Ré (inclusa) e uma saída para fone.

Como o touchscreen é resistivo (e logicamente bastante ruim), há uma caneta inclusa para melhorar o contato com a tela.

Ligando o GPS aparecerá esta foto. Está inicializando o windows CE.

 Em seguida, o menu principal será este. Clicando em TV você abrirá a sintonia de TV digital.

A recepção de TV funciona corretamente. Consegui receber todos os canais. Um defeito bastante grave é que o alto-falante interno é bem baixo mesmo no máximo. No carro fica bem difícil de ouvir com o barulho do motor.

Outro defeito é que a TV digital 1-SEG não foi feita para ser visualizada em uma tela tão grande. Percebe-se alguns problemas em algumas cenas.

Há um player multimídia que toca AVI e MP4. Não é muito bom, tive que converter os vídeos que eu queria assistir, que eram 720×480 para 320×240. Vídeos com resolução maior que 240 não tocam adequadamente no player. Ao que parece isso é um problema de CPU. Não há o que fazer.

Coloquei em um cartão de 8Gb cinco temporadas de “The Office” para assistir caso eu esteja preso no trânsito. Para corrigir o defeito no alto-falante eu converti os vídeos dando 6dB de ganho no áudio. Ficou bem melhor.

Há um menu bluetooth que permite que você atenda ligações de seu telefone no GPS. Considerando o quão ruim é a qualidade do alto-falante eu acho improvável que isso venha a prestar.

Falando em GPS, a versão do software de mapas é o iGO 8.3. Funciona bem mas é meio feio.

Para colocar outro software é bem fácil: baixe o pacote de outro aplicativo de mapas para windows CE e transfira para o cartão de memória. A seguir clique em “origem da navegação” e troque o programa padrão de mapas apontando para o executável do novo pacote de software. Eu instalei o iGo Amigo e o iGo Primo. Gostei mais do Amigo. Veja que a origem da navegação do meu GPS está para “AMIGO.EXE”.

Este aí embaixo é o SYGIC, outro software de navegação bem feio, mas eficiente, que também veio instalado na memória interna do GPS.

Este aí é o padrão, o iGO 8.3. Possui uma Interface simples e poucos recursos.

Este é o iGO Amigo, que eu recomendo. Bem melhor e mais rápido do que a versão Primo. Facil de usar e com informações na tela bem legíveis. Não se esqueça de desligar os prédios em 3D pois isso deixa o GPS bem mais lento na renderização do mapa.

Esta é a tela de busca de endereços e locais. Usei outro dia para ir ao Shopping da Gávea.

O GPS vem com um monte de acessórios. A maioria deles para conectar à câmera de ré.

Aí está ela. Se corretamente instalada e conectada à alimentação da luz de ré, esta câmera mostrará a parte de trás do seu carro apenas quando você engatar a marcha ré. Muito interessante, mas o problema é que no meu carro a instalação exigiria fazer um furo no para-choque. Algo que eu não acho uma boa ideia.

Vem um cabo enorme de vídeo para conectar a câmera. Faz sentido, precisa vir desde o para-choque traseiro até a frente do motorista.

Há também um cabo de alimentação da câmera para ligar à luz de ré. Segundo me falou o instalador, assim que você alimenta a câmera, o GPS passa a mostrar o vídeo da parte de trás do seu carro, ajudando-o nas manobras.

É um bom GPS, mas seria melhor que rodasse Android para atualizar mapas e também seria uma boa pedida se tivesse touchscreen capacitivo. O defeito do alto-falante é bastante grave e acho que no futuro vou acabar abrindo para ver se consigo melhorar isso. Tentei também usar o transmissor FM mas o áudio ficou pior ainda e mais ruidoso.

Tirando os pequenos defeitos ainda achei uma boa compra. Uma diversão para o tedioso engarrafamento típico do Rio de Janeiro. Comprei no Brasil mesmo usando o site www.boadica.com. No futuro vou tomar coragem para comprar um GPS com android na China. São muito caros!

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

7 Comentários

  1. Robert George

    Já tenho GPS de fábrica com meu Toyota Hilux, mas quero um GPS que avisa dos radares. Não quero TV, não quero FM, não quero câmera de ré – somente radares (fixos, móveis, sinais, etc) com aviso e a velocidade máxima. Este modelo serve?

  2. Olá, exclui por acidente, o navegador original, IGO amigo exe, como recuperar?

  3. cyro cardoso

    pow,pretendo fazer algumas compras para
    abrir um negócio, tem como deixar o tel. p contato?

  4. Onde vc baixou o AMIGO e a atualização dos mapas ???

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*