Leia também!
Home / Ferramentas / Arduíno / Sensor de chuva para Arduíno (VEJA O VÍDEO!)

Sensor de chuva para Arduíno (VEJA O VÍDEO!)

Comprei este sensor de chuva para Arduíno pois fiquei intrigado com a descrição, que dizia ser capaz de medir o tamanho das gotas de água!

wpid-20150112015222.jpg

Vem com uma placa que possui sensor dos dois lados e o cabos de conexão.

wpid-20150112015231.jpg

Vem também com a plaquinha onde se conecta o sensor (dois fios sem polaridade) e o Arduíno (quatro fios: VCC, GND, A0 e D0). Em D0 temos um sensor digital de chuva e em A0 a saída analógica onde se mede o tamanho da gota de água.

wpid-20150112015245.jpg

Aí está o sensor em funcionamento: um dos LEDs vermelhos indica apenas “circuito ligado” e o outro indica que há “chuva”. O sensor de chuva fica ativo apenas por um tempo, depois volta a “zero”.

wpid-20150112020206.jpg

Veja o vídeo de teste que fiz:

Muito interessante e realmente indica o tamanho da gota. Você conecta o A0 à uma entrada analógica do Arduíno e o faz um programa para voltar o valor em analógico à USB do computador. Monitorando o serial monitor obtive valores maiores quando a gota é pequena e valores menores quando a gota é grande. Estranho ser invertido, mas ainda parece bem útil para entusiastas em meteorologia! Deixo abaixo o link para o produto:

http://www.buyincoins.com/item/34694.html

Sobre Adriano Moutinho

Adriano Moutinho
Professor do Curso Técnico de Eletrônica no CEFET-RJ, Engenheiro de Telecomunicações, Mestre em Informática e Doutor em Engenharia Civil. Além de comprador de produtos malucos da China.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*