Leia também!
Home / PC / Aumente o alcance de sua rede WiFi em duas bandas – 5.8GHz e em 2.4GHz

Aumente o alcance de sua rede WiFi em duas bandas – 5.8GHz e em 2.4GHz

Este repetidor WiFi abaixo é capaz de aumentar o alcance de sua rede, utilizando para isso um sistema com duas bandas de frequência de WiFi.

O esquema é o seguinte: embora existam várias bandas de frequência utilizadas pelo WiFi, a mais comumente utilizada é a faixa de 2.4GHz. Como todo mundo usa esta faixa, a interferência é muito grande. Bluetooth e telefones sem fio também invadem o espectro causando desconexões, ruído e reduzindo a velocidade. Utilizar a rede em 5.8GHz é a solução para fugir do problema mantendo a rede funcionando no máximo da taxa de transferência.

Para isso pode-se utilizar este repetidor pois não só ele estende o alcance da sua rede em 2.4GHz como também repete a rede no padrão de 5.8GHz. Tudo isso por apenas 20 dólares!

Dentro da caixa temos o repetidor, um cabo Ethernet e um manual.

Aí está o repetidor, que possui leds para indicar wps/power, 2.4 e 5.8GHz, LAN e WLAN.

De um dos lados do repetidor há uma tecla para ligar e desligar, e pode-se escolher em uma chave se queremos usar como repetidor, como AP ou como cliente.

Aí está o repetidor ligado na minha tomada!

Para funcionar basta apertar o botão do WPS no seu roteador WiFi e do repetidor. Isso é o suficiente! A rede começa a ter o alcance expandido tanto em 2.4GHz como em 5.8GHz.

Mas se você logar no repetidor poderá ver as configurações. Para isso bastar ir em um dispositivo conectado à rede WiFi e digitar no browser o endereço “http://w.ap”.

Veja que o dispositivo está funcionando em modo repetidor! Pode também funcionar em modo AP, onde recebe o sinal do cabo Ethernet e criar um Access Point (em 2.4GHz e em 5.8GHz), ou em modo cliente onde recebe uma rede WiFi e passa a conectar um dispositivo com fio via Ethernet.

A configuração de WiFi permite ver o nome da sua rede repetida, que por padrão é WiFi-Repeater(2.4GHz).

Em 5.8GHz a rede tem o nome WiFi-Repeater(5G). Assim a gente sabe quando algum celular, tablet ou PC está na rede de alta velocidade e baixa interferência. Alguns antigos dispositivos não suportam esta nova rede.

Algumas funções extras são também possíveis como o sistema de Schedule, que deliga e liga o WiFi em horas específicas!

Veja o vídeo que gravei mostrando como configura!

Gostei muito do produto. Geralmente os roteadores que possuem sistema WiFi em 5.8GHz são caros, mas este repetidor é bem baratinho. Deixo abaixo link para o produto:

http://www.gearbest.com/networking-communication/pp_137303.html

Sobre Adriano Moutinho

Adriano Moutinho
Professor do Curso Técnico de Eletrônica no CEFET-RJ, Engenheiro de Telecomunicações, Mestre em Informática e Doutor em Engenharia Civil. Além de comprador de produtos malucos da China.

4 Comentários

  1. É possível utilizar o mesmo com o mesmo SSID/Senha da rede principal? seja como modo repetidor ou como modo AP.

    • Adriano Moutinho

      Sim. Isso é possível, mas eu prefiro deixar uma rede com SSID diferente para que eu possa saber onde estou conectado.

      • Sim, eu estava usando o mesmo SSID na rede casa para dois roteadores, mas estranhamente alguns dispositivos conectavam no roteador mais distante e com pior sinal.

        • Adriano Moutinho

          Isso acontece. Nem sempre um bom sinal significa uma rede rápida e com internet. Se o dispositivo não encontrou internet em dado momento em um SSID, o outro pode responder. Eu prefiro SSID diferentes para garantir que eu sei onde está conectado. Tipo “WIFI SALA” e “WIFI QUARTO”.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*