Leia também!
Home / Opinião / Compras no Paraguai – A via chinesa no Mercosul

Compras no Paraguai – A via chinesa no Mercosul

Conforme prometido, deixo aqui algumas das minhas impressões sobre a experiência de fazer compras no Paraguai. Como lá os impostos de importação e comércio são bem baixos, os produtos tem preços muito bons, melhores até que os chineses.

No entanto, se contarmos com os custos de transporte e hospedagem, as compras no Paraguai acabam saindo por perto do preço do MercadoLivre. No meu caso, eu queria um PlayStation 4 e minha esposa queria uma câmera Canon Rebel T5.

A ideia então é ir de avião à Foz do Iguaçu, hospedar-se em um dos muitos hotéis da cidade e depois fazer as compras necessárias indo de Van, Taxi ou Ônibus ao Paraguai.

Para baratear o custo com o transporte, recomendo pesquisar sempre por promoções nos sites da Gol, TAM e Azul. Muitas vezes há oportunidades com ida e volta à Foz do Iguaçu por cerca de 300 a 400 reais. Aí começa a valer à pena!

Uma vez em Foz do Iguaçu, recomendo hospedagem no Ibis. Um hotel bom e barato, com café da manhã opcional e que se pode reservar diretamente na internet. Se for com antecedência fica muito mais barato!

IMG_6297

Agora é só arrumar transporte para ir ao Paraguai. Para isso pode-se usar um serviço de Taxi em frente ao hotel mesmo. O taxista marca com você o horário para o retorno e te busca no local combinado.

No entanto, eu prefiro ir de Van. Na frente do hotel Ibis há uma loja de atendimento da Loumar Turismo que te leva ao Paraguai por apenas 50 reais. Eles ainda orientam os visitantes em caso de dúvidas ou qualquer problema que possa aparecer.

ibis-hotel-economico-em-foz-4

A Van da Loumar Turismo, assim como um Taxi, cruzará a ponte da amizade e nos deixará no Shopping Del Este. Um local seguro para fazer compras de eletrônicos, roupas e perfumes. Aqui é também seguro fazer um lanche e trocar seus reais por dólares.shop-del-este1-g

Uma coisa importante no Paraguai é trocar reais por dólares na casa de câmbio. Se você já souber quanto custará o produto que deseja comprar, então compre dólares no Shopping Del Este mesmo. As lojas aceitam real como forma de pagamento, mas a cotação geralmente é pior que na casa de câmbio. Para verificar o preço dos produtos pode-se usar o sistema de comparação de preços ComprasParaguai.

Não deixe para comprar nada usando seu cartão de crédito ou débito, pois no Paraguai todos tem acréscimo de 5 a 10%.

shopping-del-este-paraguai

O shopping Del Este é um bom ponto de partida, mas não é certamente o local mais barato. Para comprar eletrônicos, como o meu caso, a melhor loja é a Mega Eletrônicos. É fácil encontrar, fica na mesma rua do Shopping Del Este, cerca de 5 minutos andando. Qualquer serviço de informações do Shopping pode te informar. A loja é muito grande e possui um letreiro visível ao longe.

82-mega

É possível que você encontre preço melhor do que na Mega, mas eu não recomendo ficar transitando para procurar, a não ser que você saiba o que está fazendo. O Paraguai ainda é um local perigoso e problemático. Compre o que quiser na Mega Eletrônicos e volte para o Shopping Del Este. Será mais seguro assim. E não aceite ajuda de estranhos!

85-mega

Depois de comprado o produto, deve-se passar na aduana do Brasil para a regularização dos impostos. Compras até 300 dólares por pessoa são isentos de impostos, mas isso não quer dizer que você não deva passar na aduana para registar o que comprou. Cuidado com isso! Muita atenção! Mesmo que você passe direto pela aduana e entre no Brasil sem ser fiscalizado, no aeroporto de Foz do Iguaçu o fiscal da receita pode confiscar bens que não tenham sido declarados ou não possuam nota fiscal!

Aqui vale uma dica: se você levar aqui do Brasil alguma câmera fotográfica ou notebook, não esqueça de levar a nota fiscal. Na receita do aeroporto o fiscal pode pedir para ver estes documentos e até mesmo confiscar seu notebook comprado aqui no Brasil!

Fila_na_ponte_280711

Na Aduana do Brasil você deve preencher um boleto chamado DBA. Neste boleto você declara o valor dos bens adquiridos no Paraguai e o valor total. Caso passe de 300 dólares, você deverá pagar 50% do excedente. No caso do PlayStation 4, que me custou 450 dólares, tive que pagar 75 dólares de impostos. Aqui vai uma novidade: a aduana brasileira possui um sistema de pagamento de impostos com cartão de débito. Muito fácil e prático. Antes tínhamos que pagar no banco do Brasil!

Leve a nota fiscal paraguaia à aduana para comprovar o valor do produto. Mesmo assim, o fiscal pode arbitrar outro valor e cobrar um preço menor ou maior. Mas não custa tentar.

Com os impostos pagos, o produto está regularizado para ninguém poder reclamar. Eu achei que valeu à pena: o PS4 custa mais de 2000 reais aqui no Brasil e me saiu por cerca de 1300.

cataratas-do-iguacu-oitava-maravilha-do-mundo-6

No total geral, incluindo passagem e hospedagem, as compras no Paraguai não ficam tão mais baratas que no Brasil. Mesmo assim, acho que vale à pena ainda mais pelo passeio. Aproveite a viagem para visitar as cataratas, o usina de Itaipú, a Argentina (incluindo o free shop e cassino) e outros pontos turísticos. Se informe diretamente na loja da Loumar Turismo sobre as muitas opções à conhecer.

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*