Leia também!
Home / Opinião / Como economizar bateria no Android

Como economizar bateria no Android

Qualquer que seja seu celular ou tablet, a bateria costuma ser sempre insuficiente para fazer tudo o que a gente quer. Ao final do dia muita gente precisa de um carregador e uma tomada para manter-se “conectado”.

Para que seu dispositivo não morra na praia existem algumas dicas que podemos seguir para minimizar o uso de bateria. Vou citar primeiro as ideias mais óbvias, seguido das mais agressivas.

1) Desligue GPS e BlueTooth quando não estiver usando:

Passe o dedo para baixo a partir da barra de status do Android (parte superior onde há relógio). Ali pode-se rapidamente desligar todos os rádios do celular. Não deixe BlueTooth e GPS ligado em nenhuma condição pois ambos recebem dados mesmo com o celular em standby e vão gastar bastante bateria.

wpid-screenshot_2014-08-07-10-58-08.jpeg

2) Não desligue o WiFI se houver conexão, a menos que também seja desligada a conexão 3G/4G de dados.

Muita gente desliga o WiFi para diminuir o gasto de bateria. Boa ideia se você estiver na rua, mas péssima de estiver no trabalho, faculdade ou qualquer local onde haja uma boa rede WiFi. Quando você desliga o WiFi, o Android automaticamente conecta-se à rede 3G/4G de dados e o gasto com energia será ainda maior. Mantenha o WiFi ligado em locais onde há a possibilidade de se conectar à uma rede e desligue caso não haja. Em um caso extremo, para economizar realmente muita bateria, desligue o WiFi e a conexão de dados.

Para melhorar ainda mais a eficiência de energia do WiFi, vá até a lista de redes e pressione menu para acessar as configurações avançadas. Neste local pode-se habilitar a otimização de energia, que reduz a velocidade da rede e o gasto em bateria.

Se você estiver em um tablet sem redes móveis, apenas com WiFi, pode-se aumentar bastante o tempo de stand-by desligado o WiFi durante o Sleep/Stand-by do dispositivo (momento em que a tela desliga). A configuração que permite desligar o WiFi durante o Sleep também está no menu WiFi avançado, onde pode-se escolher manter o WiFi ligado apenas quando conectado à uma rede, em todo o momento (sempre) ou nunca. Deixe configurado para “nunca” em tablets sem redes móveis ou modens. Lembre-se de não fazer isso em um celular convencional pois aumentará o gasto com energia quando o Android conecta-se às redes 3G e 4G!

wpid-screenshot_2014-08-07-10-58-40.jpeg

3) Diminua o brilho da tela para o mínimo ou para automático:

A energia gasta com o backlight pode te surpreender! Deixar o brilho no mínimo pode significar 10 a 20% maior autonomia de bateria. Caso a luminosidade da tela seja fraca demais, use o brilho automático, que verifica o ambiente e ajusta a tela automaticamente.

wpid-screenshot_2014-08-07-11-01-16.jpeg

4) Desligue o 3G e o 4G:

Caso você não se interesse pelo acesso à dados ou pelas notificações de e-mail, Facebook, Whatsapp e outros programas, pode-se economizar bastante bateria desligando as redes 3G e 4G, forçando o celular a conectar-se no antigo 2G (Edge).

Lógico que neste caso o acesso à dados será muito comprometido, ao ponto de quase não funcionar na maioria dos locais. Mesmo assim é uma opção para um caso extremo de alto uso de bateria. Você ainda pode navegar e ser notificado de emails, mas não com a mesma confiabilidade de uma boa rede 3G ou 4G.

Para acessar esta opção deve-se navegar nas configurações até “redes móveis” e depois “modo de rede preferida”. É diferente para cada Android, então pode ser que seja necessário fuçar um pouco mais. Na tela de “modo de rede preferida” deve-se escolher “Apenas GSM” para conectar apenas à rede 2G e “apenas WCDMA” para conectar apenas à rede 3G.

wpid-screenshot_2014-08-07-11-53-10.jpeg

5) Instale um gerenciador de energia:

Caso você tenha tentado todos os itens anteriores e a bateria continue durante muito pouco, é hora de instalar um gerenciador de energia como o Juice Defender. Este aplicativo gerenciará os rádios (WiFi, Bluetooth e GPS) e conexões de dados para minimizar o uso de bateria.

Na tela inicial do Juice Defender há opção para ativar o gerenciador, que deve ser feita na primeira vez que se acessa o software.

wpid-screenshot_2014-08-07-11-10-16.jpeg

Com o Juice Defender rodando haverá um ícone de notificação na parte superior esquerda da tela (StatusBar). O Gerenciador vai monitorar sua conexão de dados reduzindo o tempo em que o hardware ficará ligado. Pode ser que você demore alguns minutos a mais para receber um e-mail ou notificação do Facebook, mas certamente reduzirá o uso de energia da bateria.

wpid-screenshot_2014-08-07-11-12-05.jpeg

Na tela abaixo pode-se configurar a tabela de horários em que uma conexão de dados móvel estará ativada durante o stand-by do dispositivo. Semelhante à configuração nativa do Android para o WiFi, o Juice Defender desliga a conexão de dados 3G/4G automaticamente durante o stand-by do celular e só a conecta de tempos em tempos, para buscar atualizações de e-mail e notificações. Isso economiza muito a bateria.

wpid-screenshot_2014-08-07-11-12-43.jpeg

Existem muitas outras configurações no Juice Defender para diminuir o consumo da bateria, mas nenhuma delas deve ser tão eficiente como as mencionadas. Existem mais configurações possíveis na versão pagas Juice Defender Plus e Ultimate. Eu realmente não achei que alguma delas valia tanto assim à pena, mas não custa testar no seu dispositivo.

Para terminar, só existe uma forma adicional de poupar bateria além das citadas neste artigo: deixar o tablet ou celular sempre em modo avião com o brilho de tela no mínimo. Esta ideia pode estender a autonomia da bateria por vários dias, até semanas, mas não permitirá receber nem mesmo ligações! Use apenas em caso de extrema necessidade.

Caso nada funcione, compre uma nova bateria ou uma bateria externa! Deixo abaixo os links para o DealExtreme:

Baterias para celulares – http://www.dx.com/pt/s/battery?category=503

Baterias externas – http://www.dx.com/pt/s/battery?category=522

Sobre Adriano

Adriano
Professor, Engenheiro e comprador de produtos malucos da China.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*